RÁDIO CIDADE AO VIVO

quarta-feira, maio 22, 2013

DOIS ELEMENTOS TENTAM ASSALTAR MULHER DE AGENTE PENITENCÍARIO FEDERAL UM SE DA MAL E ACABA PRESO

Por volta das 17 horas, de hoje 22 de aio de 2013, quarta-feira um entregador de farmácia foi realizar uma entrega de medicamento em uma residência na rua Jornalista Padre Freire no bairro Nova Betânia,  em Mossoró. Quando dois elementos em uma moto HONDA BIZ de cor vermelha, abordaram o entregador.
Nesse momento a mulher que ia receber o medicamento percebendo que iria ser assaltada, bateu o portão e correu pra dentro de casa, e avisou o que estava acontecendo para o seu marido, que é agente penitenciário federal, o mesmo acabou rendeu um dos meliantes identificado como Josaildo de Souza Ferreira, morador da rua Miguel Soares no bairro Santo Antônio em Mossoró, já o outro criminoso empreendeu fuga.
O bandido foi conduzido para a sede da polícia federal e posteriormente foi conduzido para a DP de plantão, para os procedimentos cabíveis pelos policiais militares da viatura 235 sob o comando do Sd Sidynei, Sd Barbosa e Sd Everton. Com o meliante foi apreendido um revolver calibre 38 com três munições intactas, um celular e quatro reais que tinha sido tomado do moto-entregador.








Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE AS POLÍCIA CIVIL E MILITAR DADA INICIO EM ASSU DESBARATA QUADRILHA DE ASSALTANTES NO RN


Hoje por volta das 10hs em Assú, elementos assaltaram a Loja Cocó Rolamentos, localizada na Av. Sen. João Câmara, Centro. De acordo com as vítimas, participaram do assalto três homens e uma mulher e fugiram em um palio branco e roubaram pertences dos funcionários e clientes e mais uma quantia em torno de R$ 10.000,00.
A polícia Militar foi acionada e partiu em diligência e através de informações soube que o veículo foi abandonado no bairro Bela Vista em Assu, e o bando seguiu com destino a Natal pela BR 304, os acusados entraram em  um carro de frete (taxi irregular). A polícia Civil e Militar passaram informações na região sobre os suspeitos que foram interceptados em um ford ecosport prata no município de Lajes por uma barreira formada de policiais civis e militares coordenada pelo Ten Renê, comandante do policiamento deste município.

Na ação Foram presos:
- Joalison Cabral Silva, vulgo “BRUNO”, 23 anos, camisa verde natural de Assú, foragido de Caicó por homicídio, foragido da Justiça de Assú e acusado de um assalto a um correspondente bancário na cidade e assumiu que tentou assaltar o Coronel PM Pires e disparou contra ele. Seu parceiro conhecido por Liliu foi preso na semana passada em uma operação da PM no Bairro Vertentes em Assú/RN; - 
- Luciano Oliveira da Silva, 19 anos, natural de Mossoró; - camisa branca
- Í.P.S., 17 anos, natural de Natal; - camisa vermelha
- Valdemir Barbosa dos Santos, vulgo pirata, 26 Anos, Natural de São Bento/PB; - camisa listrada
- V.S.L. conhecida como tatá, 17 anos, natural de Campina Grande/PB.
Foram apreendidos, 03 Revólveres38 com 6 munições cada, 01 Pistola.40 da Polícia Civil com 13 MUNIÇÕES E R$ 10.586,00 cédulas.
A polícia civil de Lajes que veio de apoio, quem montou a barreira foi a PM, as informações foram passadas pelo tenente Renê para a prisão dos meliantes através do delegado Valente e o tenente Montenegro
NOTA: acréscimos de informações para confirmação dos nomes dos acusados. (Informações Cabugi Total) / Tenente Renê e Focoelho.com.




Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Vírus que ataca pelo Skype já atingiu 300 mil pessoas


Uma nova ameaça online que se espalha desde segunda-feira pelo Skype já atingiu 300 mil pessoas no mundo todo, 80 mil delas na América Latina, segundo relatórios da empresa de segurança ESET.

Informações preliminares indicam que a praga se apresenta como Worm (programa malicioso), identificado comoWin32\Kryptik.BBKB, com impacto e velocidade de disseminação superiores à média desse tipo de ameaça virtual.

O Worm espalha-se por meio de textos relacionados a fotos no Skype, com endereços encurtados com a ferramenta do Google (goo.gl), que vincula a outro serviço de armazenamento de arquivos – como 4shared, por exemplo.

Embora tenha identificado o malware, a empresa não informa detalhadamente quais são os prejuízos causados por ele. A recomendação, portanto, é que o internauta evite encurtar textos pela plataforma do Google.

“Temos motivos para pensar que são novas versões de uma ameaça que começou a circular em março deste ano e também estamos confirmando que novas variantes se propagam pelo Gtalk, o chat do Google”, alerta Sebastián Bortnik, gerente de Educação e Serviços da ESET América Latina. “Não é normal ver ameaças que se propaguem na velocidade desse Worm”, complementa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mais um homicídio é registrado em Macaíba


Um indivíduo até o momento identificado por Nailson costa Fernandes, 30 anos, conhecido por "GATÃO" ex-presidiário e que tinha ganhado a liberdade a cerca de trinta dias foi vítima de homicídio na tarde de hoje em Macaíba. De acordo com as primeiras informações, Nailson estava deitado em uma rede na sua residência quando um indivíduo pelo portão disparou diversas vezes  atingindo a vítima que teve morte no local.

Reprodução Cidade News Itaú via Macaíba Polícia
Leia Mais ››

TJD/RN vai investigar agressões a treinador do Potiguar de Mossoró


As agressões sofridas pelo técnico Celso Teixeira durante a final do Campeonato Estadual, entre América-RN e Potiguar de Mossoró, serão investigadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte. Segundo Francisco Honório de Lima Filho, presidente do TJD, a entidade vai analisar o incidente através de imagens das emissoras de TV. Na decisão, realizada no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, o time de Mossoró venceu nos pênaltis e se sagrou campeão estadual. 

- Já solicitamos as imagens das TVs para que possamos ter uma avaliação mais completa da situação - disse Francisco Honório Filho. 

De acordo com ele, além das imagens, a súmula da partida, assinada pelo árbitro Alício Pena Júnior, também será parte da investigação. Após o fim das cobranças de pênaltis, o lateral-esquerdo Renatinho Potiguar, do América-RN, acertou um chute no técnico do Potiguar de Mossoró, Celso Teixeira. Caído, o treinador ainda foi atingido por outros jogadores. 

- O árbitro do jogo escreveu na súmula que o lateral Renatinho (Potiguar) teria dado uma 'voadora' no Celso Teixeira. Sabemos também que os atletas Ricardo Baiano e Índio Oliveira também se envolveram na confusão. Agora queremos confirmar esses nomes e e também saber se algum outro atleta, tanto do América-RN quanto do Potiguar de Mossoró, se envolveu na confusão - explica. 

O presidente do TJD lembra ainda que o clube deverá sofrer uma punição pelo episódio, mas que aguarda todas as imagens para dar algum parecer. 

- Vou esperar as imagens. Com isso em mãos, vamos definir quais atletas serão punidos e qual a responsabilidade dos clubes pelo ocorrido - completou. A punição será de nível estadual. Desta forma, caso o América-RN seja punido, só deve cumprir no Campeonato Estadual de 2014.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pedido de cassação de João Maia está no TRE e pode ser julgado nos próximos dias


joao maia coletiva
O Juiz eleitoral Nilson Cavalcanti, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), será responsável pelo destino do deputado federal João Maia, presidente estadual do Partido da República, e que responde a um pedido de cassação formulado pelo Ministério Público Eleitoral, por uso de Caixa 2 na campanha de 2010. Por sinal, o processo já estaria perto de ser concluído e seria enviado para votação no TRE em breve.

Além dessas informações, repassadas por meio de uma fonte, O Jornal de Hoje conseguiu com a assessoria de comunicação do TRE que o processo tramita em segredo de justiça e, por isso, não seria possível repassar mais informações a respeito do pedido de cassação. De qualquer forma, a informação que se tem é que o processo está em fase final – o MPE já apresentou suas alegações finais há mais de um mês – e o processo chegou a ser encaminhado para votação no plenário na semana passada, mas teria sido retirado de pauta antes de ser iniciada a sessão.

De qualquer forma, é importante lembrar que o pedido do MPE se baseia na “presença de indícios de que ele teria arrecadado recursos, bem como realizado gastos, em prol de sua campanha de forma irregular e clandestina”. Segundo o procurador regional eleitoral, Ronaldo Pinheiro de Queiroz, que assinou as alegações finais, as denúncias são “inquestionáveis” e não “há dúvida” que houve o Caixa 2.

A análise considera duas conversas entre João Maia e Flávio Giorgi Medeiros Oliveira, conhecido como “Flávio Pisca”, assessor dele na campanha eleitoral de 2010. As conversas foram extraídas, segundo o MPE, do notebook pertencente a Flávio, após busca e apreensão realizada em sua residência e consequente perícia técnica empreendida pela Polícia Federal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cuspindo Marimbondos: Tem Secretário de Finanças comendo o "pão que o DEMO amassou" no Alto Oeste.


Em um determinado Município importante do Alto Oeste corre informações "à boca miúda" que existe um Secretário de Finanças comendo o "pão que o DEMO amassou".

Tudo isso em virtude da perseguição imposta por um Deputado Estadual que, preocupado com a reputação do ex-prefeito (parente próximo), já teria insinuado ser necessária a demissão do "Tesoureiro" ao atual Chefe do Executivo dessa cidade em questão.

Pelo que me foi contado (ao pé do ouvido), todo esse "calvário" teria começado porque, segundo as hipotéticas alegações do Deputado, o Secretário de Finanças estaria deixando vazar informações importantes a respeito da real situação financeira da prefeitura à opinião pública, fato que poderia arranhar, consideravelmente, a imagem do gestor anterior.

De lá para cá, todos os passos e atos do Secretário passaram a ser vigiados pelos asseclas do Deputado que estão infiltrados na prefeitura. Ou seja, qualquer referência negativa à administração passada... Logo é comunicada via celular ao gabinete do parlamentar.

Ainda de acordo com as informações, a pressão foi tão grande em cima do Secretário que ele mesmo chegou a entregar o cargo várias vezes ao Prefeito. Porém, até agora, o Chefe do Executivo vem bancando a sua permanência. 

Algo muito natural, diga-se de passagem, pois Prefeito e Secretário também são ligados por laços familiares.

Por enquanto, ninguém sabe dizer ao certo por quanto tempo as investidas do Deputado fracassarão. Contudo, nos corredores da prefeitura todos apostam que esta "queda de braço" não terminará tão cedo.

Até que as divergências os separem?

vôte!

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

Ministério Público do RN investiga atos administrativos da Ex-prefeita, Maria Elce.


O Promotor de Justiça da Comarca de Luís Gomes, Ricardo José da Costa Lima, resolveu instaurar um Inquérito Civil para apurar irregularidades detectadas pelo Egrégio Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) na documentação comprobatória de despesas alusivas à aquisição de combustíveis para veículos oficiais no decorrer do exercício financeiro 2005 da Prefeitura Municipal de Major Sales/RN, totalizando o montante de R$ 248.993,89 (duzentos e quarenta e oito mil, novecentos e noventa e três reais e oitenta e nove centavos).

Na época, o Município era administrado pela Ex-prefeita, Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes, esposa do médico e Ex-prefeito de Luís Gomes, Pio X Fernandes.

O representante do Ministério Público já mandou oficiar a Presidência do Egrégio Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – TCE/RN, através do Procurador Geral de Justiça, solicitando: cópia do processo nº 13.463/2007 – TC, alusivo à análise de despesas respeitantes à Prefeitura Municipal de Major Sales/RN, exercício financeiro 2005, especificamente no que tange à documentação comprobatória das irregularidades detectadas na aquisição de combustíveis para veículos oficiais e  informações acerca do eventual trânsito em julgado do Acórdão nº 1165/2012 – TC (processo nº 13.463/2007 – TC).

Agora, resta-nos aguardarmos pelos desdobramentos futuros...

Reprodução Cidade News Itaú via Política Pauferrense
Leia Mais ››

Menino de 09 anos é estuprado e estrangulado por rapaz homossexual


O menino João Victor dos Santos, de nove anos foi encontrada morto com sinais de violência, na praia do Coqueiro em Luís Correia no Piauí. A polícia descobriu que a criança havia saído de casa na noite para dormir na casa de um empresário, no Coqueiro da Praia, a convite do caseiro do imóvel, Dárcio Rodrigues dos Santos, de 23 anos. Dárcio, ao ser interrogado, disse que ingeriu muita bebida alcoólica à noite e não lembra de nada. Ele negou que havia matado a criança. O corpo de João Victor foi encontrado com ferimento profundo no ombro direito e ferimentos leves no rosto e nas costas.
A Polícia Militar do município de Parnaíba (PI) confirmou que o menino João Victor dos Santos, de nove anos, encontrado morto na praia do Coqueiro em Luís Correia, foi assassinado e jogado no mar pelo caseiro Dárcio Rodrigues dos Santos, de 23 anos. Roupas da criança foram encontradas no quarto do acusado. As investigações apontam que a criança foi espancada ainda na garagem da residência, onde Dárcio ingeria bebida alcoólica.
Segundo a polícia, Dárcio Rodrigues é homossexual e passou a em companhia de João Victor. Ele espancou o menino dentro da casa. Após a agressão, o caseiro arrastou o menino da casa até a praia, pois achava que João estava morto. O acusado estrangulou a criança dentro do mar, mas as águas devolveram o corpo para a areia da praia. O corpo da criança foi encontrado com marcas de violência, incluindo feridas no ombro, que teriam sido ocasionadas por mordidas de peixe. Agora, a polícia investiga a tia de João Vitor, que é suspeita de ter aliciado o menor para que o mesmo mantivesse relações sexuais com Dárcio Rodrigues.

Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Agentes da Policia Civil estouram boca de fumo no Belo Horizonte


Agentes de Delegacia Regional em parceria com agentes da Delegacia de Narcóticos e da primeira distrital, localizaram dentro de uma residencia na Rua Brasiliana de Jesus no Bairro Belo Horizonte, onde supostamente funcionava um ponto de venda de drogas, uma escopeta e 52 pedras de Crack. 

Os agentes foram informados que o responsável estava em casa distribuindo a droga, mas no momento da abordagem, o mesmo conseguiu furar o cerco da policia e fugiu, levando a maior parte do entorpecente.




Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Matou um no sábado, se apresentou na segunda, foi preso roubando na quarta em Mossoró


Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas e da viatura de Radio Patrulha da área, prenderam na tarde de quarta feira 22 de Maio de 2013 em Mossoró, “José Luzimar Batista Neto” 18 anos de idade, morador da rua Riachuelo no bairro Barrocas, depois do mesmo ter praticado um assalto no Abolição III.

Luzimar tomou de assalto de uma jovem um celular, uma aliança e um cordão de ouro no bairro abolição e foi detido na rua Campos Sales no bairro Baixinha. Segundo a vitima ele estava armado, mas quando foi detido já tinha abandonado a arma e já estava sem a aliança da moça.

No sábado passado Luzimar matou a tiros um adolescente no bairro Barrocas e se apresentou na segunda feira na Delegacia de Homicídios e foi liberado. O acusado confessa o crime e disse que era inimigo do adolescente e teve sua casa alvejada com vários disparos na noite de sexta feira. Na manhã de sábado, quando se encontrou com o acusado resolveu matá-lo.

José Luzimar Batista Neto foi conduzido e apresentado a autoridade de Plantão na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Dois suspeitos da morte de paraibano em Pipa fogem de delegacia


Os dois homens que tinham sido presos, na quinta-feira da semana, dia 19, poucas horas após a morte do paraibano Fabrício Pinheiro da Silva, de 31 anos, conseguiram fugir da delegacia de Pipa. A dupla, identificada como Crislando Dias dos Santos, de 19 anos, e Antônio Carlos Gomes do Nascimento, escaparam nesta quarta-feira (22).

Segundo informações repassadas por policiais militares do Pelotão de Pipa, Crislando Dias, o Galeguinho, tinha confessado a morte de Fabrício Pinheiro e, inclusive, relatado detalhes do assassinato. A vítima teria sido amarrada e morta com várias facadas e golpes de pedras. O crime aconteceu na madrugada do dia 19.

Os dois suspeitos conseguiram escapar após forçarem a grade e entortaram o ferro. O tenente Daniel, oficial do Pelotão de Pipa, contou ao Portal BO que os presos não tiveram dificuldade para fugir, porque as grades da cela já dão acesso direto para a rua.

O oficial comentou ainda que, em menos de três meses, já foram registradas duas fugas na Delegacia de Pipa, justamente porque o prédio não tem estrutura para abrigar presos. Quem tiver alguma informação sobre os foragidos pode ligar para o telefone (84) 3246-2525.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeito de atirar em oficial da PM em Natal é preso no interior do RN


Um assalto no município de Assu, a 211 quilômetros de Natal, terminou com a prisão de três homens e a apreensão de dois adolescentes nesta quarta-feira (22). Um deles é suspeito de balear um tenente-coronel da Polícia Militar na última sexta-feira (17) no bairro de Nova Descoberta, zona Sul da capital potiguar. De acordo com a polícia, a pistola .40 utilizada no atentado contra o oficial estava com os suspeitos, que foram presos na BR-304 já na altura da cidade de Lajes, a 125 quilômetros de Natal.

O tenente-coronel Agnaldo Pires Filho, chefe de gabinete do Comando Geral da PM do RN foi baleado quando chegava. O comandante geral da PM, coronel Araújo Silva, acredita que os homens atiraram no oficial pelo fato de ele estar fardado.

De acordo com o tenente Renê Pereira, comandante do pelotão de Lajes, os indícios apontam para a participação do suspeito no crime. "Ele chegou a confirmar e depois desconversou", relata. De acordo com o comandante o suspeito responde processos por assalto, em Assu, e homicídio, em Caicó, na região Seridó do RN. "Além disso, ele tem parentes morando perto da região em que o coronel foi baleado", acrescenta o tenente.

A arma utilizada no crime teria sido roubada de um policial civil de Parnamirim, município da Grande Natal, segundo informa o comandante do pelotão de Lajes.

Suspeitos roubaram R$ 10 mil em Assu
Acompanhado de outros dois homens e dois adolescentes, o suspeito assaltou uma loja de rolamentos em Assu, onde roubaram R$ 10 mil em dinheiro. O crime ocorreu por volta das 11h e os suspeitos fugiram em um Palio branco, conforme explica o tenente Pereira. "Soubemos que eles despistaram barreiras e pegaram um carro de frete para continuar. Abordamos vários veículos até localizarmos", reforça. As prisões e apreensões aconteceram às 12h30.

Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia de Assu para serem autuados.

Reprodução Cidade News itaú
Leia Mais ››

Lagoa no interior do RN tem nova mortandade de peixes tilápia


Lagoa no RN volta a registrar mortandade de peixes (Foto: Roberto Paixão)
Na manhã desta quarta-feira (22), peixes da espécie tilápia foram novamente encontrados mortos às margens da Lagoa que deu origem ao município de Lagoa Nova, município distante 140 quilômetros de Natal. No início de fevereiro deste ano, em um desastre ambiental sem precedentes, milhares de peixes também morreram. A falta de oxigênio na água, supostamente causada pela seca, foi cogitada como responsável pelo desastre.

Segundo Gilberto Oliveira, jornalista e morador da região, desta vez a mortandade foi em escala menor. No dia 25 de fevereiro, a Prefeitura de Lagoa Nova informou que havia contratado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para analisar a água da lagoa e anunciou que o laudo apontando a causa do desastre deveria ficar pronto em meados de março. O resultado, no entanto, até hoje não foi divulgado. 
À época, uma equipe de fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) esteve no local e assessoria do órgão informou que as informações preliminares apontavam que a mortandade teria sido causada por falta de oxigênio. A coordenadora de fiscalização do Idema, Graça Azevedo, explicou que a morte dos peixes por asfixia ocorre por processo natural, já que a seca que atinge o município está reduzindo a quantidade de água na lagoa, que abriga grande quantidade de peixes. “Com isso, a disputa pelo oxigênio se torna maior, causando a morte de vários desses animais”, disse.
“Estudantes do curso técnico em Alimentos do IFRN de Currais Novos também coletaram amostras da água para análise. O resultado e o parecer técnico sobre a situação da Lagoa foram entregues no dia 26 de abril à vice-prefeita Vitória Mendes e ao secretário José Luiz Neto. Entretanto, os laudos não foram apresentados publicamente”, afirmou o jornalista. “Tentamos entrar em contado com o secretário, mas não obtivemos nenhuma resposta”, acrescentou.

Gestor ambiental acredita que a seca na região causou alto teor de sal na água, matando as tilápias  (Foto: Eliabe Alves)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mil pessoas já sofreram acidentes com motos em 2013 no RN, diz Sesap


Moto atingiu veículo que cruzava pista entre Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista (Foto: Oscar Herculano Jr/EPTV)
Mais de mil pessoas se envolveram em acidentes com motos somente no primeiro semestre deste ano no Rio Grande do Norte. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (22) pelo setor de urgência do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, unidade de referência em pronto-atendimento no estado. Nesse período, o hospital notificou 1502 atendimentos de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito.
Segundo nota emitida pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), os números ainda apontam para os motivos que possivelmente causaram as colisões e quedas, como a ingestão de bebidas alcoólicas e a falta de uso dos itens de segurança. O documento também destaca o crescimento dos casos registrados mês a mês. Em janeiro, foram computadas 394 ocorrências de trânsito. Em fevereiro, foram 453 e em março o número subiu para 655.
Natal lidera com 53,74% do total de vítimas de trânsito. Em segundo lugar, estão as cidades que compõem o cinturão da Grande Natal, registrando 18,78% das ocorrências. Os demais municípios do RN somam outros 25,80%.
Em comparação com os números de 2012, houve uma redução na média diária de acidentes. De janeiro a março de 2012, a média diária de acidentes com moto chegou a 17 vítimas. Este ano, no mesmo período, a média corresponde a 16 ocorrências.
Para a diretora geral do Walfredo Gurgel, Maria de Fátima Pinheiro, grande parte dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados caso houvesse um rigor maior tanto na fiscalização nas rodovias, quanto no acesso à habilitação de novos pilotos e motoristas. “O acesso à carteira nacional de habilitação deve ser mais rigoroso e as blitz da Polícia Rodoviária Federal mais constantes. Quanto mais o condutor sentir o peso e a responsabilidade de possuir esse documento, mais ele pensará antes de cometer alguma irresponsabilidade no trânsito”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia prende homens por roubo de 'pano de ouro' de R$ 40 mil em Caicó


Dois homens foram presos na tarde desta quarta-feira (22) após roubarem um "pano de ouro" com anéis, pulseiras e cordões de ouro na cidade de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte. De acordo com o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, major Walmary Costa, toda a mercadoria roubada foi recuperada, além de um revólver calibre 32 com cinco munições.

O crime aconteceu na casa de uma mulher que comercializa peças de ouro no bairro Barra Nova. O major Walmary Costa explica que os dois suspeitos tiveram o apoio de duas mulheres no crime. Por volta das 12h15 elas entraram na casa se passando por clientes. "As duas jovens viram o ouro e passaram uma mensagem de celular para os suspeitos, que invadiram a casa para assaltar", detalha o comandante do 6º BPM.

Ao G1, o major Costa informa que os dois fugiram a bordo de uma moto em direção ao município de Jardim de Piranhas, também no Seridó potiguar. "Quando a equipe falou com as jovens, uma delas disse que namorava com uma pessoa de Jardim de Piranhas", ressalta. A partir dessa informação, os policiais da cidade vizinha fecharam o cerco dos suspeitos.

A prisão dos suspeitos foi efetuada às 13h10. Os dois estão sendo autuados em flagrante na Delegacia de Polícia de Caicó.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Receita para fraudar leite é achada na casa de empresário, diz promotor


De acordo com o MP, fórmula encontrada era usada para adulterar leite (Foto: Divulgação/Ministério Público)
Deflagrada simultaneamente em dois municípios do Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (22), a segunda fase da Operação Leite Compensado cumpriu mandados de busca em Boa Vista do Buricá, na Região Noroeste. Na casa de um empresário que está sendo investigado, mas não teve o pedido de prisão decretado pela Justiça, a equipe do Ministério Público encontrou uma fórmula usada para adulterar o leite. Em Rondinha, três pessoas foram presas nesta manhã.
"Essa receita com certeza era usada para adulterar o leite. Era uma variação, uma receita nova, mas podemos afirmar que servia para adulterar o leite. O que ela fazia, qual a diferença no resultado, é o Ministério da Agricultura que pode afirmar", explicou ao G1 o promotor Mauro Rockenbach, que acompanhou a operação em Rondinha, no Norte do estado.
No papel encontrado na casa do dono de uma transportadora, a "receita" cita bicarbonato e açúcar, além da água e da ureia usadas pelos outros núcleos investigados pela adulteração de leite em Guaporé, Ibirubá, Horizontina e Rondinha. Segundo o MP, o núcleo de Boa Vista do Buricá adulterou cerca de 7 mil litros de leite nos últimos meses.


As buscas foram feitas na transportadora, na casa do proprietário, que fica ao lado, e em caminhões que estavam no local. De acordo com o promotor Alcindo Luz Bastos Silva Filho, que acompanhou a operação, uma pequena quantidade de ureia e notas que atestam a compra do produto também foram recolhidas. 
"Neste cumprimento, apuramos alguns produtos químicos que estavam no local, notas fiscais que comprovam a aquisição de ureia. Inclusive achamos rascunhado a própria fórmula da fraude que vem circulando em outras regiões do estado. Foi apreendido nos fundos da residência", diz o promotor Alcindo.
Nesta quarta-feira, o MP cumpriu quatro mandados de prisão em Rondinha. Três pessoas foram presas, dois sócios de uma transportadora e um motorista. O quarto suspeito já estava preso desde a primeira fase da operação por envolvimento no esquema de Ibirubá.
O esquema é semelhante ao encontrado nos outros núcleos já investigados: os envolvidos misturavam água e ureia ao leite antes de levar o produto para as empresas, para dar consistência ao líquido e lucrar mais na comercialização.


Caminhão com leite, operação Leite Compensado, nesta quarta-feira (22) (Foto: Felipe Truda/G1)Produto que estava em caminhões foi apreendido
(Foto: Felipe Truda/G1)
Leite batizado ia para o Paraná, diz MP
De acordo com o promotor Mauro Rockenbach, o leite batizado era transportado pelos investigados até a Confepar, do Paraná. "Seguiam levando o leite gaúcho sabendo desde fevereiro que esse leite estava com restrição. O produto ia para Pato Branco", disse ao G1 o promotor no início da manhã desta quarta.
Em nota emitida em 14 de maio, a Confepar informa que sempre cumpriu com rigor seus procedimentos e controles internos de qualidade. A empresa envasa as marcas Polly e Cativa.
De acordo com a investigação, as transportadoras adulteraram pelo menos 120 mil litros de leite nas duas cidades nos últimos três meses. O MP ressalta que este volume foi apreendido e não chegou ao mercado. Na manhã desta quarta, o leite que estava em caminhões na transportadora de Rondinha foi apreendido por técnicos do Ministério da Agricultura e será analisado. A previsão é que o resultado dos testes saia em até três dias.
"A indústria sabia que todo esse grupo estava com restrição por fraude de formol porque foi enviado um memorando. Eu não estou dizendo que eles industrializavam este leite, mas eles sabiam. Eles que digam o destino que deram ao leite recebido", afirmou o promotor após as prisões.
Ministério da Agricultura emitiu nota sobre problemas em fevereiro
Em nota de 18 de fevereiro de 2013, o Ministério da Agricultura alertou para a restrição ao leite cru com resquícios de formaldeído provenientes de seis postos de resfriamento no estado. No comunicado, destinado a todas as fábricas de laticínios e usinas de beneficiamento, a orientação é que o produto só seja usado para derivados lácteos, que também devem ser apreendidos pelo SIF.
Os postos citados pelo MP ficam em Selbach, Salvador do Sul, Guaporé, Sede Nova, Tapera e Vila Flores. Em 8 de maio, postos de Guaporé, Crissiumal e Selbach foram fechados.

Operação Leite Compensado, nesta quarta-feira (22) (Foto: Felipe Truda/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereador é preso suspeito de agredir e roubar arma de policial na Bahia


Um vereador da cidade de Rio do Pires, no centro-sul da Bahia, foi preso na tarde desta quarta-feira (22) após agredir e roubar a arma de um policial militar, segundo a 46ª CIPM. De acordo com a polícia, a prisão aconteceu por cumprimento de um mandado de prisão, decretado pelo juíz do município de Paramirim.
"Dois policiais militares foram solicitados às 23h do dia 18 [de maio] para baixar o som em um local. Quando um dos policiais foi lá tomar a providência, o elemento que é dono do carro o ofendeu e, por isso, recebeu voz de prisão. Aí o irmão do vereador partiu para cima do policial. O vereador também entrou na briga e houve uma confusão generalizada. Esse vereador e mais um elemento investiram contra o policial. O segundo policial não participou da confusão, ficou acuado e não pode socorrer o outro", descreve um policial, que prefere não se identificar.
De acordo com a polícia, durante a confusão, vereador acabou pegando uma arma do policial militar. "Ele agrediu e subtraiu a arma do policial. Consta no relatório do policial a notícia de que o vereador tentou atirar nele com a arma, mas a arma estava travada e não disparou. Mas a gente não pode garantir que isso aconteceu", descreveu a PM.
O vereador foi levado para o delegacia de Paramirim, onde deverá ser ouvido pelo coordenador da unidade, segundo a PM. O G1 tentou contato com a Prefeitura e a Câmara Municipal, mas ainda não obteve sucesso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bebê de assentamento morre desnutrido no ES, diz laudo



Um bebê de 40 dias de vida morreu de desnutrição grave, em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, segundo a certidão de óbito. A criança e a mãe moravam em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde "viviam em condições precárias", afirmou a mãe.  Ela conta que, após a falta de ajuda da comunidade, o bebê deu entrada no hospital de Colatina, nesta terça-feira (21), quando foi constatado o quadro. O Incra informou que o nome da mãe não consta como assentada.
O menino nasceu com 3,620 quilos, mas 40 dias depois, devido à falta de ingestão de alimentos, chegou ao hospital pesando dois quilos. De acordo com a enfermeira Maristela Luppi, não há como negar o quadro de desnutrição da criança. "Foi falta de comida, alimentação, leite adequado e cuidados familiares", falou a enfermeira que cuidou do caso.
Moradora de um assentamento do Incra, a mãe do bebê apontou a situação precária em que vive como uma possível causa da morte. "Nós passamos fome. Não temos energia, fazemos tudo no escuro e usamos só lamparina", disse Rafaela Correa, que alegou não ter recebido ajuda da comunidade onde mora.
A gravidade do caso deixou a enfermeira indignada. "Você se sente impotente. Ainda mais para nós, que temos toda uma estrutura familiar de vida, de saúde. A gente sabe que a coisa está boa, que o governo tem feito tanto, mas deixa uma criança dessa forma. Não dá para entender", lamentou Maristela.
Incra
Segundo o Incra, Rafaela pode ser uma agregada ou parente de uma assentada. Ou ainda, pode estar acampada e nestes casos órgão não tem gerência. Em nota, o Incra diz que todos os assentados são atendidos pelos programas do governo federal.

Certidão de óbito aponta morte por desnutrição grave.  (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Paciente morre após cair de ambulância e ser atropelado em MG


Vítima morreu atropelada após cair do veículo (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Um idoso de 81 anos morreu na manhã desta quarta-feira (22) depois de cair de uma ambulância em movimento na BR-040, próximo a Três Marias, região Central do estado. O homem, que tinha Alzheimer, morava em João Pinheiro, no Noroeste do estado, e era transportado pelo veículo da Prefeitura para Belo Horizonte, onde iria passar por exames. Segundo informações da Secretaria de Saúde de João Pinheiro, a família recebeu apoio durante o translado e liberação do corpo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ambulância levava o idoso para outra cidade quando a porta do veículo abriu e ele caiu na pista. A nora da vítima estava na parte de trás do veículo, mas ela e o motorista não perceberam o incidente. Quando sentiram a falta da vítima, voltaram dez quilômetros e encontraram o homem atropelado e morto. A suspeita é de que ele tenha sido atingido por uma carreta, já que parte do corpo estava esmagada.
A secretária de Saúde de João Pinheiro, Graciele Gomes da Silva, esteve com a família da vítima e disse que a nora do idoso dormia quando ele abriu a porta da ambulância em movimento. “Suspeitamos que ele tenha levantado e subido na maca, pois tem marcas dos pés dele no lençol. Em seguida, ele deve ter aberto a porta e caído ou pulado. Vamos apurar o que aconteceu”, disse.
Ainda segundo a secretária, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e a família recebeu apoio da administração. “O motorista e a nora do idoso estão abalados e vamos ajudar no que for preciso”, informou.

Homem estava dentro da ambulância na BR-040 (Foto: Polícia Civil/Reprodução)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sargento é condenado a mais de 101 anos por estupros na Grande BH


Um sargento da Polícia Militar (PM), acusado de cometer uma série de estupros na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi condenado a 101 anos, cinco meses e 12 dias de reclusão pela tentativa e abuso de nove mulheres. A decisão, tomada nesta terça-feira (21), foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta quarta (22). No entanto, mesmo que a condenação seja mantida, o militar não ficará preso por mais de 30 anos, como estabelece a legislação brasileira.
Conforme consta no processo, os crimes ocorreram entre agosto de 2011 e janeiro de 2012. A decisão, do juiz Milton Lívio Lemos, é de primeira instância e, portanto, cabe recurso.
De acordo com a denúncia, o suspeito, que atuava na capital, em Betim e Contagem, usava uma faca e uma foice para abordar as vítimas, que eram levadas para um fusca verde claro, utilizado durante os crimes.

A maioria das mulheres, segundo o processo, tinha parentesco com militares, como filhas e companheiras. Uma delas chegou a ser internada, informou a polícia. Um aparelho celular apreendido com o policial, era utilizado por ele para fotografar as vítimas, teve as imagens reconhecidas por elas.

A defesa do policial argumentou na Justiça que houve nulidades processuais. Dentre elas, o indeferimento do pedido de complementação de perícia.
O juiz Milton Lívio Lemos, da 4ª Vara Criminal da capital, destacou que as provas que foram expostas no processo criminal são "robustas" para a condenação. Segundo ele, "as vítimas unanimemente reconheceram o acusado e forneceram suas características físicas e vestimentas condizentes com as apreendidas nos autos". Para cada vítima, o magistrado fixou uma pena que, somadas, resultam em 101 anos de reclusão. Foi mantida ainda a prisão preventiva do militar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Túnel do Tempo: Final da Copa de 1958 em cores cai na web


Uma gravação feita na final da Copa do Mundo de 1958, entre Brasil e Suécia, pelo cinegrafista Folke Wännströms foi achada e virou sucesso na web.

Sua filha disponibilizou no YouTube cerca de sete minutos de filmagens em cores feitas por Folke, com lances dos craques Pelé e Garrincha no estádio Rasunda.

Vale lembrar que, na ocasião, a seleção brasileira jogou de azul, já que a Suécia, mandante do duelo, tinha camisa amarela.

No final, também é possível ver a seleção dando a volta olímpica carregando a bandeira sueca, em homenagem ao país sede, após a vitória por 5 a 2.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

No AM, nove suspeitos de exploração sexual indígena são presos pela PF


Área de São Gabriel da Cachoeira no Amazonas (Foto: Adneison Severiano G1/AM)
Após investigação iniciada no ano passado, a Polícia Federal no Amazonas prendeu nove pessoas suspeitas de abusar sexualmente de meninas indígenas em São Gabriel da Cachoeira, no município amazonense situado a 852 km de Manaus e na faixa de fronteira com a Colômbia. Políticos, empresários e comerciantes estão entre os suspeitos detidos na Operação Cunhantã, realizada na manhã desta quarta-feira (21). A ação contou com a participação da Força Áerea e do Exército Brasileiro.
Segundo Fábio Pessoa, delegado da Polícia Federal que comandou a operação, duas mulheres e sete homens foram presos, sendo que, entre os detidos, três são comerciantes de uma mesma família. As duas mulheres, de acordo com a PF, seriam as supostas aliciadoras das meninas indígenas.

Participaram da operação 45 pessoas, que saíram na manhã desta quarta de Manaus em um avião da Força Aérea Brasileira para São Gabriel da Cachoeira. O Exército ajudou no deslocamento das equipes até os locais de cumprimento de mandados de prisão. Ao todo, foram expedidos 11 mandados, sendo quatro de prisão preventiva, seis de prisão temporária e ainda um de prisão coercitiva.
Os sete homens e duas mulheres presos estão sendo trazidos de São Gabriel da Cachoeira para Manaus em uma aeronave da Força Aérea e devem desembarcar ainda na tarde desta quarta na capital. “Eles serão ouvidos e depois serão encaminhados para presídios em Manaus”, informou o delegado da Polícia Federal.
A operação Cunhantã surgiu a partir de denúncias sobre a exploração sexual de menores indígenas na cidade. Inicialmente, havia uma suspeita da existência de uma rede de pedofilia, mas de acordo com as investigações da polícia, não há rede organizada.
Exploração Sexual
No segundo semestre do ano passado, atendendo solicitação do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM), a Polícia Federal instaurou inquérito para investigar casos de exploração sexual de adolescentes indígenas em São Gabriel da Cachoeira. A investigação era realizada sob sigilo.
O município, localizado na faixa de fronteira com a Colômbia, tem população de maioria indígena, composta por 23 etnias. As denúncias apontavam que os casos mais frequentes eram de exploração sexual de garotas indígenas na faixa etária entre 13 e 16 anos. Havia suspeita de que a virgindade das meninas era negociada em troca de bebidas alcoólicas ou pequenas quantias de dinheiro.  

Meninas indígenas foram vítimas de abuso sexual em São Gabriel da Cachoeira, no interior de Amazonas (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Ameaças
Por segurança, durante as investigações três irmãs vítimas dos abusos sexuais foram encaminhadas para o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte.
Ainda durante a investigação em dezembro de 2012, o G1 falou com uma representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), que atua na coordenação regional Rio Negro – departamento responsável pelas ações voltadas às populações indígenas na região de São Gabriel da Cachoeira.
Temendo retaliações dos supostos autores dos abusos, a representante pediu para não ser identificada, mas revelou que as vítimas e suas respectivas estavam sendo ameaçadas de morte. As ameaças objetivavam evitar a colaboração com as investigações.
“Alguns órgãos não governamentais tomarão a frente para cobrar a investigação desses casos de exploração sexual de meninas indígenas, que ocorrem há muitos anos. É uma situação muito delicada porque envolve um compactuação de órgãos públicos e pessoas influentes no município. De fato as ameaças acontecem, nós sabemos. A Funai não tem missão de investigar, somente acompanhar. De maneira informal, tomamos conhecimento que os envolvidos ofereceram dinheiro as famílias das vítimas para retirarem as queixas registradas na polícia”, revelou a servidora da Funai ao G1.
Para a representante, as dificuldades logísticas e o isolamento da região colaboram para ocorrência desse tipo de abuso sexual envolvendo populações indígenas. De Manaus para são Gabriel da Cachoeira de transporte aquaviário são necessários três dias navegando de barco. “Moradores indígenas ou não do município ficam à mercê desse ciclo de poder”, enfatizou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Netinho deve receber alta da UTI nos próximos dias, afirma assessoria


Netinho 13 (Foto: Divulgação: Site Oficial)
Após quase um mês internado, Netinho pode receber alta da UTI do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nos próximos dias, segundo informou a assessoria de comunicação do artista nesta quinta-feira (23). Ele deve ser transferido parauma  unidade de tratamento semi-intensiva. De acordo com a produção, o médico responsável, Roberto Kalil Filho, informou que o cantor tem previsão de alta ainda esta semana, mas não indicou a data.
Netinho, que se recupera de problemas vasculares no abdômen, tem tido melhora constante em sua saúde, segundo tem informado a assessoria em comunicados à imprensa. O artista começou a "dar os primeiros passos" no domingo (19) e, segundo a sua equipe, tem permanecido a maior parte do tempo sentado.
O cantor recebeu a visita do padre Marcelo Rossi na noite de quinta-feira (16). Em mensagem divulgada no Facebook do artista informou que padre Marcelo Rossi "o abençoou e disse palavras lindas. Momento lindo de fé e oração", conclui o texto.
Melhora
No domingo (12), o hospital Sírio Libânes informou que o cantor "apresentou melhora clínica e laboratorial, respira sem a ajuda de aparelhos, com estado de consciência preservado". Ele já consegue se comunicar por meio da fala e chegou a pedir água para a equipe médica.
O paciente está sendo atendido pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e David Uip. Netinho chegou ao Sírio-Libanês por volta das 3h20 de sexta-feira (10). Ele deixou a Bahia em um avião UTI, que pousou no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta de 2h40.
Em Salvador, o cantor havia passado 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança. Ele viajou para São Paulo acompanhado apenas da equipe do Sírio-Libânes.
O artista estava internado desde o dia 24 de abril por apresentar problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia.
Histórico
No mês passado, Netinho foi internado no Hospital Aliança após sentir fortes dores na coxa direita, tendo ficado seis dias na unidade. Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com “lesão aguda no músculo ilíaco direito”, disse a assessoria de imprensa na época.
Conforme recomendações médicas, ele foi liberado no dia 23 de abril, mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu, novamente, fortes dores no abdômen.
Segundo os médicos, Netinho deu entrada no hospital pela primeira vez após sentir dores durante atividade física, quando passou por uma biópsia hepática. Ele precisou voltar ao hospital porque sentiu fortes dores no abdômen. Uma complicação após a realização da biópsia hepática provocou um grande sangramento.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Luis Fabiano se irrita com Juvenal e recebe sondagens de quatro brasileiros


Luis Fabiano não gostou das declarações públicas de Juvenal Juvêncio
Luis Fabiano está, mais uma vez, insatisfeito no São Paulo. O motivo da nova crise foi a declaração do presidente do clube, Juvenal Juvêncio, afirmando que o atacante poderia ser negociado caso recebesse uma boa proposta. O anúncio foi feito de forma pública e no mesmo dia em que a lista de dispensas de sete atletas foi oficializada.

Segundo fonte próxima ao artilheiro consultada pelo UOL Esporte, o jogador preferia que qualquer insatisfação por parte da diretoria fosse resolvida internamente. Depois da fala, Luis Fabiano recebeu quatro sondagens de times brasileiros e outras propostas concretas do futebol do exterior. A única comentada publicamente até agora foi a do Internacional, que foi prontamente descartada pelos são-paulinos.

Essa atitude dos diretores também não foi bem vista por Luis Fabiano. Ao mesmo tempo em que disseram que o atacante está à venda, descartam negociá-lo com um rival brasileiro.

Em março, Luis Fabiano já tinha demonstrado sinais de insatisfação por achar que a diretoria queria desfazer de seu futebol. Na ocasião, ele deixou os gramados, por mais de uma vez, dizendo que problemas pessoais faziam com que ele não comemorasse seus gols. Depois daquilo, o jogador ouviu da diretoria que ele era imprescindível para o elenco.

Apesar de toda insatisfação, as duas partes afirmam que o problema é solucionável. Do lado de Luis Fabiano, há a vontade de ficar e de se recuperar com a torcida após problemas disciplinares que o tiraram da fase decisiva da Libertadores.

Pelo lado do clube, os diretores afirmam que o camisa 9 não foi colocado à venda e que essa é apenas uma postura adotada para todos os atletas que receberem boas propostas e tiverem vontade de sair. Segundo o diretor de futebol, Adalberto Baptista, experiências passadas mostram que atletas que quiseram sair e foram forçados a ficar caíram de rendimento.

Reprodução Cidade News
Leia Mais ››

'Nadei por mais de um dia', conta náufrago sobrevivente no Ceará



Gabriel Paulo dos Santos, sobrevivente do naufrágio de um barco pesqueiro em Acaraú (CE) contou que nadou por mais de 24 horas até achar a embarcação que o resgatou. "Avistei o fogo de uma embarcação, consegui chegar à embarcação 4h do dia seguinte e me passaram para uma embarcação motorizada. Nadei mais de um dia", conta o sobrevivente. O acidente ocorreu na madrugada de segunda-feira (20).
Gabriel está no hospital de Acaraú, em estado de observação. Segundo o hospital, ele se recupera e tem bom estado de saúde, mas sofreu desidratação e ferimentos leves. Nesta quarta-feira (22), ele falou pela primeira sobre o acidente.
Ele conta que se separou dos demais pescadores para procurar um bote, que teria caído da embarcação. "Era de 2h para 3h da madrugada, saímos descendo à deriva, avistei um bote, e fui atrás, me separei dos outros e avisei que iria separar", lembra. Enquanto procurava o bote, Gabriel diz que teve "a sorte" de encontrar um barco.
A Capitania dos Portos procura outros quatros pescadores, que estão desaparecidos desde o momento do acidente. O barco Peralta, com cinco tripulantes, naufragou na madrugada de segunda-feira.
Ainda de acordo com a Capitania dos Portos, dois barcos e um helicóptero são usados nas buscas por outros quatro náufragos. A capitania abriu inquérito para apurar as causas do acidente.
O sobrevivente também não soube explicar as causas do acidente. "Não sei nem explicar o que aconteceu, foi muito rápido, foi questão de segundos. O tempo que deu foi só para colocar o colete."
Os proprietários de barcos da Colônia de Pescadores da região também se mobilizaram para fazer buscas pelo mar, no litoral do Ceará. A Capitania dos Portos pede que informações relativas ao caso sejam notificadas ao órgão.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpos de brasileiras mortas na Turquia aguardam laudos para liberação


Os corpos das três brasileiras mortas em acidente de balão na Turquia já passaram por autópsia, mas o resultado só deve sair na sexta-feira. Só após a liberação deste documento, as famílias terão uma previsão de quando acontecerá o traslado para o Brasil.

A informação foi dada à Folha por dois familiares das vítimas, que pediram para não serem identificados.

Os três corpos devem vir para o Rio de Janeiro, inclusive o de Ellen Kopelman, 81, cuja filha e neta moram há muitos anos em Ohio, nos Estados Unidos. As outras turistas que morreram são Maria Luísa Gomes, 71, e Marina Rosas, 77.

Ferida no acidente, a advogada Maísa Ildefonso, 71, que ainda não sabe que as três amigas de longa data morreram, passou por uma longa cirurgia nesta quarta-feira (22).

"Ela está resistindo. É uma guerreira", disse à Folha Claudia Ildefonso, filha da turista.

Segundo familiares das vítimas, Vera Monteiro, 69, outra sobrevivente, recupera-se bem da cirurgia de coluna. Seus dois filhos --uma delas é médica-- já estão na Turquia acompanhando a mãe. Nesta quarta-feira, Aurora Junqueira, outra das sobreviventes, foi transferida para um hospital particular, o mesmo em que Maísa está internada. Aurora é cunhada de Maria Luísa Gomes, uma das três que morreram.

As seis mulheres sempre viajavam juntas havia 20 anos. Elas se uniram em torno de Marina Rosas, uma das mortas no acidente. Isso porque a idosa presidia uma associação de pensionistas de engenheiros que trabalhavam para o Estado do Rio. Todas eram viúvas e moravam na zona sul da cidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Comediante é encontrado morto em Maranguape, no Ceará


O comediante Ailton Silva da Costa foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (22), no Bairro Pato Selvagem, na cidade de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo informações do inspetor chefe da Delegacia de Maranguape, Wellington Pereira, inicalmente, o caso estava sendo tratado como suicídio. Mas após perícia, a polícia trata o caso como homicídio.
A polícia foi acionada pelos vizinhos do humorista por volta de 9h. Costa morava sozinho em uma casa de taipa, cujas frestas permitiram que a população percebessem que ele estava morto. O humorista estava no chão, com uma corda no pescoço. Mas o corpo apresentava lesões na cabeça e  perfurações. Uma faca foi encontrada no local.
“A perícia viu logo que não podia ter sido suicídio”, disse o inspetor Pereira. O caso foi transferido para a Divisão de Homicídios. Segundo o amigo da vítima, Alexandre Silva, conhecido pelo personagem Rapadura, Ailton Silva Costa também é professor de arte circense e preparava um número de humor para o Festival de Humor de Maranguape, com o nome artístico de Ed Costa.
Picolina
Este é o segundo caso de homicídio de humorista no Ceará em uma semana. Na quarta-feira (15), Francisco Igor, o "Picolina", foi encontrado morto dentro de casa no Bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. O corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição. A polícia acredita  trabalha com a hipótese de homicídio devido as diversas marcas de agressão encontradas no corpo da vítima. Laudo pericial ainda precisa confirmar.

Reprodução Cidade News
Leia Mais ››

Governo vai vistoriar 1 milhão de hectares de terra para reforma agrária


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse nesta quarta-feira (22) que o governo se comprometeu a vistoriar, nos próximos 12 meses, 1 milhão de hectares de terras para possível criação de assentamentos da reforma agrária. A força-tarefa é uma resposta a uma das reivindicações de trabalhadores rurais, em Brasília, no 19° Grito da Terra.

A vistoria, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é o primeiro passo para a criação de um assentamento.  Nessa etapa, o governo avalia se o imóvel se ajusta aos critérios para desapropriação por interesse público ou para ser comprado pela União e destinado à reforma agrária.

"Assumimos um compromisso de pegarmos cada uma das superintendências do Incra, e, estipularmos metas para chegarmos a esse quantitativo de 1 milhão de hectares", anunciou o ministro.

Atualmente, segundo Vargas, o governo tem 524 áreas já vistoriadas para criação de assentamentos. No entanto, quase metade – 234 – depende de decisão judicial para emissão de posse e instalação das famílias beneficiadas pela reforma agrária. "Temos mais de meio bilhão de reais em recursos depositados judicialmente aguardando a emissão de posse para iniciarmos a instalação de assentamentos", acrescentou.

Dados do Incra mostram que 45  mil famílias foram assentadas nos dois primeiros anos do governo Dilma Rousseff. Os números são inferiores aos registrados nos dois primeiros anos de mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (117,5 mil famílias), e criticados por movimentos ligados à terra.

Em março, durante o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Brasília, Dilma se comprometeu a acelerar a reforma agrária. Disse que agora o governo tem condições de assentar famílias em "terras de qualidade".

Além da meta de vistoria, Vargas disse que o governo está elaborando um novo plano nacional de reforma agrária, com prioridade na obtenção de terras para fins de desapropriação em áreas onde há concentração fundiária combinada com concentração de pobreza rural.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, disse que a entidade saiu satisfeita da negociação com o governo, e que agora vai analisar as respostas dadas aos cerca de 200 pontos da pauta apresentada pelos trabalhadores rurais.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››