RÁDIO CIDADE AO VIVO

sexta-feira, abril 26, 2013

Mãe de acusados de ataque em Boston estava em lista de terroristas, diz agência


Anzor Tsarnaev e Zubeidat Tsarnaeva, pai e mãe dos suspeitos de ataque em Boston, em entrevista coletiva no Daguestão nesta quinta
Zubeidat Tsarnaeva, a mãe dos dois tchetchenos acusados de terem realizado o ataque a bomba à Maratona de Boston, aparecia, ao lado do filho mais velho, em uma lista de potenciais terroristas mantida pelo governo dos EUA, há cerca de um ano e meio. A informação foi dada nesta sexta-feira por duas autoridades à agência de notícias americana Associated Press.

Questionada, a mulher afirmou que as acusações eram mentirosas e que nunca foi relacionada a crimes de terrorismo.

Segundo a agência, a CIA (agência de inteligência americana) pediu em 2011 para que a mãe e Tamerlan, 26, tivessem os nomes incluídos na lista depois de a Rússia ter informado o órgão sobre suspeitas de que os dois tivessem se tornado militantes religiosos.

Cerca de seis meses antes, o FBI (a polícia federal americana) havia investigado e interrogado a mãe e o filho, também a pedido de Moscou. O FBI concluiu que não havia indícios de envolvimento com ações terroristas.

Tamerlan foi morto em um tiroteio com a polícia quando tentava fugir de Boston ao lado do irmão, Dzhokhar Tsarnaev, 19. Esse, por sua vez, levou um tiro no pescoço e permanece internado, em estado grave. Ele foi transferido nesta sexta-feira de um hospital a um hospital penitenciário da região de Boston. Se processado, ele pode ser condenado à morte.

Também nesta sexta, o FBI realizou buscas em um campo situado próximo da Universidade de Dartmouth, em Massachusetts, onde o mais novo estudava.

De acordo com a Associated Press, as autoridades americanas falaram sobre a inclusão dos dois tchetchenos à lista de potenciais terroristas sob condição de anonimato.


EMBOSCADA

No Daguestão, a mãe dos tchetchenos concedeu uma entrevista na qual afirmou que os filhos são inocentes e lamentou ter imigrado para os EUA. "Eu sempre soube que os Estados Unidos nos protegeriam, mas tiraram meus meninos de mim. Tenho certeza de que meus meninos não estão envolvidos em nada", disse.

Zubeidat disse não saber se irá aos EUA, em especial porque é acusada de furto contra uma loja no subúrbio de Boston, em 2011.

O ataque à Maratona de Boston deixou três mortos e 264 feridos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Familiares de vítimas da boate Kiss chegam para vigília em Santa Maria



Familiares de vítimas do incêndio na boate Kiss começaram a chegar no início da noite desta sexta-feira (26) para uma vigília na Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria. O ato marcará três meses da tragédia, que tirou a vida de 241 pessoas.
Segundo a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), são esperadas mais de 200 pessoas. Às 3h20 deste sábado (27), horário estimado do início do incêndio na casa noturna, será feito um minuto de barulho, com oração e palmas. 
As homenagens em memória das vítimas seguirão durante o dia. Por volta das 8h, o “barulhaço” será repetido. Durante a tarde, está prevista uma panfletagem na praça. Às 18h, uma caminhada deve sair do local em direção à Basílica da Medianeira, onde será celebrada uma missa às 20h.
Conforme o presidente da AVTSM, Adherbal Ferreira, o ato tem a finalidade de unir pais que perderam filhos no incêndio. “Será uma integração para todos. Vamos unir pais que não se conhecem em uma reunião básica de conversa e oração. A associação também está voltada à espiritualidade de cada pai, não só à questão da justiça”, diz ele.

Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 241 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco.
O inquérito policial indiciou 16 pessoas criminalmente e responsabilizou outras 12. Já o MP denunciou oito pessoas, sendo quatro por homicídio, duas por fraude processual e duas por falso testemunho. A Justiça aceitou a denúncia. Com isso, os envolvidos no caso viram réus e serão julgados
Veja as conclusões da investigação
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco
- As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo
- O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou
- A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás
- Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas
- A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular
- As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas
- A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída
- Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência
- As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário
- Não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia investiga espancamento de Bernardo em favela carioca


Bernardo treino Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
O apoiador Bernardo tomou um enorme susto na última terça-feira, dia 23. O jogador do Vasco foi sequestrado e agredido por traficantes dentro do Complexo da Maré. O motivo teria sido o seu envolvimento com Dayana Rodrigues, supostamente uma das mulheres de Marcelo Santos das Dores, o Menor P, líder do tráfico no local.
Bernardo e Dayana teriam sido flagrados juntos por bandidos na Favela Salsa e Merengue, e de lá levados para uma casa na Vila do João, onde teriam sido deixados nus, amarrados com fita crepe, torturados com choques elétricos e espancados quase sem consciência.

Inicialmente, a informação do delegado destacado para o caso era de que Dayana levou sete tiros nas pernas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, porém, foram dois disparos apenas: um no joelho direito, e outro no pé esquerdo. Após ser libertada, Dayana foi atendida no Hospital Santa Maria Madalena, na Ilha do Governador. De lá seguiu para o Hospital Souza Aguiar, onde permaneceu até esta quinta-feira e passou por duas pequenas cirurgias. O caso foi registrado na 37ª DP (Ilha do Governador) sob o registro de ocorrência 037-02705/2013 e está sendo investigado pela 21ª Delegacia Policial (Bonsucesso).

Bernardo informou o Vasco sobre o crime também nesta quinta. O diretor Renê Simões confirmou que conversou com o atleta por telefone.
- Falei com o Bernardo há pouco tempo, e a nossa prioridade é dar apoio total ao jogador. Claro que o Vasco não quer ver seu nome envolvido em qualquer coisa que não seja da esfera desportiva. Mas entende que o atleta deve receber suporte do clube em qualquer situação, enquanto os procedimentos legais são tomados - disse.
A polícia recebeu a informação de que Bernardo estaria acompanhado de dois outros jogadores - um de um time carioca, e o outro de um time paulista, ambos criados na Maré. Um deles teria "salvado" Bernardo, argumentando com os traficantes que, se o jogador morresse, "a favela teria UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no dia seguinte". Os nomes apurados até agora são os de Wellington Silva, do Flu, e Charles, do Palmeiras, que já negaram a participação no incidente, em contato com o GLOBOESPORTE.COM.

Bernardo está em recuperação de uma lesão no joelho e tem cirurgia marcada para o dia 1º de maio. A previsão é de que ele só retorne aos gramados perto do fim do Campeonato Brasileiro. René Simões não quis antecipar se o episódio ocorrido fora de campo pode resultar em multa disciplinar ao jogador, que tem contrato com o Vasco até 2015.
- Uma coisa é o contrato de trabalho CLT, a outra é o contrato de imagem, que no caso do Bernardo não existe. Primeiro é preciso pensar no lado humano, e depois, no jurídico. Como tomamos conhecimento hoje, ainda não conversei com os advogados do clube - explicou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeita de São Francisco do Oeste deverá ser acionada na justiça por descumprir Lei Federal do Piso Salarial dos professores.


Difícil encontrar uma explicação convincente para o fato da Prefeita de São Francisco do Oeste, Gildene Barreto (PTB), não ter implantado ainda no município o Piso Nacional dos Professores, já que desde 16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei 11.738 que garante aos profissionais da educação uma remuneração mais adequada.

Além disso, de acordo com o art. 6º da referida lei, os entes federados tiveram até 31 de dezembro de 2009 para adequarem os planos de carreira da categoria ao piso nacional. Por isso, não há que se falar, em nenhuma hipótese, de incompatibilidade do piso nacional com as políticas locais de remuneração. Basta cumprir a lei e caso encerrado!


Só que, segundo informações, a Chefe do Executivo não só vem ignorando esse direito dos educadores adquirido por lei, mas como também descartando qualquer possibilidade de diálogo que vise acelerar o processo de implantação do piso na rede municipal de ensino, sinalizando uma vergonhosa falta de compromisso com a educação do município.

Só para ratificar ainda mais essa tese, na tarde desta quinta-feira (25), foi realizada uma audiência pública na sede do Poder Legislativo de São Francisco do Oeste com a presença de educadores, representantes de sindicatos, vereadores e integrantes da sociedade oestense, para tratar do assunto de claríssimo interesse coletivo, contudo, Gildene Barreto não "deu as caras" no evento que, diga-se de passagem, poderia ter sido bastante aproveitado pela Prefeita para apresentar as razões do Poder Executivo estar descumprindo uma Lei Federal em plena vigência.

O mais curioso nessa história toda é que nem mesmo o Vice-prefeito, Leidimar Morais (DEM), e o Chefe do Gabinete Civil, Aldair Neto (ambos professores da rede municipal), compareceram a audiência pública, num escancarado sinal de cumplicidade para com a postura da Chefe do Executivo.

Eurian Leite, Diretor da FETAM/RN, disse que o piso salarial de São Francisco do Oeste não está "maduro", já está é "podre"!


Mesmo assim, coube aos que se fizeram presentes desmistificarem qualquer linha de raciocínio contrária à reivindicação dos professores.

"É inadmissível que no ano de 2013, ainda estejamos discutindo implantação de piso salarial em um município. Piso salarial para professor é igual a salário mínimo pra trabalhador, não precisa ser discutido, precisa ser pago, pois o STF assegurou que é constitucional, e é Lei, e sendo lei deve ser cumprida. O piso salarial de São Francisco do Oeste não está maduro, já está é podre", disse Eurian Leite, Diretor da FETAM/RN.

Durante o momento em que a palavra esteve facultada aos professores, um educador não identificado pela nossa reportagem desabafou: "O último aumento salarial que o executivo nos deu foi em outubro de 2011, porém, no mesmo momento retirou as gratificações de títulos que é um direito nosso adquirido, ou seja, deu com uma mão e tirou com a outra".

Pelo que fomos informados, a vergonhosa inércia do Poder Executivo para implantar o piso salarial dos professores teria esgotado as vias do diálogo, obrigando os educadores a estudarem a possibilidade de ingressarem nos próximos dias com ações judiciais para obrigar a gestora a obedecer a legislação no que tange ao assunto em tela.

Agora, resta-nos aguardamos os desdobramentos desta batalha: Prefeita versus Professores.

Meu Deus... Que país é esse?!

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

VEICULO CORSA DE ASSU CAPOTA NA RN-118


Na manhã de hoje por volta das 11h45hs um veiculo tipo corsa e de placas HYB – 8834 de Assú perdeu o controle e virou na estrada que liga Alto do Rodrigues a Pendências .
No veiculo viajava dois jovens por nome de Rodrigo e Daniel, Segundo informações do Sd Moisés, Rodrigo de 15 anos quebrou o fêmur e foi encaminhado para o Hospital Regional. 
Já o condutor por nome de Daniel teve apenas  ferimentos leves e está na delegacia  prestando esclarecimento sobre o acidente ocorrido.



Reprodução Cidade News Itaú vai Falando Irreverente.
Leia Mais ››

TJ manda coletar provas contra Carlos Eduardo


micarla carlos
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte recebeu a queixa-crime da ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, contra o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) por crimes de calúnia, injúria e difamação.

Em decisão do último dia 24, o desembargador-relator Amílcar Maia proferiu despacho, negando a absolvição sumária de Carlos Eduardo – que ocorre quando a Justiça vê, logo no início do processo, que o réu é inocente – a mandou a 7ª Vara Criminal de Natal, lugar original do processo, proceder à instrução processual.

A ação de Micarla contra Carlos Eduardo prossegue, segundo Amilcar Maia, porque “restou infrutífera a audiência de conciliação e, apresentada a defesa prévia pelo querelado (Carlos Eduardo), foi afastada a possibilidade de absolvição sumária”, explica no despacho publicado nesta quinta-feira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cão é covardemente espancado com um peço de concreto até a morte na cidade de Jardim de Piranhas


Um cachorro foi agredido com um barrote de cimento (foto) na manhã desta quarta feira (24) por um homem que até o momento foi identificado apenas pelo nome de Manoel. 
Segundo o relato de alguns moradores da Rua Francisco Eloi de Souza, no bairro Novo Jardim este homem teria agredido sem motivos este cão que estava perambulando pela rua.
As imagens mostram o cão agredido agonizando em seus prováveis últimos minutos de vida, mostra também o barrote que foi usado para matar o cachorro. Quando a reportagem da Vale FM chegou ao local o cão estava sendo cuidado por populares que estavam no local, mas nada mais poderia ser feito pelo animal. 
A policia militar foi acionada ouviu relatos dos moradores e foi em busca do acusado que é conhecido por Manoel, ele trabalha na secretaria municipal de obras prendendo animais pelas ruas de Jardim de Piranhas. Manoel foi ouvido na delegacia de policia civil e segundo relato de alguns policiais ele disse que tentou matar o cão por que os vizinhos que pediram.




Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Mais um roubo aos Correios, desta vez no Alto do Rodrigues


Bandidos assaltaram a agência dos Correios da cidade do Alto do Rodrigues. Segundo informações da Polícia Militar, os assaltantes rederam os funcionários e ainda espancara um deles e em seguida os bandidos fugiram com destino incerto. Policiais Militares estão tentando localizar os marginais e as investigações ficarão por conta da Polícia Federal.

Reprodução Cidade News Itaú via GTO Assú
Leia Mais ››

UM ELEMENTO ARMADO ASSALTOU AGÊNCIA DOS CORREIOS DE JANDUIS


Sozinho, um rapaz ainda não identificado pela policia, assaltou a agência dos Correios de Janduís, na manhã dessa sexta-feira (26). De acordo com informações colhidas junto a policia militar, o assalto aconteceu por volta das 10h30min. Um elemento sozinho e armado chegou na frente da agência numa motocicleta desceu e  adentrou ao estabelecimento anunciando o assalto. O montante em dinheiro levado na ação criminosa não foi divulgado pela agência. Policiais militares da região estão realizando diligencias na tentativa de localizar o elemento que fugiu com destino ignorado, de acordo com a Polícia, a maior dificuldade é a falta de informação.  Qualquer denuncia sobre o paradeiro do criminoso deve ser repassadas para o 190 da PM, anonimato garantido.

Reprodução Cidade News Itaú via O Carinha da Net
Leia Mais ››

Bandidos humilham PM e a cúpula da Segurança se cala


Em outro lugar do Brasil ou do mundo, a esta hoje já teríamos uma resposta, uma justificativa. Até mesmo a cabeça de alguém já teria rolado.

Autoridades da área da Segurança já teriam marcado uma entrevista coletiva, em que se apresentariam sob semblantes graves, preocupados e constrangidos, tentando explicar o que aconteceu.

Num país sério, já teríamos ao menos a velha nota oficial, para fazer uma média.

Mas no RN, não.

Na noite de ontem a casa de um policial militar foi invadida por quatro homens. O soldado estava de serviço e na casa estavam a esposa e uma filha de um ano e oito meses. Agrediram a mulher, destruiram o quarto do bebê. Rasgaram uma farda do PM e as paredes da casa foram riscadas.

Na semana passada três policiais militares sofreram atentados, um acabou morto.

E ninguém da cúpula da Segurança dá um pio. O secretário Aldair da Rocha e de rocha permanece silente, ensurdecedoramente.

Pedi à produção do Patrulha da Cidade que perturbasse hoje atrás de uma palavra de alguém importante da Sesed. Quero ver se vão continuar calados, se teremos hoje somente o cacete que a gente vai dar no ar. Veremos.

Reprodução Cidade News Itaú via Jacson Damasceno
Leia Mais ››

JUCURUTU: Homem foi esfaqueado por desafeto na noite desta quinta


Na noite desta quinta-feira, 25, um homem identificado por ANTÔNIO GEOVANI SABINO DA SILVA, 42 ANOS, natural de Umarizal, dormia em baixo da antiga “Barraca de João”, no Rio Piranhas, em Jucurutu, quando foi surpreendido por um desafeto de nome JOÃO PAULO DA SILVA, VULGO “GALEGUINHO”, 20 ANOS, natural de Jucurutu, o qual desferiu golpes de faca contra ele.
A vítima foi atingida duas vezes, na boca e barriga, mas conseguiu se livrar da morte, fugindo do acusado. A Polícia Militar foi chamada ao local, e fez o socorro da vítima para o Hospital, onde a mesma foi atendida e não corre risco de vida.
Galeguinho se apresentou à Polícia hoje pela manhã e aguarda a chegada do Delegado para que sejam feitos os procedimentos necessários. O Galeguinho informou aos Policiais Militares, que a tentativa contra Antônio Geovani se deu pelo motivo da vítima tê-lo agredido há alguns dias.

Reprodução Cidade News Itaú via PM Jucurutu
Leia Mais ››

Jovem portando crack é preso ao tentar fugir de blitz do do 2º DPRE.


Alex Seven Siqueira de Souza,19 anos de idade,residente no Abolição IV em Mossoró,foi detido depois de tentar fugir de uma Blitz do esquadrão Águia do 2º DPRE. O Jovem trafegava em uma moto biz,quando se deparou com a blitz que estava sendo realizada no prologamento da Avenida Rio Branco próximo ao Motel raiz e tentou fugir,mas foi segurado pelos PMs. Na revista de praxe,os policiais encontraram com o jovem, três pedras grandes de crack. Ele foi levado à Delegacia de Norcóticos -DENARC,onde foi apresentado ao delegado Rafael Arraes. Alex estava com dois aparelhos de celulares e depois de ser ouvido confessou que um dos celulares era proviniente de roubo. Quanto a droga,o mesmo disse que era para seu consumo.




Reprodução Cidade News Itaú via Alcivan Villar
Leia Mais ››

CAPOTAMENTO NA BR-304 PRÓXIMO A BASE DA PETROBRÁS.



O motorista de um veículo tipo Fox de cor preta, perdeu o controle da direção depois que um dos pneus do seu carro estourou, e capotou seu veículo na BR-304, próximo a base da Petrobrás, no sentido Base/Bom Jesus. Apesar da gravidade o condutor saiu do carro ileso sem nenhum arranhão.


Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora/Foto Aline Ferreira
Leia Mais ››

Exclusivo: Policiais militares presos por homicídio falam em armação


Foto: Reprodução
 “Estou sendo perseguido e tenho certeza que a delegada Sheila não investigou com clareza”. Essa declaração é do policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, preso na semana passada, pela Força Tarefa da Sesed, suspeito de um homicídio. Assim como ele, o também policial Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes foi preso apontado como autor de um assassinato. Os dois concederam entrevista exclusiva ao Portal BO, nesta sexta-feira (26), e se dizem vítimas de uma armação.

De acordo com os dois policiais reformados, eles não têm nenhuma relação com a morte de Jackson Michael da Silva Soares, assassinado a tiros na zona rural de Afonso Bezerra, no dia 23 de março. Jackson, inclusive, respondia a processo sendo acusado de matar o policial militar J. Fernandes, em 2010.

Wendel e Rosivaldo quebraram o silêncio e dizem que estão sendo vítima de perseguição, pois não existem provas que nem mesmo os coloquem na cena do crime contra o jovem Jackson. Além disso, os dois policiais militares criticam as investigações feitas pela Polícia Civil e afirmam que várias testemunhas comprovam que eles estavam em Natal, no horário em que o rapaz foi assassinado.

Atualmente, os dois policiais militares estão presos no Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta. A direção da unidade informou que Wendel Cortez e Rosivaldo Azevedo não tem nenhum contato com outros presos comuns, no entanto, a situação alerta é constante. Ainda na entrevista, o policial Wendel Cortez nega que tenha ameaçado matar o promotor Wendell Beethoven.

Veja entrevista exclusiva:


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Operação Fotossíntese: Polícia Civil deflagra ação de combate ao tráfico


Fotos: Divulgação / Polícia Civil
 Policiais civis da Delegacia de Narcóticos (Denarc) com o apoio da Polícia Militar deflagraram nas primeiras horas dessa sexta-feira (26), no bairro de Nova Descoberta, uma operação batizada de “Fotossíntese” com o objetivo de cumprir 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Os detalhes da ação foram divulgados nessa manhã durante coletiva de imprensa realizada na Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol).

De acordo com o delegado Ulisses de Souza, quatro pessoas foram presas em flagrante e uma adolescente apreendida portando drogas. Ao todo foram apreendidas cerca de duzentas pedras de crack, certa quantidade de maconha ainda a ser contabilizada pela polícia, além de balança de precisão e outros objetos. Com a menor foram apreendidas 80 pedras de crack que estavam escondidas dentro de sua genitália.

O delegado titular da Denarc explicou que a Operação foi desencadeada a partir de denúncias anônimas. “Fizemos um trabalho de campo durante 15 dias onde verificamos a veracidade das denúncias e após isso solicitamos os mandados de busca e apreensão junto a 9ª Vara Criminal de Natal”, relatou Ulisses de Souza.

Ainda segundo o delegado foram presos os principais alvos da operação, que são: Kássia Kelly Lopes de Oliveira, 22 anos, cujo marido Thales David Santos de Lima está preso há cerca de um ano por tráfico de drogas; Francisca Lopes de Lima, 40 anos; Arildo de Souza Duarte, 36 anos, que já tem passagem na polícia por porte ilegal de armas; Carla Regina da Silva Leite, 29 anos.

Também foi preso Jailson Lopes dos Santos, 25 anos, que não faz parte da operação, mas no momento em que foi abordado descobriu-se que ele era foragido do regime semi-aberto onde cumpria pena por assalto. Os mandados foram cumpridos na Rua Claudionor de Andrade e na Travessa Claudinor Figueireido, ambas no bairro Nova Descoberta.

Para o Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, a ação é uma resposta às reividincações dos moradores da localidade. “No sábado passado nos reunimos com o Conselho Comunitário daquele bairro, vimos portanto a necessidade de realizarmos ações repressivas e nos comprometemos em colocar a Polícia Civil na rua, porisso iremos fazer operações constantes para tirar de circulação traficantes, homicidas e outros criminosos daquele local”, ressaltou.

O Delegado Geral destacou também a importância de a população denunciar crimes. “É muito importante que o cidadão denuncie os crimes para que possa subsidiar o trabalho da polícia”, disse.

Comandaram a Operação Fotossíntese os delegados Ulisses Souza e Márcio Lemos, que contou com a participação de 80 policiais civis, quatro policiais militares, além de cães farejadores da PM. O telefone da Denarc para denúncias é o (84) 3232- 1554.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PF deflagra Operação Absconso em Natal


Foto: Divulgação / PF
 A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 26 de abril, a Operação “Absconso” com o objetivo de colher provas contra suposta remessa ilegal de dinheiro para o exterior. Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, em residências e em um hotel da capital.

A investigação teve início com o chamado “CASO BANESTADO” que detectou movimentações irregulares de valores para exterior por meio de doleiros. Em Natal, existe a suspeita de que os cinco investigados mantém recursos ocultos no exterior, não declarados ao Banco Central e Receita Federal.

Comprovado o crime financeiro serão atribuídos aos suspeitos delito previsto no art. 22, parágrafo único, da Lei 7.492/86, cuja pena varia de 2 a 6 anos de reclusão. A Polícia Federal utilizou 24 policiais na operação.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Capitão da PM é vítima de atentado e tem carro crivado de balas


Um capitão da Polícia Militar foi vítima de um atendado, na madrugada desta sexta-feira (26), na rua Pirilampo, no Parque dos Coqueiros, zona Norte de Natal. Pelo menos três homens armados foram até a casa do capitão Silva, por volta das 2h, e efetuaram vários disparos contra o carro dele que estava na garagem.

Em entrevista ao Portal BO, o capitão Silva disse que estava dormindo e acordou assustado com a sequência de tiros. "Foi tudo muito rápido. Eles atiraram pelas grades, deixando meu carro todo furado. Quando sai pra ver o que estava acontecendo, eles já tinham fugido", relatou o oficial da PM.

O carro do capitão é um Fiesta e foi atingido,  de acordo com ele, por dez tiros. Questionado sobre o que poderia ter provocado o atentado, o capitão Silva disse que ele trabalha no 4º Batalhão e muitos criminosos da zona Norte acabam marcando os policiais e até sabem onde moram.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Homem é assassinado e quase decapitado no bairro do Planalto


Foto: Sérgio Costa
Um homem ainda não identificado foi assassinado de maneira violenta, na noite desta quinta-feira (25), no bairro do Planalto. A vítima foi atingida por um tiro nas costas, no entanto, recebeu um golpe de algum objeto cortante no pescoço e quase foi decapitado. Essa morte foi a sexta da noite de ontem na Grande Natal.

Ela aconteceu por volta das 21h, quando moradores da rua Maranata ouviram três disparos de arma de fogo. Eles acionaram policiais militares do 9º Batalhão que foram ao local e acabaram encontrando a vítima caída em via pública.

Os peritos do Instituto-Técnico Científico de Polícia também estiveram no local. Apesar de os moradores terem ouvido três tiros, a vítima foi atingida apenas por um disparo nas costas. Por outro lado, os peritos informaram que o homem praticamente foi decapitado, tendo um grande corte no pescoço.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Bandidos invadem casa e matam homem com tiro de 12 na frente da família



Três homens encapuzados e armados invadiram uma casa, na noite desta quinta-feira (25), e mataram um homem, na cidade de Nísia Floresta. O crime foi realizado na frente da família de Paulo Francisco do Nascimento, de 31 anos. Ele foi executado com um único tiro de espingarda calibre 12 na cabeça.


 
De acordo com informações repassadas por testemunhas para o soldado Estevam, da Polícia Militar de Nísia Floresta, os assassinos chegaram e saíram a pé no local do crime. A casa da vitima fica localizada no bairro Mazapas, zona rural de Nísia Floresta.

O soldado Estevam relatou ainda que foi informado que Paulo Francisco já esteve preso há alguns anos, por suspeita de estupro, no entanto, não se sabe se isso teria relação com a morte dele.

A esposa da vítima, Joelma Freire, não quis falar muito sobre a morte do companheiro, mas contou ao Portal BO que não sabe o que pode ter motivado o homicídio, pois o marido não vinha recebendo ameaças e também não tinha nenhum tipo de envolvimento com drogas.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Quatro homens sofrem atentado e dois morrem em bar de Cidade Nova


 

 
Três homens que estavam bebendo em um bar de Cidade Nova, zona Oeste de Natal, foram vítimas de um atentado, na noite desta quinta-feira (25). Duas das pessoas, entre elas um aposentado de 66 anos que caminhava na rua, morreram no local, um terceiro foi socorrido em estado grave e o quarto foi baleado de raspão no braço.

Informações repassadas ao Portal BO pelo tenente Vagner, oficial de serviço do 9º Batalhão da Polícia Militar, dão conta que os bandidos chegaram ao Bar do Geraldo, na avenida Central, em uma moto preta. Os dois criminosos estavam armados e o que estava na garupa da moto sacou uma pistola e começou a atirar várias vezes.

O crime aconteceu por volta das 21h e provocou grande tumulto no bar. Após efetuarem os disparos, os dois criminosos fugiram com destino ignorado. Um dos mortos no local foi identificado como o aposentado Cícero Aprígio Luiz, de 66 anos. Ele ia passando na rua em direção ao trabalho e acabou sendo baleado e morto.

O segundo que morreu no local foi identificado como Bruno Ferreira Gomes, de 20 anos. Ainda de acordo com o oficial da PM, uma das vítimas socorridas após o atentado acabou não resistindo a gravidade dos ferimentos e morreu no hospital. Já o atingido no braço passa bem.



Imagem forte
Clique aqui para visualizar.



Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Dois jovens são executados em Parnamirim



Um duplo homicídio foi registrado na cidade de Parnamirim, na noite desta quinta-feira (25). Dois jovens foram mortos com vários tidos, na rua Eronildes Xavier, no bairro de Rosa dos Ventos. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos estavam armados com pistolas e fugiram sem serem identificados.

João Paulo foi uma das vítimas
 
As duas vítimas, identificados como João Paulo Rodrigues Valdevino, de 21 anos, e Josenilson, estavam em duas bicicletas, em frente ao bar Espeto do Ceará. Já os bandidos que os seguiram estariam em um veículo de cor prata. O modelo do carro, no entanto, não foi identificado. Segundo o sargento Clodoaldo, do 3º BPM, os assassinos já se aproximaram dos jovens atirando.

Cada um dos rapazes foi atingido por mais de cinco tiros. No local do crime, a polícia encontrou várias cápsulas de pistola calibre 380. Testemunhas contaram que um dos jovens mortos, João Paulo, era músico e tocava no bar Espeto do Ceará. O segundo morto não foi idenficado oficialmente.

No entanto, de acordo com o pai de João Paulo, que esteve na cena do crime, o jovem Josenilson morava vizinho ao filho dele. O senhor Francisco Valdivino também destacou que o filho era trabalhador e desconhecia qualquer envolvimento com crimes.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Jovem pega corrida em Natal e toma o carro de assalto em Mossoró


Policiais de uma viatura de radio patrulha prenderam na manhã de sexta feira 26 de Abril de 2013, um jovem acusado de praticar um assalto na ultima quarta feira em Mossoró.

Weverton Cleydson Fernandes de Oliveira, “Vertinho” de 30 anos de idade, residente no Abolição I em Mossoró foi detido dentro de um salão de beleza, quando se preparava para cortar o cabelo.

Entenda a ocorrência:

Na ultima quarta feira 24, Vertinho pegou uma corrida em Natal e quando chegou em Mossoró, tomou o carro de assalto, um Astra de cor prata de placas MZL 3547 e repassou o veiculo para um vendedor de carros no Alto da Conceição. Segundo informações o veiculo foi vendido pela importância de 4 mil reais.

Na manhã de hoje, o veiculo foi localizado e conduzido para a Delegacia de Furtos e Roubos, juntamente com o comprador, que apresentou a documentação de compra do carro. O comprador, conhecia Vertinho e sabia onde encontrar o mesmo. Ele até ajudou os militares a localizá-lo.

Vertinho foi conduzido para a delegacia e disse não entender o por que ter tomado o carro do motorista. Ele disse que não tinha dinheiro para pagar a corrida e que a arma utilizada para praticar o assalto, tinha comprado na feira do Alecrim em Natal. Vertinho disse ainda que nunca teve envolvimento com ocorrências policiais, mas segundo informações, o mesmo já foi interno de uma clinica para recuperação de drogado, na Serra do Mel e tornou-se um dos administradores da clinica.

O bolo foi conduzido pela policia militar para a Especializada de Furtos e Roubos e apresentado ao Bacharel Luiz Fernando.

Segundo os responsáveis pela operação, Sd's Moacir, Celiton e Monteiro, os acusados não ofereceram a resistência a prisão.



Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

POLÍCIA CIVIL DE ASSU PRENDE PELA SEGUNDA VEZ INDIVÍDUO SUSPEITO DE HOMICÍDIO.


Na manhã de quinta feira, 25 de abril de 2013, uma equipe da Polícia Civil de Assu, sob o comando do Delegado Emerson Valente, cumpriu mandado de prisão preventiva, tirando de circulação a pessoa de DAMIÃO CAMPOS DA SILVA, conhecido por COBRA, residente no Bairro Dom Elizeu, Assu. O Cobra na DP de Assu COBRA é suspeito de ter juntamente com FRANCISCO FERNANDES NETO, popularmente conhecimento como “CATATAU”, assassinado a pessoa de GENILSON CLEMENTINO DA ROCHA, no dia 26/06/2012, no Bairro Parati 2000, tendo sido preso anteriormente por este crime, em agosto do ano passado, após a deflagração da OPERAÇÃO JELLYSTONE, porém foi posto em liberdade algum tempo depois. Contudo segundo apurado pelos investigadores da Delegacia de Assu, COBRA estaria ameaçando testemunhas do processo a qual responde pelo homicídio de GENILSON, fazendo com que as mesmas mentissem durante seus depoimentos em Juízo, o que fez com que sua prisão fosse novamente decretada. Agora o suspeito deverá aguardar o processo preso até o seu julgamento pelo Tribunal do Júri da Comarca de Assu. 

Reprodução Cidade News Itaú via Delegacia de Polícia Civil de Assu.
Leia Mais ››

Avião cai em avenida de Belém e deixa dois mortos e cinco feridos


Avião cai em via de acesso ao aeroporto de Belém (PA); veja esta e outras imagens do dia
Duas pessoas morreram e cinco ficaram gravemente feridas na queda de um avião de pequeno porte da empresa Brabo Táxi Aéreo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião teve problemas e tentou um pouso forçado por volta das 9h20 desta sexta-feira (26), na avenida Júlio César, uma das mais movimentadas de Belém e acesso ao aeroporto da região.

Segundo os bombeiros, o acidente ocorreu próximo ao elevado Daniel Berg, a menos de 1 km do quartel do Corpo de Bombeiros. Não houve explosão. As primeiras informações dão conta de que morreram o piloto e uma mulher de aproximadamente 60 anos.

Cinco pessoas foram socorridas com vida, com ferimentos graves, e levadas para o Hospital Metropolitano. Por conta do acidente, o trânsito no local está parcialmente interrompido. Ainda não há informações sobre o que teria acarretado o acidente.

Segundo a Infraero, a aeronave que caiu era modelo Caravan 210 e estava com pouso previsto para às 9h14 no aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, em Belém, e não teria feito contato para informar sobre problemas. A aeronave partiu da Fazenda Santo Ambrósio, em Chaves, na Ilha de Marajó com sete pessoas a bordo.

A reportagem do UOL ligou para o escritório do grupop Brabo Táxi Aéreo, em Belém, mas as ligações não foram atendidas. Segundo o site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a empresa está legalizada e tem autorização para fretamento de aeronaves até 11 de julho.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Venda global de smartphones supera pela primeira vez a de celulares simples


A venda global de smartphones (telefones inteligentes) superou pela primeira a venda de celulares simples (ou "feature phones") no primeiro trimestre de 2013, segundo divulgou nesta quinta-feira (25) a consultoria IDC. Foram comercializados no período 216,2 milhões de smartphones, valor que corresponde a 51,6% dos telefones celulares vendidos durante o período (total de 418,6 milhões). 

Em comparação com o primeiro trimestre de 2012, as vendas do mercado subiram 4%. Se considerados apenas os smartphones, no entanto, esse crescimento foi de 41,6% no período de um ano. Em relação ao último trimestre de 2012 (227,8 milhões), a venda de telefones inteligentes caiu 5,1%.

O estudo não especifica quais os principais fabricantes de smartphones (sabe-se que a Samsung vem em primeiro lugar, seguida da Apple). No ranking geral, as empresas com maior participação de mercado são: Samsung (27,5% no primeiro trimestre), Nokia (14,8%), Apple (8,9%), LG (3,7%) e ZTE (3,2%). As demais ficam com 41,9%.

O analista Ramon Llamas, da IDC, destaca a presença cada vez mais forte de fabricantes chineses: "Há um ano, era comum ver Nokia, Blackberry [então Research in Motion] e HTC nas cinco primeiras posições. Enquanto essas empresas passam por várias transformações, os chineses fizeram progressos significativos na conquista de usuários com seus smartphones Android".

Entre os destaques do levantamento está o fato de a Samsung ter comercializado no primeiro trimestre mais smartphones do que a soma dos quatro principais concorrentes (70,7 milhões de unidades, contra 37,4 milhões da Apple). A fabricante do iPhone, por sua vez, apresentou crescimento de 6,6% no período de um ano (a última vez que a porcentagem subiu dois dígitos foi no terceiro trimestre de 2009, antes do lançamento do iPhone 4). Já a LG voltou para o ranking das cinco mais, após ficar dois trimestres de fora. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia identifica dois suspeitos de queimar e matar dentista na Grande SP



A Polícia Civil de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, identificou dois dos suspeitos de matar ontem (25) a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, 46. Ela foi queimada viva dentro de seu consultório.

De acordo com informações da Rede Globo, Jonathan Cassiano Araújo é o suspeito que aparece nas imagens divulgadas pela polícia fazendo o saque com o cartão da vítima em uma loja de conveniência.

Um vizinho de Araújo, que morou no mesmo prédio dele em Diadema (ABC), o reconheceu pelas imagens e avisou a polícia. Os policiais conseguiram localizar o novo endereço do suspeito e encontraram a mãe dele no local, que também confirmou que é Araújo quem aparece na câmera do estabelecimento.

Em seu depoimento à polícia no 2º DP de São Bernardo, ela teria dito que o filho usou o seu carro na tarde de ontem e depois desapareceu.

Cerca de 30 policiais fazem buscas pelo suspeito. Um outro criminoso foi identificado apenas como Roberto e também é procurado pela polícia.

A polícia ouviu também um adolescente na condição de testemunha.

Pelo menos três criminosos invadiram o consultório da dentista, na rua Copacabana, no Jardim Anchieta, por volta das 12h20 de ontem, e anunciaram o assalto. O grupo então pegou seu cartão bancário e foi até a loja para fazer o saque.

De acordo com a polícia, os bandidos ficaram bravos e atearam fogo no corpo da vítima porque só conseguiram roubar R$ 30.

A polícia trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido cometido por quatro pessoas. Uma pessoa que estava próxima ao local do crime relatou ter visto os suspeitos fugirem em um Audi A3 preto com os vidros filmados.

Ela disse que um motorista parou o carro na contramão da rua onde fica o consultório, quando três pessoas entraram no veículo e saíram rapidamente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mesmo em Paris, Thiago Silva sente vaias a Neymar e critica torcida mineira


Thiago Silva saiu em defesa do amigo Neymar, criticado durante amistoso contra o Chile no Mineirão
Embora não tenha entrado em campo pela seleção brasileira no empate em 2 a 2 com o Chile, em Belo Horizonte, na última quarta-feira, o zagueiro Thiago Silva diz ter se sentido atingido pelas vaias destinadas à equipe que jogou no Mineirão.

Em entrevista ao UOL Esporte no centro de treinamento do Paris Saint-Germain, nos arredores da capital francesa, o capitão da seleção criticou a postura dos torcedores, em especial os ataques a Neymar.

"É muito triste que um dos maiores jogadores do futebol brasileiro nos últimos tempos seja vaiado e chamado de pipoqueiro por nossa própria torcida. Isso me deixa muito chateado, pois sei bem o como é difícil para um jogador chegar até a seleção'', afirmou o zagueiro, que não participou do amistoso, para o qual Luiz Felipe Scolari convocou apenas jogadores atuando no Brasil.

>>> Torcida mineira não perdoa Galvão e Neymar

Em sua mais recente partida pela seleção, o empate em 1 a 1 com a Rússia em Londres, Thiago pedira aos torcedores um pouco mais de paciência com o time durante os jogos em casa, sugerindo até que as vaias fossem guardadas para o final das partidas. Ainda que mantivesse o tom diplomático, o jogador não escondeu seu desconforto com as cenas de Belo Horizonte e disse que vai conversar com Neymar sobre o ocorrido.

"Estou deixando ele esfriar a cabeça para a gente poder conversar com mais calma, mas vou tentar tranquilizá-lo. O Neymar, assim como todos os jogadores que vestem a camisa da seleção, estão tentando fazer o seu melhor. O torcedor precisa entender um pouco mais isso. Nem todo jogador reage bem às vaias, tem gente que pega as coisas de um jeito diferente", explicou o zagueiro, que tem no atacante do Santos um dos seus melhores amigos no grupo.

Thiago, que também veste a braçadeira de capitão do Paris St. Germain, criticou também a "contaminação" de um jogo da seleção pelas rivalidades locais mineiras. Numa alusão às vaias recebidas pelos colegas de posição Réver e Dedé, que atuam por Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente, o zagueiro se disse incrédulo com as manifestações.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dirigente do Vasco diz que Bernardo está bem após espancamento em favela


Segundo o Vasco, Bernardo passa bem após ter sido espancado em uma favela
O Vasco se manifestou oficialmente nesta sexta-feira sobre o episódio envolvendo o espancamento do meia Bernardo em uma comunidade do Rio de Janeiro na madrugada da última segunda-feira. Cristiano Koehler, diretor geral do clube, afirmou que o jogador está bem fisicamente e assegurou apoio até o esclarecimento definitivo do caso.

“Ele não está machucado e estamos dando todo o apoio e suporte necessários. Tomamos ciência do acontecimento ontem [quinta-feira] e vamos falar mais sobre o caso no momento certo. O René Simões [diretor de futebol] conversou com o Bernardo. É uma situação delicada e precisamos tomar cuidado com o lado psicológico do atleta por tudo o que já foi comentado”, afirmou ao UOL Esporte.

Segundo a polícia, o episódio teve tons dramáticos. O meia do Vasco foi amarrado, torturado e atingido por socos e pontapés. Ele teria se relacionado com a mulher de um dos líderes do tráfico na comunidade da Maré. O traficante seria Marcelo Santos das Dores, conhecido como Menor P. A mulher que se relacionou com Bernardo é Dayana Rodrigues, uma das namoradas do bandido.

De acordo com informações da polícia, Bernardo foi salvo pelo lateral Wellington Silva, do Fluminense. Ele pediu aos traficantes para que não matassem o companheiro, alegando que a retaliação poderia seria pior, visto que o local ainda não conta com uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Wellington Silva foi criado na favela na qual tudo aconteceu.

Os dois jogadores estavam de folga. Questionado sobre uma possível punição ao meia Bernardo, Cristiano Koehler deixou claro que o Vasco vai analisar o caso antes de tomar qualquer decisão.

“O departamento jurídico está na frente dessa operação. O atleta precisa depor e vai contratar um advogado para isso. Ele é um artigo do clube e devemos acompanhar tudo. Não adianta falar sobre punição agora. Os jogadores são responsáveis pelos seus atos e sabemos que não podemos controlar todos”, encerrou o cartola cruzmaltino.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Presidente do Bahia vira alvo de graves denúncias em Brasília


Presidente é acusado de estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha
Desafeto da torcida tricolor, o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, se tornou na tarde desta quinta-feira alvo de uma denúncia endereçada à Procuradoria-Geral da República. Dois advogados baianos que moram em Brasília protocolaram na sede do órgão, localizada na capital federal, uma notícia-crime apontando possíveis crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Além do presidente, também figuram no processo o gestor de futebol tricolor Paulo Angioni, o coordenador da divisão de base do clube Newton Mota e o delegado André Garcia, sócio-proprietário da empresa Calcio, parceria do Bahia e que é dona de percentuais de jogadores das divisões de base do clube tricolor.

A dupla de advogados, formada por Antonio Rodrigo Machado e Marcus Tonnae Silva, pede que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, investigue o quarteto e estabeleça um inquérito civil para apurar supostos ilícitos envolvendo a atuação da Calcio no clube, utilizando reportagens da imprensa local e nacional para indicar os fatos.

“Há uma brincadeira com uma das maiores instituições da Bahia e, como torcedores e cidadãos, não podemos ficar calados e entendendo tudo como algo normal. É uma falta de respeito com o torcedor. Se há uma unanimidade entre a torcida do Bahia, é que Marcelo Guimarães não faz bem e não respeita a torcida, e se utiliza do Bahia para fins pessoais”, disse Antonio Rodrigo Machado ao Bahia Notícias.

Confira um trecho do documento:

No Esporte Clube Bahia não existem eleições diretas e as regras para associação são nebulosas e tratadas como uma extensão do patrimônio da já abastada Família Guimarães, há quinze anos no comando do clube e envolvida em diversas investigações na Polícia Federal, a exemplo da Operação Jaleco Branco.

A gestão do Presidente do Esporte Clube Bahia se reveste das mais diversas formas de obscurantismo, mas sua ofensa não fica restrita apenas a não participação dos torcedores no processo político interno. Recentemente, a imprensa trouxe a público uma verdadeira rede de interesses financeiros envolvendo jogadores da base do Esporte Clube Bahia através de uma empresa privada: a CALCIO.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››