RÁDIO CIDADE AO VIVO

segunda-feira, setembro 02, 2013

Projeto Bolsa Estudo é retirado de Pauta

Foi retirado da pauta da seção ordinária ocorrida na sexta-feira, 30 de agosto de 2013, o Projeto Nº 05/2013, referente ao bolsa estudo para os alunos carentes de autoria do vereador Gildo Pinheiro, que viu o desinteresse dos estudantes ao não comparecem na seção para lutar seus direitos.

O redator do Cidade News, Arlindo Maia, disse que tinha conversado com alguns estudantes e os mesmos haviam dito que não iam por já receber uma ajuda do Prefeito Municipal, deixando o vereador Gildo indagando o fato que os mesmos querem garantir o direito por lei e não apenas um palavreado inseguro, onde na maioria das vezes há um certo favorecimento, excluído a classe menos favorecida.

Foi quando o Sr. Paulo Caboclo se manifestou na plateia, dizendo que estava ali, para representar sua filha que não recebe nenhum beneficio a respeito. Com isso Gildo agradeceu a presença do Sr. Paulo e garantiu que o Projeto não vai ser retirado, pelo contrário, está sendo melhor avaliado, reconhecendo as despesas, garantindo que se a lei for aprovada a filha será beneficiada com a Lei.

Gildo lembrou também que a referida lei só pode ser aplicada no próximo ano a aplicação dos recursos dos pré-sal que será destinado a educação.

Foi quando o vereador Márcio Lima explicou que a ajuda não tem valor, por que hoje se dá um valor, outro mês outro e em outros não será recompensado, dando como justificativa não poder repassar e sendo Lei todos estão assegurados, sendo colocado no orçamento e quando o recursos for negado, terá que apresentar justificativas pelo não repasse dos recursos aos alunos beneficiados, visto a aprovação do orçamento. Enquanto a ajuda pode ser negada a qualquer momento.

Gildo alertou que a administração tem que mostrar de onde saiu o recurso, assim como o pré-sal que será destinado a educação, pedindo para que essas informações fossem divulgadas pela nossa redação que tem acompanhado de perto o que acontece na casa legislativa.

O vereador concluiu dizendo que essa ajuda saída dos cofres públicos é ilegal, e com a lei aprovada, ele está legalizado, sendo recebido um cartão que será debitado em conta para ser retirado em qualquer lugar pelo beneficiário, tornando a legalidade do fato. Foi quando Toinho galego interveio dizendo que isso precisa ter critérios para que saibam quais são as pessoas que serão beneficiadas.

Gildo disse que a lei está em analise, pedindo um prazo para melhor analisar o projeto, para que sejam cridas emendas que beneficiem o maior número de itauenses, finalizando dizendo que o conhecimento é a principal arma de uma administração, trazer o conhecimento lá de fora para dentro do município para o desenvolvimento.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente apreendida em Mossoró-RN, acusada de tráfico de droga, é posta em liberdade

Uma adolescente de 17 anos, apreendida no final do mês de agosto foi posta em liberdade, acusada de tráfico de droga com o sousense Danailton do Rego Lopes de 26 anos. A libertação aconteceu após os advogados de defesa Rijalma Júnior e João Paulo Estrela irem até a cidade de Mossoró, onde o casal se encontrava. Ambos são acusados de tráfico de droga, após uma operação entre as polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Com o casal foi apreendido, 47 tabletes grandes de maconha prensada e um revólver calibre 38 municiado. A droga avaliada em R$ 300 mil iria abastecer o mercado de entorpecentes em Mossoró. Danailton do Rego Lopes permanece preso, onde os advogados Ozael Fernandes, Rijalma Júnior e João Paulo Estrela estão patrocinando a defesa do acusado. 

Reprodução Cidade News Itaú via Sertão Informado
Leia Mais ››

PARELHAS: Acidente com vítima fatal foi registrado na RN que liga a Barragem Buqueirão

Por volta das 15h40 desta Segunda-Feira (2) de Setembro, foi registrado um grave acidente no trajeto que liga Parelhas a Barragem Boqueirão, onde segundo informações, o condutor de uma modelo Honda, sem placa, que era o companheiro da vitima ultrapassou um veículo, quando outro veículo vinha no sentido contrário, onde o mesmo perdeu o controle da moto saiu da pista e colidiu em uma pedra existente no local.
A Parelhense OZANA DE SOUZA SANTOS DE 29 ANOS, residente na Rua Ana Macedo, no Bairro Ivan Bezerra, Parelhas, estava na garupa da moto quando perdeu o equilíbrio caiu e bateu com a cabeça nessa pedra. Ela foi conduzida para a Urgência do Hospital Dr. José Augusto Dantas, onde recebeu atendimento médico, mais devido a gravidade dos ferimentos veio a óbito.
O ITEP de Caicó foi acionado para fazer a remoção do corpo.
Estiveram atendendo a vitima os médicos: Dr. Abimar Buriti, Dr. Marquinhos e Dr. Antonio Petronilo.

Reprodução Cidade News Itaú via Marcos Silva/PM Currais Novos
Leia Mais ››

CERRO CORÁ: Polícia Militar prende acusado de assassinar mulher a facadas

Foi encontrada morta em sua residência na manhã desta segunda (02) no assentamento Santa Clara ll, vila B que fica aproximadamente três km do centro de Cerro Corá, FRANCISCA SOARES CARDOSO “conhecida popularmente por Neném” 53 anos e que tinha problemas mentais, segundo o acusado, FRANCISCO ANDRÉ DA SILVA, 23 ANOS, o fato aconteceu por volta das 15h30 deste domingo (01) antes de desferir uma cutilada de canivete o mesmo manteve relações sexuais com a vítima.
O ITEP esteve no local por volta das 13h00min para fazer a remoção do corpo para a sede do mesmo em Caicó. Ainda no local onde o corpo estava os peritos do ITEP constataram preliminarmente que havia uma perfuração no tórax da vitima afastando assim a hipótese de morte natural e sim de assassinato, diante dessa informação a policia local que tem o comando do SGT. Souza entrou em diligencia e já deteve um suspeito. 

Reprodução Cidade News Itaú via O Comunicar/PM Currais Novos
Leia Mais ››

Deputado Fábio Dantas consegue justa para sair do PHS

Fábio Dantas
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu pedido de justa causa do deputado estadual Fábio Dantas, que pleiteava a saída do PHS sem colocar em risco o seu mandato.

A Procuradoria Regional havia dado parecer contrário a Fábio Dantas, mas o TRE votou por unanimidade em favor do seu pleito. Desfiliado do Partido Humanista da Solidariedade, o deputado com bases políticas em São José de Mipibu vai ingressar no PCdoB, que passa a tê-lo como representante na Assembleia Legislativa.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Betinho Rosado tem pedido de desfiliação do DEM negado

O deputado federal Betinho Rosado (DEM) teve o pedido de desfiliação “por justa causa” negado pelo Ministério Público Eleitoral nesta segunda-feira (2). Betinho ainda terá a causa julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pedido de desfiliação é baseado nas acusações de Betinho - cunhado da atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM) - de que sofreu “discriminação pessoal” no partido na indicação para participar de comissões na Casa e no repasse de verbas para campanhas eleitorais de 2006 e 2010. 

De acordo com a decisão do procurador José Jairo Gomes. “Os supostos fatos ensejadores da alegada conduta discriminatória levada a efeito pelo Democratas não justifica o pretendido desligamento, mormente pelo fato de o requerente não indicar novos acontecimentos que revelassem estar sendo preterido no seio do partido".

Ainda segundo o documento, ao contrário do que alega Betinho Rosado, o parlamentar sempre “foi indicado para agremiação partidária para atuar em várias Comissões na Câmara dos Deputados ao longo das legislaturas para as quais fora eleito”. 

Na petição protocolada no TSE, Betinho Rosado pede que o Tribunal garanta o direito de mudar de sigla partidária sem prejuízo do mandato.  O processo agora será analisado pelo relator da matéria no TSE, ministro Castro Meira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vacina contra catapora será distribuida pelo SUS

Uma boa notícia para a saúde pública dos brasileiro: a partir deste mês, a vacina contra catapora passa a integrar o calendário nacional de vacinação e, portanto, a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com o Ministério da Saúde, a tetra viral irá imunizar crianças contra caxumba, sarampo, rubéola e catapora, cujo nome científico é varicela. Até hoje, a imunização gratuita contra a doença era feita apenas em casos de surto. Uma dose da vacina na rede particular de saúde custa, em média, 150 reais. 

A nova vacina será aplicada em duas doses: a primeira, quando a criança completar um ano, e a segunda, aos quatro anos de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas por ano são internadas por causa de catapora e a nova vacina poderá evitar mais de 160 mortes a cada ano.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Garibaldi defende candidatura do PMDB e lança Geraldo Melo e Fernando Bezerra

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), disse hoje que o PMDB não abrirá mão de ter candidatura própria a governador do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro de 2014. Em entrevista ao “Jornal da Cidade” (94 FM), ele se colocou como opção da legenda para disputar o governo novamente.

Garibaldi afirmou que foi feito um acordo em que ele e outras lideranças do PMDB, inclusive o presidente de honra da sigla, ex-senador e ex-governador Geraldo Melo, e o empresário Fernando Bezerra (PMDB), se postam como pré-candidatos do partido, ao lado do líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Walter Alves (PMDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo (PMDB).

Além desses, há possibilidade de o PMDB receber até setembro a filiação de alguém que possa se candidatar pelo partido. Neste caso, os nomes em vista seriam os empresários Flavio Rocha, da Riachuelo, e Marcelo Alecrim, da Ale. Ambos foram convidados por Henrique para se filiar ao PMDB e se candidatar a governador. O prazo para filiação com vistas à disputa eleitoral do ano que vem vai até o final de setembro.

COGITADOS

Garibaldi disse que, a partir de um acordo feito na reunião da executiva do PMDB, na última sexta-feira, todos esses nomes – o dele, de Walter, de Henrique, de Fernando e de Geraldo – passam a ser efetivamente cogitados. “Ninguém preliminarmente pode dizer não. Nem eu que estava dizendo não à vontade”, disse.

Sobre os candidatos serem preferencialmente ele, Henrique ou Walter, respondeu: “Eu não sou hipócrita e ninguém deve ser hipócrita de dizer que a liderança do partido é exercida por nomes da família, mas nós não podemos fechar a cogitação, a porta, para a cogitação de nomes como Fernando Bezerra, que hoje está nos quadros do PMDB, o próprio Geraldo Melo, que hoje está nos quadros do PMDB, e outros nomes que possam até querer vir, porque a porta ainda está aberta até o final de setembro”, afirmou o ministro. “Vamos tratar de exaurir isso também”.



PLANEJAMENTO

Garibaldi confirmou que o PMDB constituiu um grupo de trabalho para pensar o Rio Grande do Norte, tendo em vista à constatação de que a maior queixa da população é quanto à falta de planejamento em relação ao Estado. O grupo será coordenador por Geraldo Melo, e por Jaime Mariz, ex-secretário de Planejamento do Estado e atual secretário-executivo do Ministério da Previdência.

“Nós já estamos, por indicação do deputado Henrique, constituindo um grupo de pessoas estudiosas. Estavam presentes nessa reunião dois membros da executiva – se Geraldo Melo me permite – um de uma geração mais velha e outro de uma geração mais nova, Geraldo e Jaime Mariz, que vão, à frente o próprio Geraldo Melo, que é mais experiente, constituir esse grupo para oferecer as ideias”, informou o ministro.

Segundo ele, “o que se diz e é verdade é que no governo da governadora Rosalba não se tem nenhum planejamento adequado”. Aliás, segundo ele, “o grande problema do Brasil todo é falta de planejamento, as coisas são muito feitas ao sabor da improvisação. Então, o que é que nós vamos querer? É exaurir essas possibilidades. Nós temos aí um leque de nomes, nós temos que pegar uma pesquisa qualitativa, porque todo partido faz”, observou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

AL realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Blogueiro

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta segunda-feira (2) a Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Blogueiro no Estado do Rio Grande do Norte.

Na ocasião os Deputados Fábio Dantas, Ricardo Motta e Kelps Lima homenagearam 500 blogueiros do Rio Grande do Norte, entre eles o jornalista Diógenes Dantas.

Fábio Dantas ressaltou a importância desse instrumento de comunicação, vencendo barreiras e promovendo a informação instantânea. A solenidade contou com a presença dos titulares dos principais blogs do Estado, tanto da capital quanto das diversas regiões do RN.

O jornalista F. Gomes, assassinado em 2010, também foi lembrado por sua atuação. Os propositores da homenagem destacaram o trabalho dos profissionais. “Se nós chegarmos a qualquer dia da semana, em qualquer lugar, no interior ou capital, vamos nos informar pela informação trabalhada que pode ser acessada em qualquer lugar do mundo”, disse Fábio Dantas.

O parlamentar citou o início do surgimento dos blogs, que foram se aprimorando com o passar dos anos. Kelps Lima lembrou a democratização da informação promovida pelos blogs: “Quem detinha o controle absoluto, perdeu esse controle, que agora está na mão da sociedade”.

O jornalista Diógenes Dantas, autor do Blog do Diógenes e do portal de notícias Nominuto.com, fez um pronunciamento representando a categoria e afirmou que os blogs surgiram para atender a sede de informação das mais diversas áreas da sociedade e se popularizaram rapidamente. “Para mim é uma honra voltar a esta Casa para receber esta homenagem”, disse.

O jornalista citou dados da expansão dos blogs, criados em 1999 e que hoje, segundo estimativas, já somam mais de 200 milhões. Diógenes parabenizou todos os blogueiros pelo seu trabalho, mas fez críticas a quem covardemente faz publicações anônimas. As placas comemorativas recebidas por Diógenes Dantas e pela jornalista Thaisa Galvão ficarão no Comitê de Imprensa do parlamento estadual.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dois mil carteiros já usam smartphones para atualizar dados

O carteiro Francisco Ramos dos Santos, de 35 anos, trabalha entregando cartas e encomendas há dez anos. Há alguns meses, ele usa um aparelho celular com acesso à internet móvel (smartphone) para atualizar todas as informações sobre a entrega de encomendas que faz durante o dia.  Com isso, os usuários poderão ter informações mais precisas sobre o status do seu pedido.

“Os usuários vão receber mais rápido, em tempo real. No momento da entrega, a pessoa já está sabendo a hora em que foi feita”, diz o carteiro.

Cerca de 2 mil profissionais de todo o país já estão utilizando smartphones para atualizar em tempo real as informações sobre a entrega de encomendas. Na primeira fase, os equipamentos são usados para o serviço Sedex 10, mas a previsão é que a ferramenta seja utilizada para os demais serviços de entrega registrada.

Com o uso do aplicativo pelo carteiro, o cliente tem informações na internet no exato momento em que a entrega ocorre. Atualmente, essa atualização só é feita ao fim do dia, quando o carteiro retorna para a central de entrega. A mudança também deverá gerar economia de papel, já que a lista de entregas do dia será disponibilizada no próprio smartphone.

A nova tecnologia também agiliza o trabalho. Ramos diz que antes levava cerca de 40 minutos para fazer a prestação de contas da entrega das encomendas, processo que agora leva um minuto.

“Antigamente, a gente chegava aqui nos Correios, tinha que aguardar em uma fila para fazer uma prestação de contas. Alguém organizava a fila, pegava de um em um e ia dando baixa manualmente. Hoje não, a gente chega, a gente mesmo dá baixa e não precisa de ajuda de ninguém”, explica.

Os smartphones utilizados pelos carteiros têm um mecanismo de segurança que bloqueia remotamente seu funcionamento em caso de furto ou roubo. Os carteiros receberam um treinamento para usar os equipamentos. Mas, na avaliação de Santos, não foi difícil aprender. “Foi muito fácil, não tem segredo não”.

Os carteiros estão usando o sistema nos 14 estados onde o Sedex 10 está disponível: Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará e Espírito Santo, além do Distrito Federal. A segunda fase do projeto, em processo de contratação, prevê a utilização da ferramenta para os demais serviços de entrega sob registro.

Os serviços de telefonia celular (voz e dados) e aparelhos de smartphones em sistema de comodato foram contratados por meio de pregão eletrônico. A previsão dos Correios é investir R$ 3 milhões até o fim do ano com a implantação de sistemas, a compra de softwares e tecnologia da informação e o treinamento de funcionários. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

José Agripino convoca deputados do DEM para discutir futuro sem PMDB

Senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM. Foto: DivulgaçãoO senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, reuniu na última sexta-feira (30), todos os deputados estaduais do partido no Rio Grande do Norte, além do deputado federal Felipe Maia. O encontro ocorreu no mesmo momento em que o PMDB oficializava o rompimento com a gestão Rosalba Ciarlini e serviu para iniciar a discussão sobre o futuro da legenda longe dos peemedebistas.

A princípio, o senador do DEM pensa na possibilidade de manter aberto o diálogo com o PMDB em relação ao futuro, mas nenhuma decisão foi tomada. Hoje pela manhã, o deputado José Adécio disse a O Jornal de Hoje que o encontro foi curto e ainda será preciso “aprofundar” o debate para se tomar uma posição.

Sobre as eleições do próximo ano, o parlamentar fez questão de enfatizar a importância da decisão da própria governadora se será ou não candidata a reeleição. “Ela tem o direito de tentar, conforme a legislação brasileira e esta é uma definição, se será ou não candidata, que só cabe a própria Rosalba”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Funcionário de Correios é levado por bandidos e liberado após carro quebrar

O funcionário de uma agência dos Correios foi vítima de um sequestro relâmpago, na tarde desta segunda-feira (2), em Nísia Floresta. O homem, que terá identidade preservada, foi levado por bandidos quando saía da unidade, no entanto, acabou sendo liberado pouco tempo depois.

Quatro suspeitos, sendo três homens e uma mulher, teriam chegado até a agência dos Correios em um veículo Peugeot, de cor branca e placas HYP-2309. Eles cercaram o funcionário e o colocaram dentro do carro, saindo em disparada, em direção ao litoral Sul.

Em determinado momento do trajeto, o câmbio do veículo teria quebrado. Os bandidos então solicitaram ajuda de comparsas, que teriam chegado ao local em um carro modelo Fox, de cor prata e placas não identificadas.

A quadrilha abandonou o Peugeot, bem como desistiu de levar o funcionário dos Correios. De acordo com o cabo Eldani, do 3º Batalhão da Polícia Militar, a polícia suspeita que os bandidos pretendiam fazer a vítima refém para tentar retirar dinheiro da unidade dos Correios.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Dupla é detida após assaltar ônibus no centro de Natal

Dois jovens foram detidos, sendo um deles menor de idade, na tarde desta segunda-feira (2), após um assalto a ônibus no Centro de Natal. A dupla estava armada com um revólver calibre 38 e fez arrastão dentro de um ônibus da linha 54, recolhendo dinheiro do cobrador e das vítimas.

Logo depois do roubo, eles pegaram o ônibus da linha 38, em direção ao Planalto. Quando chegaram ao Alecrim, os passageiros desconfiaram da atitude dos dois e ligaram para a polícia. Com isso, uma viatura do Batalhão de Choque (BPChoque) cercou o ônibus no cruzamento da avenida 2 com a avenida 10.

Os dois suspeitos foram flagrados com a arma e o material roubado. O maior de idade identificado como Geilton Damascendo Ferreira, de 18 anos, que já tinha passagem por receptação.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com lesão, Fred é cortado de dois amistosos da seleção; Pato é chamado

O atacante Fred, do Fluminense, foi cortado dos amistosos contra Austrália, dia 7, e Portugal, no dia 10. Ele sentiu uma lesão na coxa durante a derrota do Fluminense para o Santos, no final de semana. Pato, atacante do Corinthians, foi convocado para o seu lugar.

Na tarde desta segunda-feira, a comissão técnica da CBF fez uma reunião e definiu pelo nome de Pato, que deve desfalcar o Corinthians nos próximos três jogos (Inter, Náutico e Botafogo).

O médico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rodrigo Lasmar, foi quem examinou o atacante do Fluminense, nesta segunda-feira, em Belo Horizonte.

"Na confirmação da lesão, não havia necessidade dele vir para Brasília. Ele não tem condições de jogar. É uma lesão que não é simples. Vamos deixar o tratamento a critério do Fluminense. Foi na parte anterior da coxa, no músculo do chute", afirmou Lasmar. 

O Fluminense, como de costume, não detalhou o prazo de recuperação e disse que 'todos os recursos terapêuticos serão disponibilizados para que o retorno seja o mais breve possível'. A nota explica que a lesão ocorreu no músculo Reto anterior em sua porção proximal justa insercional.

O camisa 9 já realiza tratamento com os fisioterapeutas do clube. A tendência é que ele perca o restante da temporada, já que a lesão é considerada grave.

Desde que Felipão assumiu a seleção, Fred jogou em 11 das 13 partidas do técnico à frente do time. Só não foi convocado para os amistosos contra a Bolívia e Chile, quando o técnico fez testes antes da Copa das Confederações.

O reserva imediato de Fred é o atacante Jô, do Atlético-MG que esteve na seleção brasileira durante a disputa da Copa das Confederações.

O jogo deste sábado contra os australianos, em Brasília,  é o primeiro da seleção no país após a conquista do torneio, em junho. No sábado a equipe de Felipão viaja para os Estados Unidos, onde enfrentará Portugal, em Boston, no dia 10, terça.

Pato é convocado para amistosos da seleção (© Daniel Augusto Jr. - Agência Corinthians)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Marcelo Pesseghini sofria de doença psíquica, diz psiquiatra

O garoto Marcelo Pesseghini --principal suspeito de matar os pais, a avó e uma tia-avó antes de cometer suicídio no último dia 5 de agosto--, sofria de uma doença psíquica. Foi o que concluiu o psiquiatra forense Guido Arturo Palomba, que recebeu da Polícia Civil de São Paulo a missão de elaborar um relatório que pode ajudar a explicar a motivação da chacina na Vila Brasilândia, zona norte da capital paulista.

"Desde o começo suspeitei que somente uma pessoa com uma doença psíquica pudesse cometer um crime como esse", disse Palomba, que comprovou parte de suas suspeitas após ter acesso ao material já levantado no inquérito que é conduzido pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

O próximo passo, conforme ele explicou, é fazer uma "garimpagem médica" em todo o conteúdo da investigação para identificar os sinais e os sintomas clínicos que vinham se manifestando no comportamento do garoto de 13 anos nos dias que antecederam o crime. "Já excluí muitos tipos de doenças e já tenho uma ideia de qual seja, mas ainda tenho que concluir esse quebra-cabeça."

Ao final da análise, denominado "perícia póstuma retrospectiva" [uma vez que se refere a aspectos recentes de um crime cujo suspeito já está morto], o psiquiatra forense revelará o nome da doença, as causas, funcionamento e como ela se desenvolveu. Questões que, segundo Palomba, que trabalha no ramo há 40 anos, ajudará a esclarecer, sob o ponto de vista médico, "o que se passava no psiquismo do Marcelo quando ele cometeu esse delito".

Palomba disse, no entanto, não saber quando concluirá a perícia. "Preciso de tempo para fundamentar todas as análises", relatou ele, que acrescentou que o tempo também será determinado pela necessidade da polícia.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem que tirou R$ 39 mil de viação diz que bando ameaçou explodir filha


A ameaça de detonar explosivos e explodir duas pessoas é investigada como a principal estratégia para que uma quadrilha conseguisse roubar R$ 39 mil de uma empresa de ônibus na manhã desta segunda-feira (2) em São Paulo. “Meu desespero maior foi quando colocaram a bomba em mim e falaram que iam colocar na minha filha também”, disse o conferente Manuel Domingos de Araújo.
Segundo ele, seu maior medo foi ser barrado por seguranças da empresa ao tentar sair com a mochila com dinheiro. "Meu medo era que eu não conseguisse sair, que me barrassem na portaria", contou.
Funcionário da Viação Transpass, no Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, Araújo disse que só entregou o dinheiro por causa das ameaças. Após entregar o dinheiro, ele retirou a suposta bomba do corpo e acionou a polícia. A filha do funcionário também foi rendida e liberada em Taboão da Serra, na região metropolitana da capital.

vítima criminosos bomba viação zona oeste gate  (Foto: Tahiane Stochero/G1)Medo era não conseguir sair, diz homem rendido
por criminosos (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Ele conta ter sido rendido a cerca de 200 metros de casa, em Embu das Artes, na região metropolitana, quando ia trabalhar.
"Me colocaram em um carro e me obrigaram a voltar pra casa. Perguntaram quem estava lá e falei que só minha filha. Minha mulher estava dormindo, mas eu menti. A menina estava de pijama curto e obrigaram a sair mesmo assim. Colocou só um chinelo e um casaco por cima", disse durante entrevista no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
A vítima lembra que deixou sua casa por volta das 3h50 da manhã e que um dos bandidos que o rendeu estava com o rosto coberto. “Eles falaram para eu não reagir, que se eu fizesse o que eles queriam não ia acontecer nada.”
Já no caminho para a empresa, os criminosos falaram que queriam o dinheiro de recolhimento dos ônibus e que esperavam arrecadar cerca de 100 mil. Segundo depoimento do advogado da empresa à polícia, foi levado cerca de R$ 39 mil.
“Estacionaram o carro perto da garagem e me deram uma mochila. Eu passei, cumprimentei o guarda e cheguei na sala onde tinha os seguranças que tavam saindo do horário [de trabalho]. Eu nunca ando de mochila. Peguei e deixei a mochila no chão, num canto, contra a parede, para eles desconfiarem, mas eles desligaram a luz e saíram. Eu peguei a mochila [e coloquei o dinheiro]”, disse o conferente. Araújo é funcionário do setor de contabilidade e tem acesso ao cofre da viação.
Ele lembra de ter entregue o dinheiro ao grupo e retornado à empresa. “Eles me falaram que dentro de 30 minutos eu podia tirar a bomba que não ia explodir, que eu podia confiar.” Manuel conta então que retirou a bomba e ligou para um dos chefes.
Caminho do sequestro
Durante o trajeto até a empresa, Araújo conta que seu telefone tocou. Era a esposa que ligava preocupada com o que tinha acontecido. Os criminosos obrigaram o conferente a atender a ligação e, ao descobrirem que a mulher também estava na casa família em Embu das Artes, ameaçaram retornar à residência para também levá-la como refém.
A ameaça não foi concretizada e o grupo prosseguiu em direção à sede da Transpass. No caminho, os criminosos colocaram a suposta bomba em Araújo. O artefato foi colado com fita crepe, junto ao quadril da vítima. Após colarem o que seria uma bomba em seu corpo, o conferente conta que um integrante da quadrilha mexeu no celular, como se estivesse acionando o dispositivo.
Explosão
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado, destruiu o artefato e agora avalia se era um explosivo. Segundo o tenente Ângelo Mancini, do 16º Batalhão da PM, os criminosos usaram um Ford Fiesta sedã cinza escuro e em um Renault Logan prata. Araújo e a filha, de 21 anos, foram colocados em carros separados e levados até a garagem da empresa.
Os criminosos ordenaram que ele entrasse e pegasse o dinheiro. O funcionário, então, chegou ao escritório por volta das 5h15, cumprimentou os colegas, foi ao cofre e pegou um malote com R$ 39 mil, segundo o advogado da Viação Transpass.
A filha do funcionário foi liberada por volta das 7h30 em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Segundo Mancini, o funcionário relatou que os criminosos estavam fortemente armados, com submetralhadoras parecidas com as usadas pela PM. Inicialmente, a PM chegou a informar que a mulher do homem também havia sido sequestrada pelos criminosos. O caso será registrado no 93º Distrito Policial, no Jaguaré.

Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) retira artefato que estava preso ao corpo de um homem no Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo. A suspeita era de bomba. O homem, funcionário da Viação Transpass, foi feito refém por criminosos e deixado na garagem. (Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

COI encerra visita ao Rio com cobranças sobre prazos e orçamento olímpico


Presidente de Comissão do COI, Nawal El Moutawakel (dir.), visita obras no Rio (05/06/2012)O COI (Comitê Olímpico Internacional) encerrou nesta segunda-feira sua quinta viagem de monitoramento da preparação do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016 satisfeito com o que viu. Isso, porém, não significa que o comitê não fez cobranças ao final de mais uma visita à capital fluminense. Desta vez, o COI pediu atenção com os prazos para as obras olímpicas e cobrou a divulgação de um orçamento dos Jogos, a chamada matriz de responsabilidade da Rio-2016.

Em entrevista coletiva concedida nesta tarde, a presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio-2016, Nawal El Moutawakel, disse que os prazos e a matriz são decisivos para que o comitê e a população possam acompanhar o andamento dos preparativos. Faltando menos de três anos para o início da Olimpíada, ainda não existe um documento que consolide dados dos projetos olímpicos.

"Precisamos trabalhar com prazos e, em alguns casos, sabemos que o tempo que temos já está muito apertado", disse ela. "Como há muito que fazer, temos que eleger prioridades. Umas dessas prioridades é a elaboração da matriz de responsabilidades dos Jogos Olímpicos Rio-2016."

O diretor executivo do COI para os Jogos Olímpicos, Gilbert Felli, afirmou que os prazos para a construção do Parque de Deodoro, que deve abrigar competições de nove modalidades olímpicas, é um dos que mais preocupa. A obra ainda não tem um projeto pronto e, portanto, nem começou.

"A obra de Deodoro era do governo federal, passou para o estadual e agora está sob responsabilidade da prefeitura", explicou Felli. "Com isso, perdemos muito tempo. É por isso que precisamos ter uma matriz de responsabilidades."

Segundo ele, a construção da Linha 4 do metrô do Rio está em dia como seu cronograma, mas também merece atenção. Isso porque a obra está projetada para ser entregue muito perto da Olimpíada. Por isso, precisa de um monitoramento especial e até de alternativas para caso ela não fique pronta.

"Estamos preocupados com isso, mas as obras estão dentro do prazo", disse ele, sobre a ampliação do metrô. "O metrô vai se manter em vermelho no nosso quadro de monitoramento. Se o metro não ficar no prazo, vamos precisar de um plano de contingência para o transporte."

Locais de competição

Felli afirmou também que a Rio-2016 precisa definir o quanto antes os locais de competição de todas as suas modalidades. Na entrevista coletiva desta tarde, ele disse o lugar onde acontecerão as disputas de medalhas de três esportes ainda demandam discussão. São elas canoagem slalom, ciclismo e polo aquático.

De acordo com o Felli, se essa discussão demorar, pode ser que federações são possam fazer seus eventos-testes no Rio.

Recentemente, governo e Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 avaliaram a possibilidade de as competições de canoagem saírem do Rio e acontecerem em Foz do Iguaçu (PR), cidade que já conta com um estrutura para o esporte. Felli disse que ainda não recebeu um projeto para isso. Portanto, é preciso avançar no tema.

A Federação Internacional de Ciclismo, por sua vez, deseja que a linha de chegada de suas competições de rua seja transferida do bairro de Botafogo para Copacabana, local em que será disputado o triátlon. Para Felli, contudo, isso pode causar problemas no trânsito do Rio de Janeiro e isso complica a mudança.

Já a dúvida sobre o polo aquático vem de um "problema bom". Como o Parque Aquático Julio Delamare não será mais demolido, assim como outros anexos do estádio do Maracanã, pode ser que os jogos de polo aconteçam nas piscinas do espaço e não mais no Parque Olímpico da Barra. Para isso, entretanto, organizadores precisam estudar o local até porque o Maracanã será sede das cerimônias de abertura e encerramento da Rio-2016.

O fato de o governo do Rio de Janeiro ter desistido de demolir o Julio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros, aliás, foi comemorado pelo COI. Nawal disse a jornalista que está muito feliz com a manutenção dos equipamentos esportivos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Soprano argentina tem derrame no palco e morre em Mendoza, aos 38 anos

Comunicado do Teatro Colón, da Argentina, sobre a morte da soprano Florencia Flores (Foto: Reprodução / Facebook Teatro Colón)A soprano argentina Florencia Fabris, 38, morreu no domingo (1º) em Mendoza (Argentina), onde estava internada em um hospital.

A cantora teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no palco do teatro Juan Victória, na província de San Juan, na sexta-feira (31/8).

Ela interpretava "Réquiem", de Giuseppe Verdi.

Fabris começou a se sentir mal em cena e teve de terminar a apresentação sentada.

Médicos que estavam na plateia atenderam a cantora e a levaram para um hospital local para os primeiros atendimentos. Em seguida, foi levada à Mendoza, onde foi operada.

Depois da cirurgia, ela teve um novo AVC, que causou sua morte.

O enterro será na terça-feira (3), na cidade de Pilar, área metropolitana de Buenos Aires. Florência Fabris deixa dois filhos, de sete e nove anos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher de 64 anos é primeira a nadar rota Cuba-Flórida sem proteção

A norte-americana Diana Nyad, de 64 anos, completou nesta segunda-feira um feito histórico. Ela foi a primeira pessoa em todos os tempos a nadar de Cuba até a Flórida, nos Estados Unidos, sem a proteção de uma gaiola contra tubarões.

Nyad começou o percurso de 166 quilômetros no dia 31 de agosto. Ela já havia falhado em quatro tentativas de concluir a rota, e por isso anunciou que a atual investida seria a última.

O sucesso da quinta tentativa de Nyad foi anunciado pela equipe da nadadora na rede social Twitter. Ela saiu do Club Náutico Internacional Hemingway, em Havana, cruzou o Estreito da Flórida e encerrou o trajeto na ilha de Key West.

No domingo, a equipe de Nyad já havia dito que ela tinha nadado mais do que em qualquer tentativa anterior. A norte-americana foi beneficiada por correntes marítimas favoráveis.

Nas últimas horas, porém, a língua e os lábios de Nyad ficaram muito inchados, o que dificultou a conclusão do périplo. Outro problema que a nadadora enfrentou foi uma medusa. Para evitar que ela fosse picada, mergulhadores foram à frente da atleta durante alguns metros.

Ambição de uma vida

As regras do nado de longa distância dizem que ela não pode, em momento algum, segurar no barco de apoio. Nyad tem uma equipe de 35 pessoas para ajudá-la em aspectos como manutenção de rota, alimentação e hidratação.

Durante a última tentativa, em agosto de 2012, ela teve que ser retirada da água após 41 horas, quando uma tempestade e repetidas queimaduras de águas-vivas venenosas não a deixaram continuar.

Nyad tentou pela primeira vez completar a travessia em 1978, quando usou uma gaiola de proteção contra tubarões.

A segunda tentativa - sem uma gaiola -, em 2011, teve de ser cancelada por causa de uma dor no ombro e um ataque de asma. No mesmo ano, queimaduras de águas-vivas acabaram com sua terceira chance de completar o cruzamento.

Falando em uma entrevista em Cuba, na sexta-feira, Nyad disse que a tentativa de 2013 seria a última dela.

"É muito emocionante para mim – já era há 35 anos, e ainda é - fazer algo que ninguém jamais fez. Tudo valeu a pena", disse ela. "Mas, desta vez, se eu não concluir a travessia, direi com orgulho que não tenho mais nada a acrescentar", completou.

Em junho, a nadadora de longa distância australiana Chloe McCardle tentou fazer a travessia sem uma gaiola de proteção contra tubarões, mas teve que desistir depois de também ser queimada por águas-vivas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Amor": César resolve se casar com Aline e ela comemora plano de vingança

http://natelinha.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/195f340f1c7dd021ce9c0a51bc8e4983.jpg
Nos próximos capítulos de "Amor à Vida", Aline (Vanessa Giácomo) vai consolidar seu plano de vingança contra César (Antonio Fagundes). Após anunciar sua gravidez, ela vai convencer o dono do San Magno a tentar uma nova vida.

Durante um papo, ela vai dizer para eles viverem juntos e aproveita para falar mal de Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira). César cede e decide se casar com a secretária.

Com a família reunida, ele faz o anúncio, deixando todos surpresos e revoltados. Pilar (Susana Vieira) vai ficar furiosa e promete vingança.

Veja diálogo de César e Aline:

César - Ela ficou furiosa. Eu até reconheço que a Pilar tinha motivo para se sentir humilhada. Afinal, eu pedi perdão e depois voltei para dizer que ia me separar. O Félix ficou do lado da mãe, claro. E a Paloma me agrediu. Ela acha que estou sendo impulsivo como um adolescente. E que talvez você não seja a mulher ideal para mim.

Aline - César, eu sei que é duro para você ouvir isso, mas eu tenho que abrir os seus olhos. É óbvio que todo mundo ficou preocupado com o dinheiro, por isso essa revolta toda. Agora você vai ter mais um filho, vai ser mais um para partilhar a herança. Quando o dinheiro entra em jogo, as pessoas mostram quem realmente são. Mas tenta esquecer esses problemas, não gosto de te ver tão estressado.
A secretária ainda sugere que o médico corte a ajuda financeira dada a Paloma, como forma de puni-la.

César concorda com tudo e Aline comemora.

Outro dia, ela resolve ligar para sua tia Mariah e conta tudo.

Veja diálogo:

Aline - Está tudo certo, tia. Tudo está saindo exatamente como a gente planejou. Quando você volta da Alemanha?

Mariah - Eu já fiz uma cirurgia, devo fazer outra ainda. Acho que ainda fico por aqui alguns meses. Mas agora me conta os detalhes. Você conseguiu agarrar o César de vez?

Aline - Sim, tia. O César vai casar comigo e, em breve, ele vai pagar por tudo que te fez sofrer. Por todos os anos de miséria que a gente viveu juntas e pelo acidente que matou a minha mãe.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Criança tem parte do dedo aputado após se machucar em escorregador

Foto mostra que o escorregador está quebrado e enferrujado  (Foto: Divulgação/ Ourinhos Notícias )Uma criança de 4 anos teve parte de um dos dedos da mão direita amputado após se machucar em um escorregador que ficava no pátio da escola municipal onde o menino estuda em Ourinhos (SP). Fotos tiradas do brinquedo mostra que, além de enferrujado o brinquedo estava com um parafuso solto que atingiu a mão da criança.
Por causa do acidente, o menino precisou passar por cirurgia de reconstrução para reimplantar parte do dedo na Santa Casa. "Eu acredito que ele tem grandes chances de se recuperar quase 100%, pela idade dele e pelo trabalho que conseguimos realizar", explica o ortopedista do hospital, Rafael Marins dos Santos.
Um boletim de ocorrência foi registrado nesta delegacia pela família da criança. O aluno vai precisar passar fisioterapia e acompanhamento psicológico. "Ele fala que cortou o dedo, ele num sabe explicar que estava escorregando e o que aconteceu, para ele foi um corte, então acredito que ele está até bloqueando de alguma forma o que aconteceu", afirma o pai do menino, Rodrigo Moraes da Silva.
Por segurança o brinquedo onde a criança se acidentou foi retirado do pátio da escola e levado para um depósito da prefeitura. Ele já foi periciado e deve passar por manutenção para se verificar se ele pode ser instalado novamente na escola ou deve ser inutilizado. "Como medida preventiva nós resolvemos retirar todos os escorregadores de todas as escolas, até quarta-feira retiramos todos e eles vão passar por manutenção em outro local, longe do acesso das crianças", ressalta Maria Tereza Moraes, secretária de Educação de Ourinhos. 

Menino precisou passar por uma cirurgia de reconstrução  (Foto: Divulgação/ Ourinhos Notícias)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Itaquerão recebe cadeiras e homenagem ao Corinthians

As primeiras cadeiras do Itaquerão começaram a ser instaladas no último fim de semana, e logo de cara a construtora Odebrecht decidiu homenagear o futuro dono do estádio. Na foto divulgada pela empresa para a imprensa, é possível ver que os assentos formam uma homenagem ao aniversário do clube.

Trata-se de uma forma criativa de divulgar a nova etapa da construção do estádio, que já está em sua reta final. Além das cadeiras, as marcações do gramado também foram acertadas, e no fim do mês o Itaquerão deve receber o seu primeiro grande evento.

Provavelmente, a festa oficial do aniversário de 103 anos será justamente no Itaquerão, reunindo sócios e conselheiros. Segundo o clube, os últimos detalhes devem ser definidos nesta semana.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma cogita cancelar viagem aos EUA após denúncia de espionagem

Indignada, Dilma Rousseff cogita a possibilidade de cancelar a viagem oficial aos Estados Unidos programada para outubro caso o presidente Barack Obama não dê "respostas satisfatórias" sobre as ações de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional) que teriam atingido a presidente brasileira.

Dilma está não só "indignada", mas também "muito irritada", segundo assessores da área diplomática, porque sente-se "enganada" pelo governo norte-americano.

Afinal, quando surgiram as primeiras notícias sobre espionagem da agência americana no Brasil, os Estados Unidos garantiram que a atuação da NSA estava circunscrita a operações de "metadados", com cruzamentos de informações que seriam inclusive de interesse do governo brasileiro.

Ainda não há uma decisão final sobre a possibilidade de cancelamento da viagem de Estado, e o Palácio do Planalto espera que o presidente Obama explique de forma cabal e tome as medidas necessárias para contornar o "grande mal-estar" que foi gerado pela informação de que a presidente Dilma foi alvo direto da espionagem feita pela NSA, conforme reportagem do programa "Fantástico".

Oficialmente, o Palácio do Planalto informa que "esta possibilidade [cancelamento da viagem] não está na mesa" e não está em análise.

A Folha obteve a informação com três assessores do governo. Segundo eles, sem uma resposta de Obama, Dilma não teria como viajar aos Estados Unidos e ficar "tirando foto" ao lado do americano.

De acordo com eles, seria o mesmo que o Brasil dizer, mundialmente, que não se importa em ser espionado.

No governo brasileiro, a informação de que Dilma foi alvo da espionagem é considerado o "episódio mais grave" desde o início do vazamento de documentos secretos envolvendo a ação da NSA.

O Palácio do Planalto espera não ser obrigado a cancelar a viagem, prevista para o dia 23 de outubro, pois isso representaria uma crise diplomática. A expectativa é que a pressão brasileira sobre Obama dê resultado e o caso seja superado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Kaká reduz salário a quase um terço e diz que "dinheiro nunca foi prioridade"

O sonho em voltar à seleção brasileira e disputar a Copa do Mundo de 2014 pesaram tanto que Kaká parece ter perdido um bom dinheiro ao decidir deixar o Real Madrid para voltar ao Milan.

Os valores oficiais do novo contrato com o time rubro-negro não foram divulgados, mas, de acordo com o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", o brasileiro vai receber quatro milhões de euros por temporada, quase um terço do que ganhava no Real Madrid, algo próximo a 11 milhões a cada temporada.

Se não confirma valores, Kaká deixa claro que abriu mão da parte financeira para poder ter mais chances de entrar em campo e tentar colocar fim à instabilidade que passou no time merengue nos últimos quatro anos.

O meia de 31 anos foi liberado de forma gratuita pelo Real Madrid e o contrato será válido por duas temporadas."Dinheiro nunca foi uma das minhas prioridades e mais uma vez provei isso", falou o jogador de 31 anos em sua chegada a Milão.

Embora o técnico Luiz Felipe Scolari declare que a escolha de um atleta não está atrelada à titularidade em seus clubes, Kaká teve poucas chances na seleção. Ele participou de amistosos pré- Copa das Confederações, mas não foi relacionado para a competição.

Relutou deixar o time merengue há algumas temporadas por um desejo pessoal de não sair como fracassado ao ser anunciado como uma das caras contratações da história ao custar 65 milhões de euros em 2009.

Chegou a fazer bons jogos na primeira temporada, mas os problemas de lesão e alta concorrência em sua posição o fizeram ser pouco aproveitado pelo ex-técnico do time, José Mourinho.

O português optava pela dupla Özzil e Di Maria na construção das jogadas, e muitas vezes Kaká era preterido também por Modric e Callejon.

Uma possível permanência foi cogitada depois que Carlo Ancelotti, técnico com quem brilhou no Milan, chegou até o time madrileno. Mas foi uma conversa com o próprio que fez Kaká tomar a atitude de pedir para sair.

"Quatro anos se passaram e agora estou de volta. Há 15 dias eu pensei que eu pudesse voltar atrás, eu falei com Carlo Ancelotti e eu percebi que era ideal para mim voltar aqui...nos últimos dias, sonhei sentir novamente no San Siro meu coro, eu não posso esperar", falou, em entrevista ao site oficial.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Passageira de voo da TAM teve fratura na coluna após turbulência, diz hospital


O IJF (Instituto José Frota) informou, na tarde desta segunda-feira (2), que uma passageira do voo JJ 8065, internada por conta da turbulência enfrentada pelo avião da TAM, nesta madrugada, teve constatada uma fratura na coluna.

Dos 15 feridos [12 passageiros e 3 tripulantes], duas mulheres permanecem internados na unidade. O avião saiu de Madri às 23h10 (horário local), com 168 passageiros e 16 tripulantes, e fez um pouso de emergência na capital cearense às 1h43, segundo informou a Infraero.

Segundo o hospital público cearense, a colombiana Tatiana Indira Velandia teve, além da fratura na coluna, uma luxação no cotovelo. Ela passou por exames e por uma avaliação médica e será transferida na tarde desta segunda-feira para um hospital particular.

O IJF não soube informar se a colombiana precisará passar por alguma cirurgia. A avaliação deverá ser feita por médicos da nova unidade.

Já a peruana Graciela Anadeia Aguiar Di Carlier fez uma tomografia, que não constatou nenhuma fratura. Ela permanecerá no IJF em observação, e também poderá ser transferida nesta tarde, já que ainda se queixa de dores cervicais.

A Embaixada da Colômbia no Brasil informou que Tatiana está recebendo a devida assistência consular, ainda assim não relatou a gravidade do estado da colombiana. A reportagem também tentou entrar em contato com a Embaixada do Peru no Brasil, mas não recebeu retorno. 

Em nota, a TAM informou que está prestando "toda a assistência necessária a passageiros e funcionários da empresa."

Os passageiros que já receberam alta e que estavam no voo [121 pessoas] seguiram viagem de Fortaleza às 13h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos e previsão de pouso para as 18h. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››