RÁDIO CIDADE AO VIVO

Ouça pela Rádios Net

Ouça pelo Listen 2 My Rádio

Imagem relacionada
Loading ...
Loading ...

quinta-feira, janeiro 26, 2012

'Será que Deus me perdoa?', disse criminoso a padre Antônio Maria

Padre Antônio Maria consola freira que também foi feita refém durante assalto (Foto: Renato Jakitas/ G1)Padre Antônio Maria consola mulher do caseiro que
também foi trancada durante assalto (Foto: Renato
Jakitas/ G1)
Um dos criminosos que invadiu um mosteiro em Jacareí, no interior de São Paulo, na noite desta quarta-feira (25), e fez o padre Antônio Maria refém junto com freiras e jovens perguntou ao pároco se ele será perdoado por Deus. A conversa foi relatada ao G1 pelo padre na tarde desta quinta-feira (26).
“Eu estava sozinho com um dos rapazes e ele me desamarrou. Então eu disse: ‘Meu irmão, não sei seu nome e sei que você não vai falar. Mas sou seu irmão e, se você me permite, deixe-me te dar um abraço.’ E ele disse: ‘sim padre’. Fomos um de encontro ao outro. E nesse abraço, que foi de verdade, ele disse: ‘Padre, será que Deus me perdoa?’ Aí eu disse: ‘Filho, claro que Deus te perdoa’.”
O padre Antonio Maria, que também é cantor e escritor, disse ainda que, apesar de ter feito mal às pessoas do mosteiro, ele iria rezar pelos criminosos. “Deus é justo. Vocês estão tocando pessoas que Deus ama muito, que largaram tudo por ele. Mas eu vou rezar por vocês”, disse ele a um dos criminosos.
Seis homens invadiram o sítio nesta quarta. Cinco deles estavam encapuzados. O outro tentava o tempo todo cobrir o rosto com as mãos e os braços, segundo ele. Nesta quinta, o padre foi até a delegacia e a polícia lhe mostrou fotos de suspeitos. Antônio Maria não reconheceu nenhum.

O padre afirmou que tem a certeza de que tudo tem uma explicação. “O assalto aconteceu em 25 de janeiro, que é dia de São Paulo, um homem que largou tudo por Jesus. Eu acho que isso aconteceu para que todos nós aqui no mosteiro pudéssemos renovar nossa missão com Deus, a de ajudar ao próximo constantemente”, disse.
No entanto, ele reclamou da falta de patrulhamento rural. Segundo o presidente da Cruz Vermelha de Jacareí, Ivan de Carvalho, a cidade possui 1.200 propriedades rurais e cerca de 700 km de estradas, mas não possui uma patrulha oficial.
O padre disse que já conversou, inclusive, com o governador do estado, Geraldo Alckmin, sobre a necessidade de patrulhas rurais na região. Diferentemente da cidade vizinha de Cachoeira Paulista, Jacareí não possui uma. Ele acrescentou ainda que a sensação de insegurança é "muito grande".
Questionado sobre planos para instalação de equipamentos de segurança no sítio, que não possui muros ao redor, o padre Antônio Maria disse que pensa no assunto, mas não possui recursos financeiros. Uma medida que deverá ser adotada nos próximos dias é a aquisição de um cachorro.

Freira mostra quarto onde reféns foram mantidos (Foto: Renato Jakitas/ G1)Freira mostra quarto onde reféns foram mantidos (Foto: Renato Jakitas/ G1)

Assalto
A invasão aconteceu por volta das 23h da quarta-feira. “Eles disseram que não iam fazer mal nenhum, mas que queriam dinheiro. Eu falei 'meus filhos, não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com dificuldade'. Até as pessoas imaginam muitas vezes que eu nado em dinheiro, porque canto, porque tenho discos, vou à televisão. Porque sou amigo do Roberto Carlos e isso não quer dizer nada”, contou o padre.
De acordo com a irmã Rosane dos Santos Coelho, após a invasão, os homens armados levaram as freiras que estavam no prédio, o caseiro, o padre e os jovens para um quarto do mosteiro, em um grupo de cerca de 15 pessoas. “Depois eles pediram para que apontássemos os quartos e vasculharam todo o mosteiro”, disse.
Segundo a irmã Rosane, um assalto semelhante aconteceu no mosteiro há cerca de dois anos. Ela reafirmou que o terreno não é murado, mas protegido apenas por uma cerca fácil de ser ultrapassada. “Nós estamos tentando buscar ajuda com a polícia, pois não temos renda fixa para fazer uma segurança maior. Mas vamos ver o que Deus vai providenciar."
A Polícia Civil recuperou nesta quinta dois veículos que haviam sido roubados.

Padre Antônio Maria reclamou da falta de patrulha rural na cidade de Jacareí (Foto: Renato Jakitas/ G1)Padre Antônio Maria reclamou da falta de patrulha rural na cidade de Jacareí (Foto: Renato Jakitas/ G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Chico Anysio tem febre e estado de saúde ainda é grave

Chico Anysio voltou a ser internado num hopsital do Rio (Foto: Divulgação/TV Globo)
O humorista Chico Anysio, de 80 anos, teve um “quadro de febre”, que está sendo investigado, diagnosticado nesta quarta-feira (26) pelos médicos que o atendem no hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio.
Segundo o médico Luiz Alfredo Lamy, depois que assina o boletim médico, o “estado clínico do paciente ainda é grave e inspira cuidados”. Chico Anysio continua fazendo diálise em algumas horas do dia, permanece sedado, respira com ajuda de aparelhos e, por enquanto, não há previsão de redução do medicamento que está controlando a pressão arterial.

Chico começou a diálise depois de uma complicação renal. Antes disso, ele vinha apresentando "discreta melhora em aspectos dos exames laboratoriais", após ter sido submetido, em 14 de janeiro, a uma laparotomia exploradora – cirurgia abdominal para esclarecer um diagnóstico –, que levou à retirada de um segmento do intestino delgado.
Internado em dezembro por causa de um sangramento, o humorista teve o problema controlado e chegou a deixar o CTI, mas apresentou um quadro de infecção pulmonar e retornou. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Datena diz que cirurgia correu bem e agradece orações

Reprodução/Twitter Oficial


O apresentador da Band José Luiz Datena, internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para retirar um pólipo na garganta, publicou em seu Twitter que a "cirurgia correu bem. Obrigado a todos pelas mensagens e orações. Agora é repousar para recuperar".

O post foi escrito alguma horas após o término da cirurgia, marcada para às 7h30 desta quinta-feira (26).

Obrigado a adiar a cirurgia por dois dias, Datena disse em entrevista ao "Muito+", da Band, que foi preciso fazer alguns ajustes antes da internação, que ocorreu na noite desta quarta-feira (25).

“Está tudo certo. É que houve necessidade de uns pequenos ajustes, mas quinta eu faço a cirurgia logo de manhã”, contou na ocasião. A cirurgia foi realizada pelo Dr. Paulo Pontes.

José Luiz Datena fala com Carla Fiorito para o programa "Vitrine", da TV Cultura (ago/2011)

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Neuza Borges sai da UTI, mas ainda não tem previsão de alta

A atriz Neuza Borges em camarote durante o primeiro dia do Carnaval de São Paulo (12/02/2010)

A atriz Neuza Borges será transferida da UTI para um quarto convencional nesta quinta-feira (26), de acordo com boletim médico divulgado pela assessoria do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro. Ela apresenta quadro estável, mas não há previsão de alta.

Neuza está internada desde que sofreu um AVC na última segunda-feira. Ela interpreta Maria, sócia de Manuela (Marjorie Estiano), na novela "A Vida da Gente", da Rede Globo. Segundo a assessoria da emissora, a atriz não gravará nesta semana e as cenas previstas no roteiro foram adaptadas, com transferência da fala da personagem da atriz para os demais intérpretes. A Globo ainda aguarda um parecer médico para determinar se Neuza voltará a gravar a novela.

Pelo Twitter, Glória Perez revelou que a atriz pode estar em sua próxima novela, que tem nome provisório de "Salve, Jorge!": "Neuza Borges vai ficar boa logo: é mais um nome para a nova novela", escreveu a autora pelo microblog.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Promotor pede recompensa por captura de suspeitos no caso Mércia

Mizael Bispo de Souza durante audiência realizada no Fórum de Guarulho para ouvir testemunhas
O promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes solicitou nesta quinta-feira à SSP (Secretaria de Segurança Pública) que fosse oferecida uma recompensa para quem ajudar a localizar o ex-PM e advogado Mizael Bispo e o vigia Evandro Bezerra Silva, acusados de matar a advogada Mércia Nakashima em maio de 2010. Eles estão foragidos desde dezembro do mesmo ano. Ambos negam terem cometido o crime.

De acordo com Antunes, a medida é justificada "pela notoriedade do delito em termos nacionais, pelo tempo prolongado de fuga dos acusados, pela dificuldade da Divisão de Capturas em dar cumprimento aos mandados de prisão expedidos, bem como pela necessidade de se incentivar a população em geral a dar notícias sobre o paradeiro dos criminosos, estes sabidamente auxiliados por terceiros".

Ainda segundo o promotor, a solicitação está prevista em lei, e o Estado já teria feito isso durante o caso do sequestro e assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel.

CRIME

A advogada Mércia Nakashima --ex-namorada de Bispo-- desapareceu no dia 23 de maio de 2010. Seu carro foi encontrado em uma represa de Nazaré Paulista (64 km de SP) no dia 10 de junho, e seu corpo, no dia seguinte.

Mizael é acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. O vigia Evandro, acusado de ajudar Mizael, foi denunciado sob acusação de homicídio duplamente qualificado.

Ele chegou a falar, em depoimento à polícia, que combinou de ir buscar Mizael na represa no dia do desaparecimento de Mércia, mas depois mudou a versão e negou envolvimento com o crime.

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

Padre Antônio Maria é feito refém em assalto a mosteiro em SP


Segundo reportagem publicada na Folha Online, o padre Antônio Maria foi rendido durante assalto a mosteiro Karim, em Jacareí (84 km de São Paulo), na noite dessa quarta-feira (25). 

Segundo o portal, seis homens armados e encapuzados invadiram o local e renderam quinze pessoas, entre freiras, jovens adotados, o caseiro do local e o padre Antônio Maria, que também é cantor e escritor e já fez parceria com artistas como Roberto Carlos.

O grupo foi amarrado e trancado em um quarto. Segundo uma das freiras, o padre, o caseiro e três jovens foram rendidos em uma casa separada do mosteiro, e um dos rapazes foi obrigado a levar os suspeitos até o mosteiro, onde os outros reféns foram rendidos.

"Eles disseram que não iam fazer mal nenhum, mas que queriam dinheiro. Eu disse: 'meus filhos, não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com dificuldade'. Até as pessoas imaginam muitas vezes que eu nado em dinheiro, porque canto, porque tenho discos, vou à televisão. Porque sou amigo do Roberto Carlos e isso não quer dizer nada", contou o padre.

Logo após ser desamarrado, o religioso teria dito a um dos integrantes do bando que iria rezar por ele; o mesmo teria pedido perdão pelo crime e pedido ainda um abraço do sacerdote, no que foi atendido.

Segundo a assessoria do padre Antônio Maria, é a segunda vez em dois anos que o mosteiro é assaltado.

O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Jacareí. Segundo a polícia, o grupo levou dois carros, televisores, computadores, celulares e R$ 1.100 em dinheiro. Ninguém foi preso.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Exame de próstata pode ser obrigatório para empregados com mais de 40 anos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2822/11, do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que determina que o empregado com idade igual ou superior a 40 anos seja submetido ao exame de próstata, pago pelo empregador. Em caso de exame positivo para câncer, o trabalhador terá direito ao tratamento psicológico necessário.

O projeto acrescenta dispositivo à Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43). Hoje a legislação prevê exame médico obrigatório, por conta do empregador, na admissão, na demissão e periodicamente, conforme instruções do Ministério do Trabalho.

Segundo o autor, o objetivo da proposta é prevenir o câncer de próstata. “Apesar de estarmos no século 21, ainda há preconceito contra o exame de próstata, que é essencial na prevenção desta doença perigosa e silenciosa em sua fase inicial”, explica.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. É o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Fonte: Agência Câmara
Leia Mais ››

Bolsistas do Prouni poderão ser dispensados de pagar inscrição em concurso


A Câmara analisa o Projeto de Lei 2970/11, do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), que dispensa estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do pagamento de inscrição em concurso público para cargos federais. Atualmente, pessoas de baixa renda podem solicitar isenção da taxa de inscrição.

Weverton Rocha argumenta que o Prouni é um programa de inclusão social e, portanto, o apoio do Estado ao bolsista poderia ser ampliado com a dispensa do pagamento dessas taxas de inscrição.

“Os altos valores das taxas inviabilizam a participação de pessoas economicamente carentes na disputa por vagas no serviço público”, argumenta o deputado.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Mais da metade das vagas do Sisu sobram na primeira chamada


Dos 108 mil candidatos selecionados para as vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas 46 mil efetuaram matrícula. Isso significa que 57% das vagas não foram preenchidas – e serão redistribuídas na segunda chamada, divulgada nesta quinta-feira (26). Para o primeiro semestre de 2012, o Sisu ofertou 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior. Para participar da disputa, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. 

De acordo com o MEC, esse percentual de preenchimento da primeira chamada é normal e semelhante ao de anos anteriores. No ano passado, ao final de todas as convocações, 97% das vagas foram ocupadas. Os 62 mil estudantes convocados em segunda chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 30 e 31 de janeiro para fazer a matrícula. Caso ainda haja vagas disponíveis após esse período, o sistema vai gerar uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão de hoje até 1° de fevereiro. 

Neste ano, o Sisu recebeu mais de 3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhão de estudantes – cada participante podia escolher até dois cursos, indicando sua prioridade.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a campeã de inscrições - a instituição, que ofereceu mais de 4 mil vagas de ingresso para o primeiro semestre de 2012 recebeu 171.915 inscrições. Na lista das instituições mais procuradas estão ainda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Reinaldo Gianecchini tem alta do hospital

O ator Reynaldo Gianecchini teve alta do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 26. Gianecchini, que foi diagnosticado com um câncer linfático - um linfoma T Angioimunoblástico - em 2011, se submeteu ao procedimento de autotransplante no dia 12 de janeiro.

O tratamento, que retira células sadias da medula do paciente e, após uma alta dose de quimioterapia, as reimplanta na própria pessoa, é muito eficaz no combate ao câncer. Para evitar infecções, o quarto de Reynaldo tem um filtro de ar e uma antesala para tentar evitar contato do ator com qualquer impureza.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Presidente do Inep anuncia saída do cargo

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (Inep), Malvina Tuttman, divulgou nota nesta quinta-feira (26), após despachar com o novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informando que vai deixar o cargo. O ministério não confirma oficialmente quem irá substituí-la no Inep.

Malvina assumiu o cargo em janeiro do ano passado. Em nota disse, que “viveu intensamente o Inep” e que sempre se sentirá “presente em cada ação desenvolvida pelos servidores do instituto”. Ela é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e deixou o cargo de reitora para assumir a presidência do Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desde que a prova ganhou força a partir do projeto do MEC de substituir os vestibulares tradicionais pelo Enem, os presidentes do Inep resistem pouco tempo no cargo.

Malvina assumiu a presidência do instituto em substituição a Joaquim Soares Neto, que ficou um ano à frente do Inep e sofreu duras críticas depois de erros na aplicação da prova de 2010. Ele não foi o primeiro a sair do Inep por causa do Enem: em 2009, Reynaldo Fernandes deixou a presidência do instituto após o roubo da prova. O exame teve que ser cancelado e reaplicado dois meses depois.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Júlio Protásio renuncia a relatoria da CEI dos Contratos

No início da tarde desta quinta-feira (26), o vereador Júlio Protásio (PSB) encaminhou a presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Contratos, vereadora Júlia Arruda (PSB), um ofício solicitando o seu afastamento da relatoria da CEI. Júlio Protásio renunciou a relatoria e a sua condição de membro da CEI dos Contratos.

O vereador entregará todo o seu trabalho como relator da Comissão à presidente Júlia Arruda, para que ela junto com os demais membros possam prosseguir e concluir o relatório da CEI dos Contratos.

Segue abaixo o ofício do vereador Júlio Protásio destinado a presidente da CEI dos Contratos, vereadora Júlia Arruda.

Natal, 26 de Janeiro de 2012.

A Excelentíssima Senhora
Júlia Arruda
Presidente da CEI

Por reconhecer o trabalho abnegado, técnico e sério feito pelos membros da CEI na busca da verdade sobre os contratos na Prefeitura de Natal, por ter passado durante toda esta semana sendo criticado e desqualificado na condição de relator pela TV Ponta Negra e pelo blogueiro Ricardo Rosado, que está na Folha de Pagamento da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, e que tem como objetivo maior desqualificar o trabalho sério e que já está concluído e prestes a ser divulgado, eu renuncio á condição de relator e membro da CEI e entrego todo o meu trabalho de conclusão de relatório á Vereadora Julia Arruda para que esta possa designar outro relator para finalizar os trabalhos.

Eu sempre defendi a liberdade de imprensa.Estou convencido de que nenhum sistema político aberto e democrático pode viver sem ela, porém a sociedade não pode admitir que um blogueiro pago pela prefeitura tente desqualificar um trabalho sério, competente, valoroso e que muita contribuição  dará ao povo natalense

Devo isso, em especial, aos membros da CEI, a qual faz um trabalho sério, cheio de lisura e muito competente. Não posso deixar que comprometam o valoroso trabalho dos vereadores engajados nesta Comissão. Aos companheiros que me outorgaram a honrosa responsabilidade, peço que jamais esmoreçam.

Sem mais para o momento e certo de contar com vosso atendimento, agradeço antecipadamente.

Atenciosamente,

Júlio Protásio
Vereador - PSB
1° Secretário

Fonte: DN
Leia Mais ››

TCE aprova inspeção extraordinária para averiguar precatórios do TJ


O Tribunal de Contas do Estado aprovou à unanimidade o pedido de inspeção extraordinária no Tribunal de Justiça. A solicitação foi do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Thiago Guterres. O objetivo é averiguar a regularidade dos atos de despesa concretizados em torno dos recursos públicos reservados ao pagamento de precatórios judiciais.

O presidente Valério Mesquita, acatando sugestão do conselheiro Thompson Fernandes, afirmou em plenário que daria celeridade ao pedido solicitado, designando com urgência o relator e a comissão que integrará o quadro de inspeção. Na sessão plenária, o procurador Thiago Guterres leu trechos da nota oficial emitida pela presidente do Tribunal de Justiça no dia 23 de janeiro de 2012, relatando os fatos ocorridos naquela corte.

Salientou ainda que a desembargadora Judite Nunes, relatou que a comissão presidida pelo desembargador Caio Alencar, especialmente designada para apuração das supostas fraudes, concluiu que: “(...) de fato, existem irregularidades, sendo estas abrangentes, mesmo que ainda não totalmente mensuradas, inclusive justificando suas conclusões com documentação suficiente, e que tais se constituem em fortes indícios de que tenha havido desvio de valores provenientes do pagamento de Precatórios no âmbito deste Tribunal, com possível envolvimento inclusive de pessoas externas ao Poder Judiciário, o que em tese configuraria infração tipificada na lei penal”.

Por meio da mesma nota, a presidente do Tribunal de Justiça anunciou o encaminhamento das informações aos diversos órgãos de controle, solicitando outrossim o auxílio do Tribunal de Contas do Estado na investigação que se segue. A possibilidade do Tribunal de Contas realizar, por iniciativa própria, inspeções nas unidades administrativas dos Poderes, está previsto legalmente na Constituição da República, na Constituição do Estado, e no regimento interno desta instituição.

O presidente Valério Mesquita presidiu a sessão que aprovou à unanimidade o pedido de inspeção extraordinária do Ministério Público de Contas, para averiguar o caso dos precatórios do TJ

Fonte: DN
Leia Mais ››

Morre Gercino Saraiva, ex-secretário de Ação Social de Wilma

 
O ex-secretário de Ação Social do Governo Wilma, Gercino Saraiva, morreu na manhã desta quinta-feira (26), na Casa de Saúde São Lucas, onde se tratava de um câncer. A informação é do blog Jornal do RN.

Quando deixou o govenro Wilma, Gercino integrou-se à equipe do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, exercendo a Secretaria de Ação Social, edepois, a Secretaria de Governo e Projetos Especiais.

O velõrio acontece no centro da Rua São José, em Natal, e o sepultamento será nesta sexta (27), às 9 horas, no cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Comperve recebe inscrições para concurso do Conselho de Enfermagem


As inscrições para o preenchimento de vagas no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) estarão abertas até o próximo dia 27 de fevereiro. Serão oferecidas, ao todo, 26 vagas, entre níveis médio, médio-técnico e superior.

Para os cargos de nível médio as funções são de: agente administrativo (oito vagas, sendo seis para Natal, uma para Mossoró e uma para Pau dos Ferros), motorista (uma vaga) e telefonista (duas vagas). Os candidatos de nível médio-técnico devem ter curso técnico em Tecnologia da Informação (TI) para o cargo de agente de tecnologia e informática (uma vaga) ou curso em Informática para o cargo de programador (uma vaga).

Já os cargos de nível superior são de assessor de comunicação, com diploma na habilitação de Jornalismo; assessor jurídico, necessário ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); enfermeiro fiscal, com no mínimo dois anos de experiência na área - em Natal (seis vagas), Pau dos Ferros (uma vaga), Mossoró (uma vaga) e Caicó (uma vaga) -; secretário executivo (uma vaga) e assessor contábil (uma vaga).

Os interessados devem acessar o site da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) em http://www.comperve.ufrn.br, realizadora do concurso, para proceder à inscrição, que será da seguinte forma: verificar o edital, preencher e enviar eletronicamente a ficha de inscrição, imprimir o comprovante que gera o boleto e efetuar o pagamento (R$ 65 para nível médio e R$ 85 para nível superior) até o dia 28 de fevereiro.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Populares queimam pneus em protesto contra buraco na Av. Ayrton Senna

 (Thiago Coelho/ViaCertaNatal)


Por volta das 18h desta quinta-feira, populares atearam fogo em pneus na avenida Ayrton Senna, na altura da UERN , em Neópolis, em protesto contra buracos na avenida.De acordo com o tenente PM Faustino, até o momento na foram identificados os responsáveis, mas um grande congestionamento se formou na via e os veículos estão passando pelo lado dos buracos.

Os bombeiros foram acionados e se dirigem par ao local. A polícia recomenda que os condutores evitem o trecho.

Fonte: DN
Leia Mais ››

POLICIAIS DA DEA RECAPTURA FORAGIDO DO CEDUC ACUSADO DE HOMICÍDIO EM 2010.

  Policiais da DEA (Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente) em patrulhamento na tarde de hoje (26/01/2012) na Favela do Tranquilim, no bairro Alto de São Manoel conseguiram prender um homem acusado de homicídio em Mossoró e foragido do CEDUC.
  Segundo informou o policial Railton, ele saiu com o intuito de tentar recapturar foragidos e quando avistou a pessoa de nome José Edgle Pereira Cruz, 19 anos mais conhecido por "Cabeludo" o reconheceu de imediato e deu voz de prisão.
  Edgle cumpria pena no CEDUC, pois quando ainda de menor teria matado em outubro de 2010 a pessoa de Diego Alejandro Pierre. O mesmo confessou esse crime mais a polícia ainda atribui ao mesmo mais pelo menos dois assassinatos em Mossoró ainda quando o acusado era menor de idade.
  Ele foi apresentado ao delegado de plantão e será reconduzido ao CEDUC para cumprir o restante da pena. O mesmo estava foragido a pelo menos dois meses.


Blog: Passando na Hora

Blog: Passando na Hora

Blog: Passando na Hora

Blog: Passando na Hora


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Trombose causou morte de lutador de jiu-jitsu de Guarapari, diz hospital

Paulo Agrizzi: infecção de causa desconhecida levou o atleta à morte em dez dias
Uma trombose causada por infecção, provavelmente bacteriana. Teria sido esta a causa da morte do lutador Paulo Agrizzi, de 24 anos, nesta terça-feira. Natural de Guarapari (ES), terceiro no mundo na categoria submission de jiu-jitsu e vice-campeão sul-americano, morreu após dez dias de agonia e mistério. No dia 14 deste mês, o lutador começou a reclamar de fortes dores no olho esquerdo.

A família levou o atleta a um hospital de Guarapari, onde o médico receitou um colírio. De nada adiantou. As dores se intensificaram e os médicos começaram a desconfiar que a causa poderia ser uma meningite.

O lutador foi, então, levado para Cariacica (Grande Vitória), onde foi internado. Lá, os médicos fizeram tomografia ressonância e até extração de líquido da coluna. Apesar do esforço, a infecção espalhou-se pelo cérebro. Paulo foi encaminhado para UTI, mas não resistiu à doença e morreu no dia 24.

O Hospital Meridional, onde ficou internado o lutador, relatou que a causa da morte foi uma trombose no cérebro. Trata-se da formação ou desenvolvimento de um trombo, que é um coágulo sanguíneo. Ou seja, houve entupimento de veias no cérebro do lutador.

De acordo com o pai do atleta, o fisiculturista Pepê Apolo, os médicos queriam continuar analisando o corpo após o óbito, a fim de descobrir o que causou a infecção, mas a família optou por levar o corpo de volta para Guarapari, onde foi realizado o velório na Câmara de Vereadores, que ficou lotada.

"Foi muito rápido, perdi meu filho em dez dias. Os médicos se empenharam, mas não tiveram êxito. Estamos em estado de choque", relatou Pepê para um repórter da TV Gazeta, do Espírito Santo. Segindo ele, o filho reclamava de fortes dores de cabeça e de estar vendo as imagens em dobradas.

Para o médico infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Paulo Olzon Monteiro da Silva, tudo indica que o que vitimou o lutador foi a chamada trombose no seio cavernoso (região do cérebro), um quadro tão raro quanto fatal. "A trombose no seio cavernoso é gerada por infecções e pressiona a região do globo ocular, causando dores e estrabismo, o que leva à visão dobrada", afirma o especialista.

De acordo com o infectologista, bactérias que se alojam no corpo de uma pessoa através de pequenas lesões ou cortes na face podem levar, no pior dos casos, ao quadro de trombose. "Atletas de ponta, submetidos a situações de estresse intenso e microlesões estão mais propícios a este tipo de fatalidade", conta Paulo Olzon.

Ele explica que exercícios físicos intensos e estresse fazem com que aumente a quantidade de radicais livres no sangue, o que, por sua vez, baixa a resistência do corpo a doenças e infecções. "Cerca de 6% do oxigênio que respiramos acabam por se tornar radicais livres no sangue. Além disso, quando estamos sob estresse, nosso cérebro produz substâncias que também geram aumento de radicais livres. Assim, com a imunidade baixa, infecções normais podem se tornar letais. É raro, mas acontece", diz o médico.

Para ele, uma maneira de reduzir este risco seria consumir alimentos que contêm antioxidantes, que são substâncias que combatem os radicais livres. "Alimentos ou suplementos que contenham vitaminas C e E são eficazes na redução dos radicais livres", conta.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

Hanseníase recua no Brasil, mas é ainda ainda em algumas regiões

O número de casos registrados e de tratamentos para a hanseníase vem caindo no Brasil de forma geral, mas se mantém elevado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No Brasil, a prevalência da doença foi de 1,24 caso para cada 10 mil habitantes em 2011. No Norte, a taxa é maior, com 3,28. No Centro-Oeste, 3,15. No Nordeste, 1,56.

Sul e Sudeste apresentaram taxas consideradas baixas, com 0,46 e 0,56, respectivamente.

Apenas 12 Estados tiveram índices mais baixos que a média do país. Mato Grosso (7,52), Tocantins (5,91) e Rondônia (4,19) ficaram entre os piores em ocorrências da doença.

De forma geral, a detecção de casos novos no Brasil caiu 15% entre 2010 e 2011.

Em 2011, houve a notificação de 30.298 novos casos de hanseníase. Desses, 2.192 são de menores de 15 anos.

ATRÁS SÓ DA ÍNDIA

O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, acredita que o Brasil pode alcançar a meta de menos de um caso para cada 10 mil habitantes em 2015. A meta seguinte é chegar a esse patamar em todos os Estados brasileiros.

Se confirmada a previsão de Barbosa, o Brasil chegaria à meta estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com 15 anos de atraso.

Segundo Barbosa, o Brasil foi conservador no combate à doença no fim dos anos 80 e início dos 90, sendo um dos últimos países a aderir ao atual tratamento contra a hanseníase. "Atrasamos, já poderíamos estar mais avançados", diz ele.

O país é o segundo em número absoluto de novos casos por ano, perdendo apenas para a Índia.

Neste ano, o governo federal pretende reforçar a busca ativa de novos casos, também em escolas, e garantir a cura com a continuidade do tratamento.

Municípios considerados prioritários no combate da hanseníase --252 no total-- receberam recursos da ordem de R$ 16,5 milhões.

Fonte: Portal Uol
Leia Mais ››

INSS apura suspeita de vazamento de gabarito das provas


O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild, informou que o órgão está averiguando um possível vazamento de informações do concurso para seu quadro de pessoal. A suspeita é de que um blog — que já foi retirado do ar — teria publicado o gabarito das provas. O certame é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), que até o fechamento desta edição não havia se pronunciado sobre o assunto. Por meio do Twitter, Hauschild pediu calma aos candidatos, lembrando que tanto o INSS quanto a FCC são instituições “sérias”. 

“A FCC irá esclarecer todas as dúvidas sobre o concurso do INSS. Vamos aguardar!”, postou o presidente do INSS no microblog. A mesma informação foi postada, também no Twitter, pelo ministro da Previdência Social — ao qual o INSS é subordinado —, Garibaldi Filho. As declarações vieram após a notícia do suposto vazamento ter se espalhado pelas redes sociais, sites e fóruns especializados. O certame oferece 1.875 vagas de níveis médio e superior e recebeu 916.210 inscrições em todo o Brasil. A maior procura é pelo cargo de técnico do seguro social, que teve 904.559 cadastros para 1,5 mil oportunidades — uma média de 603 concorrentes por vaga. Outras 11.760 pessoas disputam 375 vagas de perito médico previdenciário — 31,4 por cargo.

No Distrito Federal, 34.443 concorrem ao posto de técnico e 304 ao de médico. Os aprovados vão trabalhar nas agências da Previdência Social distribuídas no Distrito Federal e nos 26 estados. Para os técnicos, o salário é de R$ 4.536,53. Os médicos, por sua vez, ganharão R$ 9.070,93. As provas estão marcadas para 12 de fevereiro. Candidatos ao cargo de médico responderão a questões de língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional e administrativo, além de conhecimentos específicos. Para quem quer ser técnico, além desses temas, haverá perguntas sobre regime jurídico único, raciocínio lógico e noções de informática.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Representante do Departamento de Estado americano propõe parcerias com RN


Representante Especial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Reta Jo Lewis, visita a Secretaria Estadual da Educação e conversa com a titular da pasta, professora Betania Ramalho sobre possíveis parcerias envolvendo os Estados Unidos e o Rio Grande do Norte.

Betania Ramalho recebeu em seu gabinete, na tarde dessa quarta-feira (25), a representante do Departamento de Estado dos EUA, Reta Jo Lewis, para conversações iniciais visando parcerias no campo da Educação.

Reta Jo Lewis afirmou que os motivos da visita são a busca por maior cooperação em ações bilaterais, dando prosseguimento ao Acordo assinado por Barack Obama e Dilma Rousseff, durante visita do presidente americano ao Brasil no ano de 2011. O objetivo é estabelecer parcerias entre estados americanos e brasileiros, com ênfase nos estados que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2014.

A assessora propõe inicialmente parcerias nas áreas de mega eventos, combate e eliminação do racismo nas escolas, e cooperação no campo da Educação Técnica e Profissional.

A secretária Betania Ramalho disse que no Rio Grande do Norte e no Brasil, o mais importante é fortalecer as populações menos assistidas, independente da cor da pele, com políticas públicas que garantam serviços públicos de qualidade e Educação de qualidade. "Temos o desafio de assistir bem a todos", afirma Betania Ramalho.

A assessora especial da Secretaria de Estados dos EUA disse concordar com a secretária da Educação do Rio Grande do Norte sobre o necessário a importância do acesso a uma Educação de qualidade para todos. "Já temos experiências em alguns estados dos Estados Unidos nesse sentido que podemos compartilhar", propôs Reta Jo Lewis.

A secretária Betania Ramalho afirmou na oportunidade que a SEEC pretende lançar um Edital visando a possibilidade de um intercâmbio entre alunos e professores, brasileiros e americanos, visando um comprometimento de formação continuada.

Sobre a proposta de parceria no campo da Educação Técnica e Profissional, a secretária Betania Ramalho disse ser interessante para a Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte. "Temos muito interesse na cooperação na área da Educação Técnica e Profissionalizante", completou Betania.

Acompanharam a representante especial do Departamento de Estado dos EUA, Reta Jo Lewis, Zakiya Carr Johnson (assessora sênior do Departamento de Estado), Luis R. Alvarez Jr. (Oficial de Relações Exteriores do Departamento de Estado), e Leonel G. Miranda (Adido Político/Econômico do Consulado dos Estados Unidos).

Fonte: DN
Leia Mais ››

Sesap notifica segundo caso de H1N1 no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da área técnica de vigilância da influenza e doenças agudas respiratórias, confirmou nesta quinta-feira (26), a identificação de mais um caso de H1N1 no Rio Grande do Norte. A criança, de oito anos de idade, passa bem e já recebeu alta do hospital. O outro caso de H1N1, que acabou resultando em óbito, foi confirmado no último dia 19 de janeiro.

“Continuamos afirmando que não há motivos para caracterização de um surto no estado. Estamos vivendo um período pós-pandêmico, caracterizado pela redução das notificações e de casos confirmados, mas que exige a continuidade das atividades de vigilância epidemiológica, como o monitoramento de casos graves e eventos incomuns de doenças respiratórias  agudas”, afirmou Stella Leal, responsável pela vigilância da influenza.

A Sesap orienta e solicita aos profissionais de saúde um maior empenho na notificação dos casos e na coleta dos exames, que é feita com material fornecido gratuitamente aos hospitais pelo Laboratório Central (Lacen). A principal medida para se evitar a transmissão do vírus é lavar frequentemente as mãos com água e sabão.

Desde 2009, trinta e dois hospitais em todo o estado estão preparados e capacitados para receber os casos da doença. Somente em Natal são 18 hospitais entre os da rede pública, privada e filantrópica que estão aptos a identificar os casos e tomar as providências necessárias.

Os sintomas da H1N1 geralmente são febre acima de 38°C, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e de garganta. Nestes casos, a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo. Os sinais de gravidade da doença são febre persistente e alta, além de dificuldade para respirar. Os hospitais referência em atendimento para os casos graves são o Giselda Trigueiro, para adultos e o Maria Alice Fernandes, para as crianças.

Fonte: DN
Leia Mais ››

Filho de Elias Fernandes teria se beneficiado de verbas do Dnocs

Convênios do Departamento Nacional Contra a Seca (Dnocs) beneficiaram o filho de Elias Fernandes Neto, diretor do órgão, nas eleições de 2010. Pelo menos R$ 9,3 milhões em recursos liberados e de convênios firmados em ano eleitoral - sem vinculação com obras emergenciais - foram para 27 municípios do interior em que prefeitos apoiaram a candidatura de Gustavo Fernandes (PMDB) para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2010, de acordo com o Dnocs, R$ 12,2 milhões em recursos públicos abasteceram convênios do Rio Grande do Norte.

Desconhecido no estado e com caixa de campanha oficial de R$ 259 mil, o filho do diretor do Dnocs conseguiu figurar como deputado mais votado nos municípios que receberam recursos do órgão do Ministério da Integração (veja o quadro abaixo) sem ter que rodar o estado para pedir votos. Gustavo Fernandes também recebeu uma ajuda de empreiteira que recebe recursos do Ministério da Integração. A Empresa Industrial Técnica (EIT), empresaque ganhou R$ 21 milhões da pasta em 2010, transferiu R$ 50 mil para a campanha do filho do diretor do Dnocs.

Prefeito que faz oposição ao PMDB no município de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM) reclama que sua cidade foi prejudicada nas transferências de verbas pois não fez parte do acordo. "Foi explícito, quando conversávamos com vários prefeitos da região, eles nos relatavam o privilégio da liberação dos convênios após a pactuação de apoio ao filho dele (Elias Fernandes). Há relatos de colegas prefeitos de que houve atropelo das etapas de liberação dos empenhos e que em alguns casos os convênios foram pagos em parcelas únicas e nós sabemos que para se aprovar um projeto que envolve verba federal é uma verdadeira maratona", denuncia o prefeito de Pau dos Ferros.

No estado, mudanças de comportamento de líderes municipais, como a prefeita de Martins, Maria José Gurgel, chamara a atenção dos partidos na capital. Correligionários da prefeita do DEM se aborreceram após a chefe do executivo municipal declarar apoio a Gustavo Fernandes em vez de defender a candidatura de deputados estaduais de sua legenda. A cidade tinha, desde 2008, um convênio de R$ 600 mil com o Dnocs que estava parado por falta de execução orçamentária. Após as eleições, no entanto, os recursos foram liberados de uma só vez. Procurada pela reportagem, a assessoria do departamento informou que três ordens bancárias de pagamento foram expedidas, mas a segunda ordem bancária cancelou a primeira e por isso os recursos foram todos pagos em 2011.

Os recursos do convênio destinavam-se à recuperação do acesso ao sítio arqueológico Casa de Pedra, ponto turístico da região. O apoio ao município de Martins rendeu a Gustavo Fernandes sucesso eleitoral no município. Ele recebeu 30,9% dos votos válidos na cidade. Na disputa pela Assembléia, o deputado estadual mais votado teve média de votação inferior a 4% em todo o estado. O recorde do filho do diretor do Dnocs, no entanto, foi registrado no município de Água Nova. Ele recebeu 51,3% dos votos válidos e em novembro de 2010 a cidade recebeu R$ 100 mil para a construção de uma passagem molhada, nome dado às pontes que ligam comunidades separadas por riachos.

Na lista dos convênios liberados em ano eleitoral também está recurso de R$ 150 mil para readequação de 40 casas em Alto do Rodrigues. A Controladoria-Geral da União (CGU) relacionou problemas na execução do convênio, como direcionamento de licitação e suspeita de desvio de recursos graças à utilização de empresas de fachada para realizar os serviços. Mesmo assim, eleitoralmente a proximidade do Dnocs com o município rendeu a Gustavo Fernandes desempenho de 22,2% entre os eleitores de Alto do Rodrigues.

Questionada pela reportagem, a assessoria de imprensa do DNOCS afirmou que "desconhece o favorecimento de municípios que ajudaram a campanha do Deputado Estadual Gustavo Fernandes."

Lista dos municípios favorecidos

Martins R$ 600 mil para a recuperação de sítio arqueológico 30,9% dos votos válidos.

Rafael Fernandes R$ 390 mil para passagens molhadas, em agosto de 2010 25,2% dos votos válidos São Paulo do Potengi R$ 390 mil para abastecimento de água, convênio firmado em setembro de 2010 4,7% dos votos válidos

São Bento do Norte R$ 351 mil para a construção de passagens molhadas, convênio firmado em agosto de 2010 12,2% dos votos válidos

Serra de São Bento R$ 341 mil para construção de passagens molhadas, convênio firmado em agosto de 2010 32,6% dos votos válidos Porto alegre R$ 341 mil para recuperação de açude, convênio firmado em junho de 2010 18,9% dos votos válidos

São João do Sabugi R$ 200 mil para pavimentação, repasse feito em dezembro de 2010 12,5% dos votos válidos Alto do Rodrigues R$ 150 mil para a realocação de 40 casas, em dezembro de 2010 22,2% dos votos válidos

Pilões R$ 130 mil para construção de passagem molhada, em dezembro de 2010 23,4% dos votos válidos

Água Nova R$ 100 mil para a construção de passagens molhadas, em novembro de 2010 51,3% dos votos válidos

Ceará-Mirim R$ 100 mil para a desobstrução de canal, em maio de 2010 8,7% dos votos válidos 

Henrique diz que "a CGU não é a dona da verdade"

Ao defender a permanência de Elias Fernandes na diretoria geral do Dnocs, ontem, em entrevista ao Diário de Natal, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), que o indicou para o cargo, criticou o relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que apontou desvio de R$ 312 milhões do órgão. "Com todo respeito, a CGU não é a dona da verdade. Pode se equivocar também. Vamos às provas", afirmou o parlamentar.

Na visão do peemedebista, o julgamento da auditoria feita pela CGU deve ser feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que vai considerar também as explicações do órgão. "O relatório é frágil. O Dnocs já prestou seus esclarecimentos, assim como o ministro (da Integração) Fernando Bezerra. O TCU é que dirá se o relatório está certo ou não. Minha impressão é de que o TCU modificará bastante o relatório que foi produzido pela CGU", declarou.

Questionado sobre a possibilidade de Elias Fernandes ser exonerado do cargo, o peemedebista enfatizou que não existe nenhuma conversa em Brasília neste sentido, como os veículos de imprensa estão divulgando desde a semana passada. "Não me comunicaram nada. Ninguém falou sobre esse assunto com o PMDB. Não há razões para exonerar Elias antes que o TCU se posicione sobre o relatório e as explicações dadas pelo Dnocs", ponderou.

Pelo Twitter, o parlamentar comentou as denúncias referentes à construção da Barragem das Oiticicas. O deputado admitiu que, com a intervenção da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e da bancada do Rio Grande do Norte, articulou o "salvamento" da obra, que passou por questionamentos TCU, desde quando foi licitada e tinha R$ 261 milhões garantidos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

No relatório divulgado pela Controladoria Geral da União os auditores apontaram uma "concentração significativa" de convênios para ações preventivas de Defesa Civil no Rio Grande do Norte, estado do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, e de seu padrinho político, o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Os dois negam favorecimento do órgão. 

Fonte: DN
Leia Mais ››