Usuários Online

RÁDIO CIDADE AO VIVO

domingo, outubro 28, 2012

Bandidos rendem vigias, arrombam e queimam caixas eletrônicos na Caern


 (Larissa Moura D.N D.A Press)

A sede da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), localizado na Avenida Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, Zona Leste de Natal, foi alvo de bandidos no início da manhã deste domingo (27), por volta de 6h30. De acordo com Comandante Geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Canindé Araújo, cerca de três homens armados renderam os vigias e deixaram todos amarrados para dar início ao arrombamento de dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil.

câmera de segurança pode ter flagrado a ação dos bandidos (Larissa Moura D.N D.A Press)
câmera de segurança pode ter flagrado a ação dos bandidos
Segundo o coronel, antes de fugirem, os bandidos ainda queimaram os caixas eletrônicos. A ação criminosa, inclusive, só foi relatada a polícia depois das 9h, quando os vigias conseguiram se livrar das amarras. Diligências estão sendo realizadas por toda região em busca dos acusados. Não se tem informação da quantia levada pelo trio.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem de 46 anos é encontrado morto em Currais Novos


Foi encontrado por volta das 11:00h da manhã deste Domingo (28/10/12) na Rua Vereador Tomaz Pinheiro, 703, Bairro Antônio Rafael, o corpo do cidadão, FRANCISCO ALDERIR DA COSTA DE 46 ANOS MAIS CONHECIDO COMO INÁCIO.
Inácio era alcoólatra, morava com a mãe e foi encontrado por uma irmã na rede onde dormia. Ele teria consumido bebida alcoólica durante todo o dia de ontem, mesmo sendo proibido pelo o médico.
Segundo familiares, apresentava um quadro clínico de depressão e nos últimos dias vinha tomando remédio controlado e tinha sido proibido de consumir bebida alcoólica.
Como o corpo não apresentava marcas de violência e uma funerária foi acionada pela família para fazer o translado até o ITEP em Natal onde será necropciado e liberado para sepultamento.
A Polícia Militar esteve no local fazendo os procedimentos cabíveis.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

HOMICÍDIO NA CIDADE DE MARTINS/RN


Na manhã deste domingo, 28/10, foi encontrado, por populares, já sem vida o rapaz conhecido por Luciano de Cosminha.

O local do cinistro fica ao lado do campo de aviação na comunidade denominada Planalto Martinense. O corpo apresentava várias perfurações de bala, principalmente no rosto. Suspeita-se que o crime tenha acontecido logo nas primeiras horas de hoje, sendo o corpo localizado somente ao amanhecer do dia. No local se não fala se os tiros puderam ser ouvidos por alguem, comenta-se apenas que a vítima era uma boa pessoa, que não tinha inimigos e que seu mal era gostar muito de cachaça.
Somente a pericia poderá dizer qual calibre da arma utilizada pelo algós e quantos disparos atingiram a vítima, ele que residia bem próximo de onde sua vida foi ceifada. 






Na cena do crime pode-se perceber e existencia de seis ou sete cápsulas de bala, inclusive uma intacta.





Fonte: Gardenia Oliveira/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Internado no Rio, Ney Latorraca tem melhora no quadro de saúde


Ney Latorraca está na TV Globo desde 1974 (Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)
O ator Ney Latorraca permanece internado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio, com o diagnóstico de cálculo na vesícula, conforme informou o hospital neste domingo (28). O ator deu entrada no casa da saúde na sexta-feira (26), passou por uma endoscopia e teve melhora em seu quadro clínico.

Segundo a equipe médica que o assiste, seu estado é considerado estável e sem gravidade. Na próxima quarta-feira (31), está prevista a cirurgia para a retirada do cálculo. Não há previsão de alta.

Ney Latorraca tem 68 anos e é um dos mais conhecidos atores brasileiros. Ele fez sua estreia na TV Globo em 1974, na novela  "Escalada", de Lauro César Muniz. Um de seus maiores sucessos na TV é o aposentado Barbosa, do extinto programa humorístico "TV Pirata", da mesma emissora.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casas de farinha passam por processo de modernização no Ceará


Casas de farinha do distrito de Peixe, localizado na cidade de Russas, no Vale do Jaguaribe. Produtores já estão contando com equipamentos que dão melhores condições de trabalho devido à sua mecanização (Foto: Reprodução)
Russas A farinha é um dos principais alimentos presentes na cultura brasileira, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde há maior parte da produção nacional, cerca de 40%. Atualmente, o setor das casas de farinha no Ceará passa por um processo de modernização e mecanização, oferecendo melhores condições de trabalho. Com o projeto de revitalização, hoje, estão modernizadas cerca de 130 casas de farinha.


Em grande parte dos casos, o alimento é produzido de forma artesanal nas casas de farinha, como são conhecidas as pequenas unidades fabris organizadas por famílias de pequenos produtores, para o processamento da raiz. Essas pequenas fábricas chegavam a mobilizar comunidades inteiras nos chamados "desmanchas", quando a mandioca era colhida, e daí era produzida a farinha. Todo o processo era realizado manualmente, iniciando com a colheita, raspagem, prensagem, peneira e forno.

Essa forma artesanal de produção não era adequada para garantir a qualidade exigida na comercialização do produto no mercado, segundo informou O coordenador de núcleo do Projeto de Modernização e Fortalecimento do Setor da Mandiocultura no Ceará, Marcílio Melo. Diante disso, o governo precisou intervir criando projeto de mecanização dessas pequenas fábricas para estimular os produtores a ofertarem uma farinha de melhor qualidade para ser coloca no mercado, diminuindo as importações do produto.


De acordo com dados do senso agropecuário, em 2010, as lavouras temporárias de mandioca no Estado produziram 620.964 toneladas da raiz, cultivadas em 109.155ha, com um rendimento médio de 5.688kg de mandioca por hectare. Porém, inverso a essa realidade, grande parte da farinha consumida no Ceará é importada de outros estados do Nordeste, ficando em torno de 80% de todo produto consumido, neste mesmo ano.

Ainda sem um levantamento preciso, o coordenador afirma que esse número de importação caiu e que hoje é possível encontrar em supermercado farinha de boa qualidade sendo produzida por essas novas fábricas modernizadas. "Em Pacajus, a produção da farinha já rendeu positivamente para os produtores", afirma ele.

Antes da instalação do projeto, em 2007, dava-se conta de cerca de 3 mil casas de farinha artesanais em todo o Estado. Marcílio conta que, diante das dificuldades de venda do produto, a forte estiagem nos últimos 10 anos e falta de mão-de-obra e alto custo da produção, esse número foi muito reduzido.

Benefício

O projeto do Governo do Estado, em vigor há cinco anos, é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), e já beneficiou vários pequenos produtores de farinha em diversos municípios de todo o Ceará.

"A produção não está na quantidade que esperávamos por conta da estiagem, mesmo sendo cultivadas as novas mudas que diminuem o ciclo da mandioca", lamenta ele.

Ciclos

Marcílio explica que a nova variação da mandioca é precoce. Na muda comum o ciclo costuma durar 18 meses. Já no manejo precoce, o ciclo fica entre 10 e 12 meses. Dessa forma, o produtor colhe uma quantidade maior de matéria-prima em menos tempo. É uma vantagem para ele.

A nova muda foi introduzida no Estado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em 2008, que cultivava essa variação de mandioca na Serra de Araripina. A distribuição para os produtores cearenses é feita por meio do programa de distribuição de sementes. Ano passado, foram distribuídos cerca de oito mil metros cúbicos da planta. Para o próximo ano está prevista uma distribuição de 12 mil metros cúbicos.

Várias associações nos município de Aracati, Icapuí, Crateús, Cascavel, Pacajus, Russas, Palhano e diversas outras cidades estão com as casas de farinha modernizadas e já produzem a nova variação da mandioca. No entanto, a falta de chuva neste último ano prejudicou a produção da matéria-prima e muitas casas de farinha estão paradas em decorrência da estiagem.

É o caso da casa de farinha da Associação Comunitária de Fradinho, localizada no município de Russas. De acordo com o presidente da associação, Raimundo de Moura, neste ano, a produção de farinha foi para o próprio consumo na comunidade. "Não tivemos matéria-prima suficiente para produzir farinha para venda", lamenta ele.

Famílias se reúnem para produção em Russas

Russas O distrito do Peixe, neste município, ainda tenta manter, mesmo com dificuldade, as tradicionais farinhadas, que deram à comunidade destaque local na produção de farinha de mandioca. Atualmente, pouco sobrou dessa tradição, das 12 casas de farinha existentes na época de auge da produção somente duas funcionam, deixando os produtores sem perspectiva para continuação do ofício.


O distrito do Peixe está localizado a 18Km da sede de Russas e atualmente 202 famílias vivem no local. Durante muitos anos, como em grande parte dessas localidades, a principal fonte de renda e de sustento das famílias vinha da agricultura familiar. Além do cultivo para subsistência, alguns produtos eram comercializados com outros produtores e até no Centro da cidade. Atualmente, com a expansão da agricultura irrigada e a instalação de indústrias, pouco se produz na comunidade.

Historicamente, a região que abrange este distrito e as localidades de Santa Terezinha, Sussuarana e Lagoa dos Cavalos, era famosa pelo cultivo da mandioca. A farinhada, como era conhecido todo o processo de produção da farinha, reunia comunidades inteiras na partilha do trabalho. "Antigamente quando a gente tinha inverno, em muita terra se plantava a maniva, quase todo mundo plantava, hoje acabou tudo", lamenta o agricultor Joaquim de Sena, de 63 nos, que viveu essa realidade.

Ele era o responsável pelo frete da matéria-prima. Da roça para as casas de farinha existentes na comunidade, ele chegou a transportar em sua carroça a raiz para todas as 12 casas existentes na época, em meados dos anos de 1980. Nesse período a produção era intensa e a matéria-prima abundante, as farinhadas duravam cerca de seis meses interruptos. "Eu chegava a levar 200 cargas de mandioca só pra uma pessoa e recebia tudo de farinha", explica seu Joaquim. Segundo ele, a farinha era usada para pagar os custos da sua produção na época, para alimentar as famílias que produziam e pessoas que ajudavam na desmancha e o que sobrava abastecia o centro comercial da cidade.

Seu Joaquim guarda muitas lembranças da época em que as desmanchas eram ponto de encontro das pessoas da comunidade. "A folia era boa, às vezes, começava cedo com a colheita e terminava lá pelas dez da noite. Sentava todo mundo na esteira e íamos almoçar todos juntos, no final todo mundo levava farinha pra casa", relembra.

Segundo ele, a farinha tem feito o caminho inverso do seu tempo. "Para a gente comer farinha tem que comprar de Russas, mas ela não tem o mesmo sabor como a nossa que a gente faz aqui", lamenta.

Mas não é só de boas lembranças que vivem hoje os antigos produtores de farinha. A história de seu Zé Dilson, 61, foi marcada pelo trabalho pesado. Ele trabalhou durante 30 anos sendo forneiro em diversas casas de farinha, foi quando perdeu parte da audição por causa da sua exposição a altas temperaturas.

"Eu comecei esse serviço praticamente com 16 anos e no começo eu achava muito bom, era muito animado, mas o trabalho foi ficando pesado e eu tive que parar depois que eu tive esse problema", contou.

Hoje, com a forte estiagem, o cultivo da mandioca caiu, resultando no fechamento de quase 80% das casas de farinha existentes no distrito. Atualmente, funcionam por curtos períodos somente duas das 12 fábricas artesanais.

Uma dessas pequenas fábricas é a de Raimundo Nonato da Silva, 61, que em 2004 construiu uma casa de farinha para o consumo de sua família e também como uma forma de manter viva a arte da produção artesanal.

Por conta da seca não houve plantio de mandioca, a última desmancha que ele realizou foi em setembro deste ano, quando teve que arrancar cerca de 3ha de mandioca, na promessa do pagamento da indenização que ele espera do governo há cerca de três anos, quando suas terras foram desapropriadas para construção de um canal.

Capacidade

130 casas de farinha estão modernizadas e prontas para produzir um alimento de melhor qualidade, a fim de suprir o mercado do Estado

Mais informações:

Projeto de Modernização e Fortalecimento do Setor da Mandiocultura

Coordenador de Núcleo: Marcílio Melo, (85) 3101.8055

ELLEN FREITAS
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é assassinado com oito disparos de pistola na calçada de casa no RN


Na noite desse sábado (27), por volta das 21h30, um homicídio foi registrado na cidade de Alto do Rodrigues, cidade situada a 339 km de distância de Natal, e teve como vítima Francisco Guilherme Sobrinho, de 58 anos, conhecido como "Chicão", morto com cerca de oito disparos de pistola ponto 40 na calçada de sua residência. De acordo a Polícia Militar local, a vítima foi surpreendida por homens não identificados em um veículo, que fugiram logo em seguida com destino ignorado.

Segundo a PM local, "Chicão" é pai do Reginaldo de Souza Guilherme, morto durante um confronto com a polícia em Baixa do Meio após um assalto na panificadora no centro da cidade, no dia 18 de agosto. Ainda segundo a polícia, "Chicão" teria sido preso acusado de receptação no dia 01 de agosto de 2012.

A motivação do crime ainda é um mistério. Diligências foram realizadas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tentativa de assalto termina com morte da vítima em Macaíba


Uma tentativa de assalto terminou como a morte da vítima na noite desse sábado (27), por volta das 19h40, próximo ao Fórum do município de Macaíba, na Grande Natal. De acordo com o subtenente Pereira, oficial da Polícia Militar em serviço, informações preliminares dão conta que um homem identificado como Drailton de Aquino Oliveira, de 36 anos, teria reagido a ação de uma dupla em uma motocicleta e foi baleado.

Segundo o oficial da PM, a vítima ainda chegou a ser socorrida para o hospital, mas não resistiu ao disparo em local a ser confirmado. Seu corpo foi removido para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para a realização da necropsia. 

O subtenente Pereira destacou que o homicídio aconteceu 20 minutos depois da morte do soldado da policial militar Ismael Antônio Mendes da Silva, assassinado por uma dupla. Diligências foram realizadas pela área, mas até o momento nenhum responsável pelos crimes foi encontrado. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Multidão queima homem vivo após ataque contra igreja


Cristãos furiosos por um ataque suicida contra uma igreja na Nigéria neste domingo (28) queimaram vivo um homem que eles acreditavam ser muçulmano como forma de represália, informou um correspondente da AFP.

Os atacantes espancaram o motorista de moto-táxi, depois colocaram sua moto em cima de seu corpo, antes de encharcá-lo com gasolina e atear fogo, informou o correspondente, que viu o episódio de violência. Um funcionário das equipes de resgate, que não quis se identificar, também informou sobre o incidente, mas disse que os resgatistas não puderam salvá-lo porque a multidão estava muito violenta.

Fonte: Correio Braziliense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Terremoto de 7,7 graus atinge costa do Pacífico do Canadá e gera Tsunami no Havaí


 (Reprodução/Terra)
Um terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu na noite desse sábado (madrugada de domingo no Brasil) o oeste do Canadá, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), e gerou um tsunami, segundo o Centro de Alarmes de Tsunamis no Pacífico.

O instituto emitiu um alerta para o Havaí, nos Estados Unidos. De acordo com o comunicado, foi gerado um tsunami que poderia causar danos na costa de todas as ilhas que compõem o arquipélago, e ações urgentes foram tomadas para a proteção de vidas e propriedades. As regiões costeiras dos Estados Unidos e Canadá também foram incluídas nas regiões ameaçadas, mas com menos intensidade.

Um alerta de tsunami significa que pessoas que moram na praia ou em regiões próximas ao nível do mar e estejam dentro do raio de alerta devem imediatamente se dirigir para o interior ou para locais mais altos, de acordo com o instituto. Moradores devem ainda ficar atentos a possíveis mensagens ou instruções das autoridades locais sobre como proceder caso um tsunami de grandes proporções seja uma real ameaça.

As sirenes começaram a alertar os moradores em áreas litorâneas no Havaí por volta das 21h (5h de Brasília), ao mesmo tempo em que se pedia à população que abandonasse o litoral e se deslocasse para regiões mais altas.

O alerta de evacuação causou intensos engarrafamentos e problemas de colapsos nas linhas de telefonia celular, apesar de os membros dos serviços de emergência terem assinalado que os efeitos do maremoto não serão da gravidade dos provocados pelo terremoto de 11 de março de 2011 no Japão.

A cidade mais próxima do epicentro, que teve uma profundidade de 17,5km, é Masset, a 139 km de distância e localizada em um arquipélago na província de Columbia Britânica (Canadá), que tem em Vancouver a maior cidade. O Alasca, nos Estados Unidos, fica a cerca de 625 km do ponto onde o tremor aconteceu.

Uma série de pelo menos dez terremotos, sendo o mais forte de 5,1 graus, e o menor de 4,1 graus, com profundidades de cerca de 10 km, foram registrados quase no mesmo local na sequência.

TSNUNAMI NO HAVAÍ
O tsunami gerado pelo terremoto chegou ao Havaí com ondas menores que as previstas, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês).

A expectativa era que as primeiras ondas que atingiriam o arquipélago americano fossem de dois metros de altura, mas foram menores e não superaram às recebidas em março de 2011 após o terremoto do Japão, disse o porta-voz do PTWC, Gérard Fryer, à imprensa local.

Os analistas esperam suspender nas próximas horas o alerta de evacuação e mantê-lo em aviso após medir repetidamente ondas abaixo dos dois metros que se esperava. Fryer lembrou, no entanto, que as ondas produzidas pelo tsunami podem continuar chegando até sete horas depois da primeira frente.

Após o alerta emitido pelo PTWC, as autoridades tiveram pouco mais de uma hora para preparar a população perante a chegada das primeiras ondas.

Os serviços de emergência se desdobraram no arquipélago e as sirenes de alarme começaram a soar no litoral para pedir aos residentes de áreas próximas ao nível do mar que se refugiassem em zonas altas. Também foram habilitados centros comunitários e colégios para que as pessoas próximas ao litoral pudessem esperar que passasse o alerta de evacuação.

As sirenes começaram a alertar os moradores em áreas litorâneas por volta das 21h (5h de Brasília), ao mesmo tempo em que se pedia à população que abandonasse o litoral e se deslocasse para regiões mais altas.

O alerta de evacuação causou intensos engarrafamentos e problemas de colapsos nas linhas de telefonia celular, apesar de os membros dos serviços de emergência terem assinalado que os efeitos do maremoto não serão da gravidade dos provocados pelo terremoto de 11 de março de 2011 no Japão. As autoridades pediram aos moradores que buscassem refúgio em lugares altos ou designados para acolher pessoas perante a chegada das ondas, como escolas e centro comunitários.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso de menor intensidade para as costa dos Estados da Califórnia, Oregon, Colúmbia Britânica (Canadá) e Alasca, já que a energia projetada pelo tremor foi dirigida para as ilhas do Havaí.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia Militar de Upanema Apreende Menor com Drogas


Na tarde de sexta Feira 27 de Outubro de 2012, a policia militar da cidade de Upanema apreendeu um menor M.F.G de 17 anos de idade que estava possivelmente comercializando drogas na cidade.

Os policiais estavam em patrulhamento quando perceberam a atitude suspeita do jovem, na abordagem foi encontrado três trouxinhas de cocaína, duas pedras de crack mais dinheiro fracionado o que caracteriza a venda de entorpecente.

O menor foi conduzido para delegacia de plantão da cidade de Mossoró para os devidos procedimentos.

A apreensão foi realizada pela viatura 1203 sobe comando do sd Mendonça, e pelos sds filho e Juscelino.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Viatura da policia militar de Pau dos Ferros capota durante perseguição


Uma viatura da Policia Militar da cidade de Pau dos Ferros capotou na madrugada de domingo 28 de Outubro de 2012, durante uma perseguição.

Segundo informações, três policiais ocupavam a viatura e faziam patrulhamento de rotina na cidade. No momento de uma abordagem, um motoqueiro, fugiu em alta velocidade pela Br 226, em direção a zona rural.

Na perseguição, já em uma estrada carroçável, no perímetro irrigado, um dos pneus da viatura estourou e a mesma capotou cerca de três vezes.

Os policiais sofreram escoriações leves, mas sem gravidade. O motoqueiro suspeito conseguiu escapar.

Lamentável.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Soldado da PM é assassinado com dois tiros na Grande Natal




*Um soldado da Polícia Militar identificado como Ismael Antônio Mendes da Silva, de 44 anos, foi assassinado na noite desse sábado (27), por volta de 20h30, na rua Uruaçu, localizada na Vila São José, no município de Macaíba, região metropolitana de Natal.  O crime foi confirmado pela delegacia de plantão Zona Sul.

Na ocasião, o policial militar caminhava pela via quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta prata, que desceram rapidamente e efetuaram dois disparos de arma de fogo; um nas costas e outro na nuca. Logo em seguida, a dupla fugiu com destino ignorado, enquanto a vítima morreu ainda no local.

O corpo de Ismael Antônio Mendes da Silva foi encaminhado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para o trabalho de realização da necropsia. Até o momento a causa do crime é desconhecida. A Polícia Civil já iniciou a fase de investigação. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MORADORES DO QUIXABEIRINHA EM MOSSORÓ FORAM ACORDADOS NA MANHÃ DE HOJE COM VÁRIOS DISPAROS DE ARMA DE FOGO EM VIA PÚBLICA.


Moradores do bairro Quixabeirinha (Macarrão) próximo a Central da Construção, foram acordados na manhã de hoje (28/10/12), com estampidos de disparos de arma de fogo em via pública. O CIOSP enviou várias viaturas para o local, onde os policiais realizaram um cerco nas ruas, sendo que casas foram averiguadas mas ninguém foi preso ou até mesmo alvejado. De acordo com os policiais eles acreditam que alguém passou atirando a esmo o que de fato se sabe é que foram muitos tiros efetuados. 


PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA(Polícia patrulha toda a área)

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA


PASSANDO NA HORA
PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pai de bandido morto pela polícia, foi assassinado na calçada de casa em Alto do Rodrigues /RN



Na noite de ontem 27 de outubro por volta das 21:30hs aconteceu um homicídio na cidade de Alto do Rodrigues, onde foi alvejado com cerca de 8 disparos de pistola .40 Francisco Guilherme Sobrinho, 58 anos mais conhecido por Chicão. Segundo informações Chicão é pai do Reginaldo de Souza Guilherme, morto durante um confronto com a polícia em Baixa do Meio após um assalto na panificadora no centro da cidade de Baixa do Meio no dia 18 de agosto de 2012 e que residia na Travessa São João, 15 em Alto do Rodrigues, ainda segundo a polícia Chicão teria sido preso acusado de receptação no dia 01 de agosto de 2012. Os motivos que levaram a morte de Chicão ainda é mistério, os PMs operacionais que estiveram no local foi Alcântara e Nelson, sob o comando do experiente Sub Tenente Cesar, ambos realizaram várias diligências mais até o momento sem êxito.

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mossoró tem leve aumento da violência no segundo semestre


O número de pessoas assassinadas em Mossoró vem se mantendo inferior ao registro dos anos anteriores, que obtiveram os piores resultados da história do município. No entanto, os últimos três meses têm apresentado um leve crescimento na escala das mortes. A polícia havia conseguido os menores índices em maio e junho (seis em cada). Desde então, a quantidade vem aumentando (chegou a dez). A Polícia Militar atribui esse pequeno aumento à volta de bandidos às ruas com permissão judicial.
A Polícia Militar divulgou recentemente estatísticas dos homicídios registrados nos nove primeiros meses de 2012, comparando com o mesmo período dos anos de 2011 e 2010. O gráfico dos assassinatos mostra que o ano em curso começa bem melhor em relação aos períodos comparados (os piores da história local), chegando a 11 homicídios no mês de fevereiro, sendo o pico maior da escala. Maio e junho são os menos violentos, com seis mortes cada. Depois disso, os registros vão crescendo, chegando a dez mortes no mês de agosto. Após junho, o gráfico segue em linha ascendente.
Para o tenente-coronel Francisco Alvibá Gomes, comandante do II Batalhão de Polícia Militar, esse pequeno crescimento que vem se desenhando no segundo semestre era até previsível. Ele “culpa” esse aumento da violência à volta de pessoas que haviam sido presas no fim do ano passado e início deste ano, supostamente envolvidas com crimes de homicídio e outros. Na opinião dele, esse pessoal obteve autorização judicial para voltar às ruas, conforme prevê a Lei de Execuções Penais (LEP), e isso influenciou na violência.
Alvibá argumenta que muitos desses supostos criminosos voltaram a cometer as mesmas infrações penais e, por isso, as estatísticas progrediram. Para reforçar sua ideia, cita o nome de pelo menos cinco criminosos que haviam sido presos em operações da PM e alguns deles, inclusive, foram mortos e agora fazem parte dessa estatística que foi produzida pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Mossoró, que registra todas as ocorrências da área de segurança na região.
“Quando fizemos as prisões de pessoas envolvidas com homicídios, a redução foi gritante. Essas pessoas passaram alguns dias presas, mas voltaram depois às ruas”, lamenta o comandante do mais importante batalhão da PM do interior do Rio Grande do Norte, ressaltando a importância do papel investigativo para poder recolocar essas pessoas na prisão.
Neste caso, a responsabilidade recai para a Polícia Civil, que é a responsável pelo processo investigativo dos crimes. O delegado Roberto Moura, da Especializada em Homicídios (DEHOM), foi procurado pela reportagem para comentar os números, mas pediu para não participar. Disse que a DP está na fase inicial e que desconhece a origem dos levantamentos divulgados pela Polícia Militar.
Desde a inauguração da Dehom, há pouco mais de um mês, ele afirma que já foram contabilizados 18 homicídios. “Não é a hora de fazermos afirmações”, disse Roberto Moura.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo assegura ampliação do Seguro Safra para 2013


Carlos Costa
Governadora Rosalba Ciarlini lança Seguro-Safra em Mossoró
A governadora Rosalba Ciarlini esteve ontem em Mossoró para assinar o termo de adesão ao programa Garantia Safra 2012/2013, que vai beneficiar todos os municípios pertencentes às regionais de Mossoró e Assú.
Em solenidade no auditório da II Ursap, o Governo do Estado garantiu investimento para atender a 52 mil agricultores com a adesão de 131 municípios. A demanda vai aumentar o valor da contrapartida do Estado para R$ 2.964.000,00.
O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado, explicou que, onde o inverno é incerto, o seguro agrícola para o pequeno é fundamental. O titular apontou ainda que o programa neste ano terá o valor ampliado de R$ 680,00 para R$ 760,00, dividido em cinco parcelas.

DIREITO
Para ter direito ao benefício, o agricultor entra com 1% do valor do benefício (R$ 7,60), os Municípios têm a contrapartida no valor de R$ 28,50 e o Estado contribui com R$ 57,00 e a União com o restante para cada agricultor cadastrado.
No Rio Grande do Norte serão contemplados com o programa Garantia Safra na regional de Mossoró os seguintes municípios: Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema. Já na regional de Assú serão beneficiados: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Assú, Campo Grande, Carnaubais, Itajá, Lajes, Macau, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Triunfo Potiguar.
O Garantia Safra é um seguro de garantia de renda para as famílias agricultoras que vivem no Nordeste, norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Espírito Santo.
Com ele, o agricultor familiar com renda de até 1,5 salário mínimo tem a garantia de receber o seguro, em caso de seca ou enchentes que causem a perda de pelo menos 50% da produção do município. Os recursos são provenientes do Fundo Garantia Safra, formado por contribuições da União, estados, municípios e dos próprios agricultores familiares que fazem adesão ao programa.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mansão em que Michael Jackson morreu é vendida, diz site


A mansão em que Michael Jackson morreu foi vendida segundo informações do site TMZ. O comprador estaria muito ansioso para morar no local e já estaria se mudando para o imóvel antes do negócio estar 100% fechado.

Segundo o site, o comprador, Steven Mayer, é um investidor muito rico. Ele pagou um valor entre US$ 17 e  US$ 20 milhões (de R$ 34 entre R$ 40 milhões) pela propriedade de 17.000m². O dono do imóvel pedia US$ 24 milhões.

O imóvel está à venda desde a morte do cantor, em 2009. O local está completamente vazio e conta com treze banheiros, uma piscina, uma casa para hóspedes e um elevador. 

O proprietário da mansão teve dificuldades para colocar a casa à venda devido ao grande número de curiosos que queriam conhecer o local, mas não tinham interesse em comprar o imóvel.

O dono da casa permitiu que Mayer se mudasse para a casa antes de terminar a negociação. O TMZ entrou em contato com Mauricio Umansky, o corretor que vendeu o imóvel e com Steven Mayer, mas não obteve resposta.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mega-Sena acumula e paga R$ 38 milhões na próxima quarta-feira


O concurso 1.437 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (27), em Vitória, no Espírito Santo, sorteou as seguintes dezenas 22 - 23 - 26 - 37 - 38 - 48.

Ninguém acertou os números sorteados, então, na próxima quarta-feira (31), o prêmio estimado é de R$ 38 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal.

A quinta teve 107 acertadores, que levam R$ 33.311,44 cada um. Já a quadra premiou 8.856 apostadores com R$ 574,96 por pessoa.

Já na quarta-feira passada (24), ninguém havia acertado os números do concurso.

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio. O valor mínimo é de R$ 2.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é morta na calçada de casa em São José do Mipibu


Maria Gislaide Venâncio, de 40 anos, foi assassinada a tiros na noite dessa sexta-feira (26) na calçada de sua residência, em São José do Mipibu. A Polícia ainda não esclareceu o que poderia ter motivado o crime.

Segundo o oficial de operações do 3º BPM, as testemunhas pouco revelaram sobre o crime, mas ele revelou que dois suspeitos passaram em um carro preto pelo menos três vezes em frente a casa da vítima e que na última oportunidade, um deles desceu, atirou em Gislaide e depois fugira.

O corpo da mulher foi encaminhado para exames no Instituto Técnico Científico de Polícia, e até o momento nenhum suspeito foi preso. 

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem preso por sexo com jumenta diz preferir equinos


Apenas um mês após ser preso por ter sido flagrado em um celeiro com as calças arriadas ao lado de uma jumenta, o trabalhador agrícola Carlos Romero foi preso no condado de Marion, na Flórida. E por um rime bastante parecido.

Segundo o jornal “SunSentinel”, Romero foi pego em uma “posição comprometedora” com um jumenta de 21 meses chamada “Doodle”.

Mais bizarro ainda do que suas ações, foi seu depoimento na prisão. O trabalhador agrícola, de 31 anos, afirmou que faz sexo com cavalos desde os 18 anos, e que prefere os equinos devido a sua “forma feminina, comportamento e força bruta”.

Fonte: Bem Paraná/Sertão Informado/Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente entre caminhão e veículo de transporte alternativo deixou feridos em Uiraúna/PB


Um choque entre um caminhão Mercedes Benz e uma Van deixou feridas várias pessoas. O acidente aconteceu às 10h30 da manhã desse sábado (27/10) na ladeira do Tigre, na rodovia PB 391, que liga Uiraúna a Sousa.

O motorista do caminhão era José Vieira da Silva, casado, 54 anos. Seguiam ainda no Mercedes: José Roberto da Silva, 43 anos, casado, agricultor e Miguel José de Aquino, casado, 35, também agricultor. Todos moram na cidade de Venha Ver, no Rio Grande do Norte.

A Van era dirigida por Josival Ferreira de Sousa, casado, 29 anos, conhecido por Lalau. Ele faz linha de passageiros com seu veículo diariamente de Bandarra, onde mora, para Uiraúna. O carro vinha lotado no momento do acidente.

Fonte: Cofemac/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

HOMEM É ENCONTRADO MORTO COM PERFURAÇÃO NA CABEÇA NA CIDADE DE PEDRO AVELINO/RN

João Arcanjo Câmara de 31 anos vitima

Na noite de sexta-feira 26/10 por volta das 21h a pessoa de João Arcanjo Câmara de 31 anos de idade foi encontrado morto no bairro São Geraldo na Rua Luiz Inácio Câmara.
Segundo informações colhidas com o irmão de João, o mesmo estava bebendo no início da noite, e logo depois foi encontrado em frente a um terreno na rua acima citada, o irmão de João ainda mostrou a policia militar um rastro de sangue que saia de uma residência aproximadamente 8 metros de onde foi encontrado o corpo, três suspeitos não foram encontrados na cidade, a suspeita é devido a vizinhos que ouviram um disparo que aparentemente foi de uma arma de fogo, porem não identificaram no momento onde foi.

Segundo o irmão de João Arcanjo, o mesmo está com uma perfuração na parte de trás da cabeça e com os olhos muito inchado, próximo ao corpo também foi encontrado um pedaço de madeira com sangue.

João Arcanjo Câmara residia no Conjunto Donatilo na Rua das primaveras em Pedro Avelino, estiveram no local os destacamentos de policia de Pedro Avelino, Afonso Bezerra e Lajes. 



Fonte: Notícias do RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tentativa de sequestro de criança em Santo Antônio/RN


Na última sexta-feira 26/10,  em Santo Antonio, ‘Salto da Onça’-RN, por volta das 17h perto do varejão das frutas, houve um tentativa de seqüestro do filho da Irmã Graça, Senhora muito humilde da igreja.

As características dos seqüestradores eram de ma mulher loira com um rapaz moreno, em um carro de cor preta. Ainda nesta semana, houve mais uma tentativa frustrada, desta  vez foi com um neto de um dos empresários da cidade, provavelmente, por essas mesmas pessoas.

Fonte: Salto na Rede/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é morta com tiros na cabeça no centro da cidade de Macaíba/RN

Imagem Meramente Ilustrativa

A polícia ainda não tem pistas do autor dos tiros que tiraram a vida de uma mulher na noite desta sexta-feira (26), na cidade de Macaíba, distante 14 km de Natal. A vítima, que ainda não foi identificada pelo ITEP, foi encontrada com várias perfurações na cabeça, no prolongamento da rua Major Antônio Belmiro, próximo ao parque de vaquejada Otaviano Pessoa. 

Caída no meio fio e encostada em um poste de iluminação pública, a mulher pode ter sido morta naquele mesmo local, de forma que não pode fugir do seu algoz. 

Equipes das coordenadorias de criminalística e medicina legal estiveram no local da execução e colheram detalhes e objetos da vítima afim de tentar descobrir algo sobre ela. Um celular pertencente a mulher foi encontrado e por diversas vezes tocou. 

Em uma dessas vezes a ligação foi atendida pelo chefe de investigação da Plantão Zona Sul, Flauberto Bezerra. De acordo com o policial, do outro lado da linha um homem chamava pelo nome de "Tânia", mas foi orientado a comparecer a delegacia após ser informado sobre a morte da mulher. 

Segundo Flauberto, a principal dificuldade vai ser encontrar uma testemunha devido o local onde ocorreu o assassinato." Devido o local ser muito escuro e de pouco acesso durante a noite, ninguém pode relatar algo sobre o crime, o que deixa a investigação comprometida", disse. 

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia Rodoviaria Federal prendeu três no interior do RN e apreendeu dois veículos roubados


A Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas acusadas de receptação e recuperou dois veículos roubados durante fiscalizações na BR 304, na manhã desta quinta-feira (25). O trecho liga Natal à região Oeste potiguar. Tratam-se de uma motocicleta e uma picape encontradas de posse dos acusados.

Segundo a PRF, a primeira prisão ocorreu por volta das 11h15. Uma motocicleta Honda NXR preta, placas NNW 7891, foi abordada da BR 304. Feita a fiscalização do veículo e sua documentação, verificou-se que o Certificado de Registro e Licenciamento Veícular (CRLV) era objeto de um roubo registrado no estado de Pernambuco, em março deste ano. 

Além disso, a unidade da federação estava adulterada no documento. O condutor da motocicleta, Mussachy Hallan Silva, 22, foi encaminhado à delegacia de Polícia em Assu. 

Na cidade de Angicos, ainda na BR 304, foram presos Manoel Avelino Trindade Neto, 32 anos, e Edriano Ribeiro da Silva, 38, por volta das 12h. Eles estavam em uma Fiat Strada prata, placas HDD 4413, que fora roubada em Natal em 8 de agosto do ano passado. Os dois acusados foram encaminhados para a DP local.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Motoqueiro atropela carrinho com bebê e quase provoca tragédia na cidade de Acari


A noite desta sexta feira, dia 26, poderia ficar marcada por mais uma tragédia na cidade de Acari, mas, a mão de Deus salvou uma vida. Por volta das 19:20h da noite desta sexta, uma mãe caminhava com sua filha de menos de 1 ano em um carrinho de bebê ao lado da BR-427, mais precisamente em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, quando um motoqueiro, ainda não identificado, simplesmente atropelou o carrinho, passou por cima, provocando um grande impacto e jogando o carrinho no meio da pista. 

O carrinho ficou completamente destruído, a mãe desesperada, a população indignada, todos preocupados com o estado de saúde da criança. Mas, as mãos de Deus entraram em ação e salvou a vida desta menina, que ainda tem uma vida inteira pela frente. Mesmo com o grande impacto e o carrinho totalmente destruído, a criança aparentemente não sofreu lesões graves, e sim, com leves ferimentos, um verdadeiro milagre. 

De imediato a criança foi encaminhada ao Hospital Regional para os primeiros socorros e avaliação do estado de saúde da bebê. A polícia apreendeu a moto e o condutor. Segundo informações de quem presenciou o fato, o motoqueiro estava embriagado e em alta velocidade. 

Fica aqui nosso repúdio a esse tipo de comportamento, graças a Deus uma tragédia não acontecia. Esperamos que mais esse acidente sirva de lição a tanta gente que talvez esteja lendo esta matéria agora aqui no blog, que bebe e não tem consciência de seus atos em cima de uma moto ou dirigindo um carro. Todo cuidado é pouco!

Fonte: Transito no Seridó/Cidade News Itaú
Leia Mais ››