RÁDIO CIDADE AO VIVO

Ouça pela Rádios Net ou clique na imagem abaixo

Ouça pelo Listen 2 My Rádio ou clique na imagem abaixo

Imagem relacionada
Loading ...

sexta-feira, novembro 30, 2012

Nota aos Amigos Leitores


Informamos aos amigos leitores que estivemos impossibilitados de fazer postagens durante todo o dia de hoje 30\11\2012, desde das 9:06 devido falha na Oi Velox. Os telefones fixos de Itaú e quase toda região oeste estão mudos; Em contato com a operadora,  fomos informados que o problema só seria solucionado por volta das 23:59, ou seja na noite desse sábado por volta da meia noite que poderemos contar com o serviço.
Gratos pela compreenção, usuário da Oi Velox, fazer o que, é aguadar...
Leia Mais ››

Músico de banda de forró fica ferido em acidente de moto próximo a Uiraúna


O SAMU da cidade de Sousa foi acionado para atender um acidente de transito no Sítio Jerimum, próximo a cidade de Uiraúna, onde segundo informações, o tecladista da Banda Forró do Bole Bole, Maxwel Dantas de Sousa, 34 anos, residente em Aparecida seguia em uma moto quando perdeu o controle vindo a bater em uma placa de sinalização e em seguida caindo violentamente contra o solo.

No acidente, a vítima sofreu escoriações e suspeita de uma fratura em uma das pernas, sendo socorrida para o Hospital Regional de Sousa e segundo informações não corre risco de morte.

Fonte: Sertão Informado/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Criminosos roubam R$ 150 mil em assalto a agência dos Correios na Paraíba


Bandidos armados assaltaram uma agência dos Correios na cidade de Belém, Agreste paraibano, na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com a gerência, cerca de R$ 150 mil foram roubados do estabelecimento. Rondas policiais foram realizadas, mas até as 11h20 (horário local), nenhum suspeito havia sido detido. 

Segundo a Polícia Civil, as imagens das câmeras de segurança serão utilizadas para identificar os assaltantes, que entraram na agência mostrando os rostos. Seis homens teriam participado da ação, ameaçaram o gerente e clientes, depois fugiram com destino ignorado. 

As imagens serão encaminhadas para abertura de inquérito pela Polícia Federal. “Dois bandidos entraram na agência e os demais ficaram dando cobertura do lado de fora.

 Eles fugiram em três motos, as testemunhas não viram o caminho. São muitas rotas de fuga por estradas de terra na região. O valor roubado era alto porque era dia de pagamento de aposentados e pensionistas”, disse o delegado Fábio Facciolo. 

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher tenta matar companheiro após ser agredida por não fazer o jantar


Uma mulher de 31 anos foi presa após tentar matar o companheiro, de 26, após uma briga por causa do jantar no fim da noite dessa quinta-feira(29) em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a própria autora acionou a polícia. Ela contou aos militares que havia acabado de chegar em casa, no Bairro Tony, acompanhada do marido, quando ele pediu que ela fizesse o jantar, mas ela se recusou e disse para ele comprar marmitex. Insatisfeito com a resposta, ele agrediu a companheiro com um tapa no rosto e ainda bateu nela com um cabo de vassoura. Para se defender, a mulher pegou uma faca e o atingiu com um golpe no tórax, perto do coração. Em seguida, ela acionou a polícia.

O homem foi encontrado caído na cozinha. Ele foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Justinópolis. A mulher foi presa e levada para a Delegacia de Plantão de Ribeirão das Neves. 

Fonte: Estado de Minas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Atriz americana Lindsay Lohan briga com mulher em boate e é presa em NY


A atriz Lindsay Lohan foi presa novamente na madrugada dessa quinta-feira depois de brigar com uma mulher em uma boate de Nova York, informou a polícia.

Segundo a fonte, a atriz de 26 anos teria dado um soco numa mulher que a interpelou na casa noturna.

Lohan, uma jovem promessa de Hollywood, tenta há anos – e não consegue – reconstruir sua vida e carreira após inúmeros escândalos e problemas com a lei e as drogas.

Recentemente, ela atuou em "Liz and Dick", um telefilme sobre a lendária atriz Elizabeth Taylor e seu relacionamento tumultuado com o ator Richard Burton.

Seu trabalho recebeu críticas variadas.

Fonte: Correio Braziliense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fox Sports e Globo negociam direitos para o Brasileirão


A Globo confirmou que está negociando com a Fox Sports uma troca entre os direitos de transmissão que cada uma possui. Se as conversas caminharem bem, o Sportv pode voltar a transmitir a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, enquanto a Fox ficaria com o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

A negociação, destaque do Blog do Juca Kfouri, do UOL Esporte, em 14 de novembro, foi confirmada por Marcelo Campos Pinto, diretor de esportes da Globo. O executivo, no entanto, não deu nenhum detalhe da transação, da qual ele não participa diretamente.

A reportagem apurou que quem está à frente das conversas é a Globosat, sistema de TV por assinatura da Globo, em contato com a equipe internacional da Fox, que delibera sobre o tema. A negociação ainda não foi concluída, mas interessa aos dois lados.
Os termos do acordo é que ainda atrapalham as conversas. A Fox Sports não quer uma troca direta, em que cederia seus torneios “apenas” em troca do Brasileirão e da Copa do Brasil. As partes divergem sobre quais outras competições podem entrar no pacote e até quanto ao modelo de cessão do Brasileiro.

Atualmente, o Sportv transmite no máximo dois jogos por rodada, sem concorrer com o horário da TV aberta e respeitando as praças onde acontecem os confrontos. Nos bastidores, o Fox Sports dá a entender que quer ir além desse acordo, buscando mais jogos ou horários mais favoráveis, por exemplo.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Trágico acidente com vítimas fatais na RN 117


IMAGENS FORTES ABAIXO 
BLOG PASSANDO NA HORA

Um grave acidente foi registrado por volta das 20 horas desta quinta feira, 29 de Novembro de 2012, na RN 117 há cerca de 20 KM no sentido Mossoró – Governador. A colisão envolveu três veículos e deixou duas mulheres em óbito no local. Ivaneide, 30 anos de idade, e sua irmã, uma adolescente ainda não identificada que vinham em um Gol prata, não resistiram aos ferimentos e morreram antes da chegada do socorro médico. Antônio Osório de Sousa, condutor do Gol e esposa de Ivaneide e uma criança,neta de Antônio, que sofreu fraturas nas pernas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital regional Tarcísio Maia em Mossoró. Os outros veículos envolvidos foram uma Hyundai i30 de placas NUZ-6686 Fortaleza/CE e um Corsa de cor verde, placas MXL-3121/Mossoró Segundo informações de populares o condutor do i30 vinha com destino à Mossoró quando animais atravessaram à pista e em seguida perdido o controle do veículo e colidido frontalmente com o Gol que vinha no sentido contrário. O Corsa que trafegava pela via não teve como evitar a colisão e bateu em um dos veículos. Os ocupantes nada sofreram.




  
Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú

Leia Mais ››

Dilma veta mudanças na divisão da renda do petróleo sobre royalties


Depois de sinalizar publicamente a intenção de "respeito a contratos" na análise da lei de divisão dos royalties do petróleo, a presidente Dilma decidiu ontem vetar o artigo do projeto aprovado na Câmara dos Deputados que muda as regras de distribuição desses tributos referentes a campos em exploração.

Com o veto, fica mantida a legislação atual que destina a maior parcela dos royalties dos campos em exploração aos Estados e municípios produtores, como defendiam o Rio e o Espírito Santo.

Pela regra atual, os grandes Estados produtores, por exemplo, ficam com 26,25% dos royalties. Os não produtores recebem apenas 1,76%.

Com isso, saem derrotados os Estados e municípios não produtores, responsáveis pela aprovação do projeto no Congresso que mudava essa divisão da receita. O texto reduzia a parcela dos Estados produtores para 20%.

Quanto às regras de exploração dos futuros campos de petróleo do pré-sal, o governo decidiu manter o que foi aprovado no Congresso. O texto fixa em 15% a alíquota dos royalties no modelo de partilha de produção e define a distribuição desses recursos de forma mais igualitária entre todos os Estados e municípios.

Nesta divisão, os Estados produtores devem ficar com 22% da receita de royalties a ser gerada na exploração dos campos que ainda serão licitados na área do pré-sal. Já os Estados e municípios produtores ficariam com uma parcela maior, de 51%.

O Palácio do Planalto analisava ainda incluir numa medida provisória mudanças na divisão de royalties de futuros campos de petróleo que ainda serão explorados pelo sistema de concessão (fora da região do pré-sal).

Nesta MP, o governo deve incluir dispositivo destinando toda receita dos royalties (União, Estados e municípios) para educação. Com isso, a presidente Dilma quer viabilizar a proposta de investir no setor 10% do PIB (Produto Interno Bruto).

Durante a reunião em que discutiu o assunto, a presidente Dilma voltou a insistir que sua decisão evitaria quebrar contratos e respeitaria o direito adquirido dos Estados e municípios produtores.

Ou seja, seguindo a linha defendida pelo governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), ela optou por não fazer qualquer alteração na legislação atual que destina mais recursos para as regiões produtoras, mas nos campos já licitados.

No caso dos futuros campos, ainda a serem leiloados, Dilma entendeu que a regra da distribuição dos royalties pode ser alterada. Por isso, optou por manter a proposta aprovada na Câmara.

Com a sanção do projeto, o governo vai fazer os primeiros leilões, no segundo semestre do próximo ano, de áreas de exploração de petróleo do pré-sal com base no novo modelo de partilha de produção.

Deputados e senadores de Estados não produtores vão tentar derrubar os vetos. Caso isso ocorra, o governador Sérgio Cabral já avisou que recorrerá ao STF (Supremo Tribunal Federal).


Fonte: Folha de São Paulo/Cidade news Itaú
Leia Mais ››

Há 30 dias, Justiça afastava Micarla de Sousa da Prefeitura de Natal


Micarla de Sousa, prefeita de Natal, saindo do Salão Nobre da Prefeitura (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Há exatos 30 dias, a jornalista Micarla de Sousa deixava, através de decisão judicial do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ RN) Amaury Moura Sobrinho, o cargo de prefeita de Natal. Micarla de Sousa foi acusada, pela Procuradoria Geral de Justiça, de participar de um esquema de corrupção iniciado na Secretaria Municipal de Saúde e que se ramificou em outras pastas que compõem a administração da cidade, como a de Planejamento e a de Educação. Com o afastamento, o então vice-prefeito Paulinho Freire assumiu a chefia do executivo municipal e herdou problemas de ordem financeira e jurídica. Através de nota publicada pela Prefeitura de Natal, Micarla de Sousa alega inocência.
As primeiras tentativas de retomada do poder pela prefeita afastada, com a impetração de recursos jurídicos, não surtiram o efeito desejado pelos defensores de Micarla de Sousa, que é mantida afastada do Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo Municipal. O habeas corpus nº 259383, protocolado pelo advogado Raffael Gomes Campelo junto ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, foi negado pelo ministro convocado Campos Marques.

Paulo Lopo Saraiva, advogado de Micarla de Sousa (Foto: Ricardo Araújo/G1)Paulo Lopo: "Não posso revelar o que estou
fazendo" (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Raffael Campelo foi procurado pelo G1 para comentar a decisão. Entretanto, está em viagem a Buenos Aires, na Argentina, conforme informações do Escritório de Advocacia Erick Pereira, no qual presta serviços. Já a Reclamação Constitucional, impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo jurista Paulo Lopo Saraiva, que também atua na defesa da jornalista, ainda não foi apreciado pelo ministro Ricardo Lewandowski.
"Nós não estamos parados. Estamos com uma reclamação no STF. Só não podemos dizer o que estamos fazendo. Eu acredito no Direito e na Constituição. Espero que a Constituição seja respeitada", assevera Paulo Lopo Saraiva.

A Reclamação referida pelo advogado foi protocolada junto ao órgão máximo da Justiça brasileira dias após o afastamento de Micarla de Sousa do cargo de prefeita de Natal. Até agora, entretanto, não foi analisado pelo ministro Ricardo Lewandowski. "Esperamos que o veredicto saia em breve", comenta Lopo Saraiva. Ele ressalta, ainda, a total confiança de Micarla em seu trabalho. Pondera, porém, que pouco tem visto ou conversado com a jornalista.
O G1 tem buscado (desde o início de suas atividades jornalísticas no Rio Grande do Norte, em 17 de agosto deste ano) uma entrevista com Micarla de Sousa. Ela, porém, não aceitou os convites feitos via Secretaria Municipal de Comunicação.
A herança da administração Micarla de Sousa
Rejeitada por mais de 95% da população natalense, conforme pesquisa do Instituto Ibope publicada no mês de setembro passado, a jornalista Micarla de Sousa deixou a Prefeitura de Natal endividada e a cidade com problemas estruturais. Os postos de saúde desabastecidos, os salários dos funcionários terceirizados atrasados, lixo acumulado pelas ruas, além de vias esburacadas, ainda fazem parte do cenário da capital potiguar. Os esforços do prefeito Paulinho Freire ainda não surtiram o efeito desejado e foi preciso recorrer às Forças Armadas para viabilizar a limpeza da cidade, segundo informação divulgada pelo próprio prefeito nesta quinta (29).

Francisco Wilkie Rebouças, procurador-geral de Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1)Rebouças destaca as dificuldades financeiras e o
esforço da atual gestão (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Para o procurador-geral do Município, Francisco Wilkie Rebouças, um conjunto de situações contribuiu para o caos instalado em Natal. "A constante rotatividade de secretários, a falta de formação técnica para a execução de planejamento estratégico, a queda dos repasses federais e as denúncias dos desvios de recursos públicos geraram uma série crise de desconfiança entre os natalenses. A então prefeita, Micarla de Sousa, perdeu credibilidade e a coisa fugiu do controle. A presença de Paulinho Freire resgatou um pouco a confiança da população", afirma o representante municipal.
Ainda de acordo com Francisco Wilkie, a Prefeitura de Natal passa por um processo de reformulação na gestão e "a palavra de ordem é transparência, expondo as vísceras do governo municipal". O procurador-geral do Município comenta, ainda, que "o Município está praticamente em colapso", com dificuldades financeiras antigos e falta de recursos para a quitação das dívidas.
A estimativa do prefeito Paulinho Freire, conforme relatório preliminar entregue ao Ministério Público em meados de novembro, é que a próxima gestão assuma dívidas de 'restos a pagar' da ordem de R$ 150 milhões. O valor, porém, poderá ser ainda maior. Dados publicados pelos interventores judiciais da Urbana (Companhia de Serviços Urbanos) dão conta que há um déficit de R$ 200 milhões no órgão referente ao acúmulo de débitos em decorrência da má gestão.
A transição entre os governos
Coordenador da equipe de transição da Prefeitura de Natal, Francisco Wilkie Rebouças analisa como positiva a relação com o grupo nomeado pelo prefeito eleito Carlos Eduardo. O objetivo primordial é garantir a manutenção dos recursos destinados para as obras de mobilidade urbana em Natal, cujos investimentos são estimados em aproximadamente R$ 700 milhões.

"O trabalho da equipe de transição é louvável. Os recursos em jogo não podem ser perdidos por falta de controle ou má administração. Natal não pode se dar ao luxo de ter uma gestão ineficiente", pontua o procurador-geral municipal. As equipes trabalham em torno da retirada do Município de Natal do Cadastro Único de Convênios (Cauc), cuja inscrição  impede o repasse de recursos federais.
A coordenadora da equipe de transição de Carlos Eduardo, Virgínia Ferreira, também foi procurada pelo G1 para comentar o processo de levantamento das informações da administração municipal. O telefone celular dela, porém, permaneceu desligado ao longo desta quinta-feira (29).

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após meses de estiagem chuva volta a cair em Itaú



Para a surpresa dos itauneses desde a noite de ontem (29) e a manhã de hoje a chuva cai como forma de bênção, após meses sem essa preciosidade, a chuva que desce sobre a cidade, ameniza o calorão e a poeira do sertão nordestino. Até os animais amanhecem com mais alegria em seus cantos, a satisfação é notória pela alegria expressada através de gestos e seu canto.
Só temos que render Graças a Deus e pedir que essa bênção seja derramada a cada dia mais, para que o sofrimento, principalmente dos animais da agricultura que sofrem com a falta de água.

Obrigado Deus.
Leia Mais ››

Justiça fecha mercado público de João Câmara


A Polícia Militar cumpriu ordem judicial para desocupação e fechamento do Mercado Público de João Câmara, a pedido do Ministério Público, em Ação de Execução de Termo de Ajustamento de Conduta, assinado com o Município em novembro de 2011.
A desocupação foi pacífica, muito embora em decisão de 5 de novembro do corrente ano tenha sido concedido aos locatários o prazo de 20 dias para deixarem o local.
A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, entre o Ministério Público e a gestão municipal de João Câmara, foi motivada por inspeções sanitárias realizadas pela III Ursap, que constataram, dentre outras coisas, condições de higiene precárias, falta de licença sanitária, abastecimento irregular de água, comercialização de carne de origem clandestina, além de bares com visível atividade de prostituição.
No referido título executivo extrajudicial, o gestor municipal comprometeu-se a fechar o atual mercado público e a inaugurar um novo até 31 de maio de 2012, o que efetivamente não ocorreu, apesar das reuniões que buscaram sanar a moral. Em virtude disso, foi interposta ação de execução contra a qual não foram apresentados embargos tempestivos pelo município.
A referida ação busca resguardar a saúde dos consumidores locais e efetivar o compromisso assumido pelo gestor, assinalando prazo para a abertura do novo mercado.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Previsão de chuvas com 40% abaixo do normal gera divergência


Ascom Incra
Previsão do INP e CPTEC é de chuva abaixo da média também em 2013
Asolenidade de assinatura de título de posse aos moradores da comunidade remanescente de quilombo Jatobá na cidade de Patu realizada ontem (22) na sede da comunidade se tornou um marco para os remanescentes de quilombolas no RN.
Com a realização desse evento, a Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Norte dá mais um passo para titular o primeiro território remanescente de quilombo no estado. A solenidade aconteceu na sede da comunidade e contou com o presidente do superintendente do Incra no RN, Valmir Alves. “O ato de imissão de posse de Jatobá torna oficialmente o imóvel como propriedade da União (e, consequentemente, do Incra). Este é o último passo para a entrega do título de reconhecimento de domínio coletivo da terra às 17 famílias moradoras de Jatobá, dentro do processo de regularização fundiária”, destaca Valmir Alves.
Além do superintendente do Incra no Estado, participaram da solenidade procurador federal Adriano Villaça, além de oficiais de justiça, representantes de movimento negro e os moradores da comunidade.
A comunidade de Jatobá, que tem 219 hectares, se definiu como comunidade remanescente de quilombo em 2004. Neste ano, o Incra abriu processo com fins de demarcação e titulação das terras ocupadas pelos seus moradores.
Ainda dentro do processo, foi feito relatório técnico de identificação e delimitação, documento composto pelo relatório antropológico, cadastro das famílias quilombolas, levantamento fundiário da região, planta e memorial descritivo do território.
“O próximo passo agora é enviar o documento para Brasília para que os títulos sejam confeccionados e entregues as 17 famílias”, acrescenta.
A próxima comunidade a receber o título de posse de terra no RN deverá ser a comunidade de Boa Vista dos Negros na cidade de Parelhas.

Diagnóstico tem como referência baixa temperatura no atlântico norte
Conforme o grupo do Inpe, a previsão, divulgada, no último dia 26, através do portal eletrônico do CPTEC, o trabalho foi elaborado em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e centros estaduais de meteorologia.
O posicionamento para diagnóstico toma como referência o aquecimento anômalo das águas superficiais do Atlântico Norte. Esse efeito poderá favorecer o posicionamento mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Atlântico Equatorial, contribuindo para a diminuição das chuvas no norte do Brasil.
Os pesquisadores ressaltam esse fenômeno como principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas sobre o norte da Região Nordeste do Brasil durante os primeiros meses do ano. As temperaturas podem variar entre normal e acima da normal climatológica, como resultado da maior probabilidade de estiagem nesse período.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Começaram ontem (29) as inscrições no vestibular da UERN


Arquivo
Uern vai oferecer 2.602 vagas no PSV 2013
Começa hoje, 30, às 9h, o período de inscrições no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A solicitação de inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet no portal da Uern (www.uern.br) ou no endereço eletrônico da Comperve (www.uern.br/comperve) até as 23h59 do próximo dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (exceto para os candidatos com isenção parcial ou total da taxa). O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pago até o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas.
São ofertadas 2.602 vagas e as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de março de 2013.
O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó e praticamente não tem alterações com relação ao PSV 2012.
A expectativa da Comperve é que 20 mil pessoas se inscrevam no PSV 2013, um mil a menos em relação ao PSV 2012, quando 24 candidatos acabaram se escrevendo e 17 mil participando da seleção.
No PSV 2013 são ofertadas vagas em três cursos que não fizeram parte do programa do ano passado. São 50 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal, e mais 80 nos cursos de Turismo em Areia Branca e História em João Câmara, com 40 vagas cada.
A estudante Graziela Consuelo vai prestar o vestibular para o curso de Ciências Sociais. Ela destaca que vai fazer a sua inscrição logo hoje para evitar esquecimento. “Vou fazer logo para não correr o risco de perder o prazo”, explica.
O diretor da Comperve, Egberto Mesquita, observa que dúvidas com relação ao PSV 2013 podem ser tiradas em contato com a Comperve pelo e-mail comperve@uern.br ou pelos telefones 3315-2153 e 3315-2172.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN mais uma vez é destaque nacional: Em crise política, Natal (RN) vive colapso em saúde, educação e coleta de lixo


A folha de São Paulo na sua página de hoje na internet destaca mais uma vez o Rio Grande do Norte em suas administrações desastrosas. Às vésperas do início da temporada de verão, Natal está em colapso: o lixo se acumula nas ruas, a saúde está em estado de calamidade pública e o ano letivo será suspenso em escolas municipais.

O cenário ocorre em meio ao afastamento da prefeita Micarla de Sousa (PV), que deixou o cargo há um mês por decisão da Justiça, após denúncias de desvios de recursos dos cofres da cidade.

Há acúmulo de lixo em todos os bairros, situação que vem se agravando no decorrer do ano. Na praia de Ponta Negra, onde fica o morro do Careca, um dos cartões-postais da capital potiguar, o lixo permanece amontoado na areia.

As empresas contratadas para fazer a coleta pararam ou reduziram o serviço por atraso no pagamento. A Companhia de Serviços Urbanos de Natal, ligada à administração municipal, tem só neste ano R$ 19,4 milhões em dívidas por gastos de manutenção e limpeza.

SEM AULAS

A rede municipal de educação decidiu interromper suas atividades por tempo indeterminado. Os 15 mil estudantes do sistema devem ficar sem aulas a partir de segunda-feira.

Editoria de Arte/Folhapress
A decisão foi tomada nesta semana pelos diretores das escolas. Entre os problemas apontados estão desde o atraso de três meses no pagamento a servidores até a falta de merenda e de gás de cozinha.

A presidente do sindicato da categoria no Estado, Fátima Cardoso, diz que professores chegam a fazer "vaquinha" para que merendeiras, vigilantes e outros servidores possam pagar o transporte.

A mãe de uma estudante da Escola Municipal Luíz Maranhão Filho, no bairro de

Cidade Nova, está inconformada com a situação.

"Isso prejudica o futuro das crianças, já que o aprendizado fica comprometido", diz Rosângela Carvalho, 44.

Ontem, a 2ª Vara da Infância e da Juventude determinou que a prefeitura repasse R$ 12,7 milhões à Secretaria de Educação do município, para pagamento dos funcionários.

Se a metade não for depositada em 48 horas, todo o valor será bloqueado do caixa geral da prefeitura.

SEM MÉDICOS

Além de problemas na educação, o vice-prefeito Paulinho Freire (PP), que assumiu a prefeitura após o afastamento de Micarla, decretou nesta semana estado de calamidade pública na saúde. A decisão ocorre por causa da falta de profissionais para atendimento em unidades locais.

A dona de casa Lourdes da Silva, 54, que procurava atendimento na manhã de ontem no posto de saúde do bairro Mãe Luiza, disse à reportagem que "a falta de médicos é comum". "Todos já se acostumaram com isso."

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Natal sediará Jogos Sul-Americanos Escolares

Natal_recebe_jogos_escolares_na_Amrica_do_Sul
Em coletiva na manhã de ontem, o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, recebeu a imprensa quando falou sobre a 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão iniciados hoje, 30, às 19h, no Campus da UFRN, em Natal. A entrevista coletiva teve também a presença do secretário Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social, Afonso Barbosa.
Na coletiva, o secretário Joacy Bastos destacou o esforço do RN para captar um evento da magnitude de um Sul-Americano e ressaltou a ação da governadora Rosalba Ciarlini para o sucesso do pleito. Para dimensionar o Sul-Americano, durante seis dias, 2.500 atletas de 12 a 14 anos circularão por Natal pelos ginásios dos principais colégios da capital. Somado a eles, cerca de 1.500 pessoas entre dirigentes, autoridades e familiares dos estudantes também estarão na capital potiguar.
Joacy Bastos disse que a captação do evento para Natal partiu do desejo da governadora Rosalba Ciarlini em tornar o Rio Grande do Norte uma rota dos grandes eventos nacionais e internacionais. Prova disso foi a realização do 1º Meeting de Ginástica Olímpica e do Campeonato Mundial de Basquetebol Master, ambos em 2011. "Com o aval da governadora e o apoio do secretário Nacional, Afonso Barbosa, junto com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, começamos a acreditar que nós poderíamos disputar a realização do evento com Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Aracaju. Com o sentimento de pensar grande, começamos a fortalecer os jogos e temos certeza que eles serão um sucesso de repercussão nacional e internacional", declarou Joacy Bastos.
O secretário Nacional de Esporte, Afonso Barbosa, lembrou que os Jogos Sul-Americanos Escolares são considerados um grande evento, visto que mais de dois mil atletas, de 11 países da América Latina, participarão das disputas até o dia 6 de dezembro. "Estamos prontos para o evento. Todo o esforço necessário para que façamos um grande evento esportivo foi empregado. Será uma grande chance de nos aproximarmos dos nossos vizinhos porque não há um vetor de aproximação tão rico quanto o esporte. Tenho certeza que os jovens de 12 a 14 anos levarão recordações inesquecíveis de amor ao Brasil", finalizou.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Conflito na Síria fecha aeroporto; país bloqueia internet


Combates entre tropas leais ao ditador Bashar Assad e grupos armados rebeldes se intensificaram radicalmente ontem nos arredores de Damasco, levando à ruptura da internet e das telecomunicações em toda a Síria.

A estrada que leva ao aeroporto da capital ficou fechada, e voos foram cancelados.

A situação expõe a força crescente dos insurgentes, que conseguiram cercar Damasco após vitórias militares e políticas e prometem em breve uma ofensiva para tomar o coração do regime.

A queda da internet foi registrada ao redor do meio-dia e confirmada por duas empresas americanas que monitoram o tráfego na rede.

Uma delas, a Renesys, disse que a Síria está desligada por completo da internet, manobra que especialistas avaliam só ser possível por decisão das autoridades, indicando aparente esforço para dificultar ações rebeldes.

Até então, a internet funcionava sem filtros, ao contrário do Irã, que bloqueia milhares de sites ocidentais.

Ativistas dizem que o regime sírio permitia liberdade on-line para identificar e caçar oposicionistas, apoiados por Turquia, monarquias árabes e potências ocidentais.

Mas o governo disse que a rede foi cortada devido à ação de "terroristas", nome do regime para se referir a grupos de oposição. Celulares e linhas fixas também ficaram virtualmente inoperantes.

A queda no sistema de telecomunicações surge num dia marcado pela escalada na guerra que se arrasta há 20 meses e já deixou 40 mil mortes, segundo ativistas.

Confrontos se concentraram ontem a leste e sul da capital, incluindo a área rural por onde passa a via expressa que leva ao aeroporto.

A pista foi fechada devido aos combates, que atingiram um comboio das Nações Unidas e feriram dois soldados austríacos em missão nas colinas do Golã.

Duas das poucas empresas estrangeiras que ainda operam na Síria, Emirates e EgyptAir, cancelaram todos os voos. Um avião da empresa egípcia que vinha do Cairo ainda pousou em Damasco, mas decolou imediatamente.

Um dos últimos aviões a conseguir decolar de Damasco ontem foi o voo RB 373 da Syrian Airlines rumo a Teerã, no qual estava a Folha.

Numa movimentação que evidenciou o nervosismo ambiente, os passageiros foram embarcados às pressas. Em minutos, a porta foi fechada, e as turbinas, ligadas. Pela janela viam-se veículos militares nos descampados de terra ao redor do aeroporto.

DETERIORAÇÃO

A Folha chegara a Damasco na quinta-feira anterior e pôde observar de perto a rápida deterioração da situação ao longo da última semana.

De sua base num pequeno hotel da Cidade Antiga, bairro cristão majoritariamente pró-Assad, o repórter ouviu o barulho das explosões aumentar e se aproximar.

Ao amanhecer da última terça, surgiram os maiores estrondos. Eram atentados com carros-bomba, presumivelmente perpetrados por rebeldes ligados à Al Qaeda, que deixaram 34 mortos num subúrbio. Muitas vítimas eram crianças que iam à escola.

Nos dias seguintes, caças do regime intensificaram seus voos sobre a cidade, em meio a rugidos às vezes seguidos de uma enorme e prolongada explosão indicando um alvo atingido. "Estamos fechando o cerco. Assad já era", disse um dos combatentes.

Apesar dos comércios abertos e da manutenção das aulas, Damasco afunda no medo. O país que até antes da revolta era tido como um dos mais seguros do mundo hoje vive uma onda de sequestros que não poupa nem trabalhadores de baixa renda. Não está claro quem está por trás.

"Nunca cogitei que meu país vivesse isso. Meu coração está partido com o fim da época em que éramos um só povo", disse um morador pró-Assad da Cidade Antiga.

Acuado, o regime encheu a capital de postos de controle e barreiras. O alvo dos insurgentes é o palácio de Assad, enorme complexo construído no alto de um morro que domina a cidade.

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››