Usuários Online

RÁDIO CIDADE AO VIVO

domingo, maio 14, 2017

Semana do MEI encerra com mais de 5 mil pessoas capacitadas


A nona edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) superou as metas estabelecidas no Rio Grande do Norte. A mobilização feita pelo Sebrae em prol do MEI chega ao fim com mais de 5 mil pessoas capacitadas em palestras, cursos, oficinas e workshops. Ao todo, o mutirão registrou programação em mais de 100 municípios do estado, chegando a mais de 8 mil atendimentos e orientações técnicas. Neste sábado (13), ainda heverá programação, das 9h às 11h, no posto de atendimento montado na Praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim, em Natal.

Ao longo dos últimos cinco dias, foram realizadas 2.206 palestras e 154 Oficinas SEI (SEI Vender, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Empreender, SEI Vender, SEI Comprar, SEI Planejar e SEI Formar Preço) em todas as regiões do estado. Em Mossoró, foram capacitadas 737 pessoas e realizados 1339 atendimentos até agora. Nesta sexta-feira (12), na região do Seridó Ocidental, está programada a Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro na cidade de Cruzeta. Em Martins, haverá o encerramento da Oficina Mais Negócios, que está capacitando simultaneamente 278 participantes. Como parte integrante da Semana do MEI, essa capacitação foi oferecida inteiramente grátis para os empreendedores do município e região.

O diretor técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti, participou de algumas ações da campanha no interior do estado. Na manhã da sexta-feira, o executivo participou da programação na cidade de Barcelona, na região Agreste. Além de uma palestra para MEI, a cidade terá no mesmo dia uma Oficina SEI Empreender.

Durante a capacitação para empreendedores locais, João Hélio destacou a importância do MEI para a economia da cidade, que agora possui dois agentes de desenvolvimento. “O Sebrae está aqui para mostrar que é possível montar um negócio próprio e ficar menos dependente do funcionalismo público e também, em parceria com a prefeitura, ajudar o município a ter um olhar para o desenvolvimento”, explica o diretor.

Na avaliação da coordenadora da Semana do MEI no Rio Grande do Norte, Ruth Suzana Maia, a mobilização foi muito positiva, tanto que superou as metas estabelecidas para atendimentos e capacitação. “Tivemos uma grande procura, sobretudo de pessoas em busca de capacitação na área de finanças. Percebemos que os microempreendedores estão dispostos a aprender e estão em busca de mais conhecimento”.

Segundo Ruth Maia, as demandas no interior não foram diferentes da capital. Os empreendedores, de forma geral, buscaram temas comuns para se capacitar em três áreas: mercado (vendas), finanças e planejamento. Ela também considerou assertiva a estratégia do Sebrae de ampliar a quantidade de pontos de atendimento em Natal, conseguindo estar mais próximos dos empreendedores e gerando mais comodidade. Além da sede da Instituição e a Praça Gentil Ferreira, também houve programação nas duas lojas do Assaí Atacadista e na Universidade Potiguar (UnP) – Unidade da Zona Norte. Até agora, ocorreram 189 formalizações nessa categoria jurídica.

A Semana do MEI é promovida nacionalmente pelo Sebrae e visa reunir esforços para auxiliar empreendedores de todo o Brasil, criando uma rede de apoio gratuito a quem está enquadrado nessa categoria. Isso porque o MEI está mais avançado na gestão do seu negócio e busca conhecimento para inovar e aumentar a sua competitividade no mercado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!