RÁDIO CIDADE AO VIVO

terça-feira, maio 16, 2017

Turismo em Natal passa a ter roteiros religiosos

Prefeitura de Natal está de olho no potencial do Turismo religioso: segmento é um dos que mais crescem no mundo (Foto: Alex Regis/PMN/Secom)

Um dos segmentos turístico que apresentou grande crescimento nos últimos anos é o turismo religioso. O setor não viu a crise passar perto e comemora bons resultados. A cidade de Natal dá passos para virar referência também nesse campo. A Prefeitura da capital potiguar, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), lançou dois roteiros religiosos para visitação dos turistas.
O primeiro deles contempla as seguintes igrejas: Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis, onde estão os restos mortais do Padre João Maria, Catedral Metropolitana de Natal, localizada na avenida Deodoro, Bom Jesus das Dores (Ribeira), Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Cidade Alta), Nossa Senhora da Apresentação (Cidade Alta), Igreja de Santo Antônio (Cidade Alta) e a Igreja de São Pedro, no Alecrim. Já o segundo, prevê visitações ao Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Bairro Nazaré) e ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Parque das Dunas). Neste último, está prevista a construção de uma réplica da capela situada na cidade de Fátima, em Portugal.
A secretária municipal de Turismo, Christiane Alecrim, qualifica a criação dos roteiros como fundamental para o incremento da atividade turística na cidade. Ela lembra que os fiéis não medem esforços para visitar os locais, templos e igrejas para fortalecerem suas crenças. Verdadeiras caravanas são movidas pela fé. “Já vínhamos recebendo apelos do setor para criar novas formas de atração dos turistas que ultrapassassem aquelas ligadas às nossas belezas naturais. Concordamos com essa preocupação, conversamos com as partes envolvidas para partir para a criação dos roteiros”, explica a secretária.

Igreja Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Antiga) é uma das atrações dos roteiros criados pela Secretaria de Turismo de Natal (Foto: Alex Regis/PMN/Secom)
Igreja Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Antiga) é uma das atrações dos roteiros criados pela Secretaria de Turismo de Natal (Foto: Alex Regis/PMN/Secom)

Christiane Alecrim reforça ainda que o lançamento dos roteiros só foi possível graças à união dos órgãos da gestão municipal que, atendendo à determinação do prefeito Carlos Eduardo, trabalharam juntos na viabilização da iniciativa. A Setur conta com a parceria das secretarias de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Urbanismo, Cultura, Segurança e Defesa Social, Serviços Urbanos, Urbana, Saúde, Políticas para as Mulheres e Comunicação Social.
“Temos um potencial enorme neste segmento. Natal é uma das primeiras capitais do país, conta com igrejas antigas, com projetos arquitetônicos muito bonitos que carregam um valor histórico muito grande. Nós, da Secretaria, não iremos medir esforços para consolidar a cidade de Natal como referência no turismo religioso do Brasil. Agora é trabalhar na divulgação desses roteiros para atrair os visitantes. Temos muita coisa bonita para mostrar”, afirma a titular da Setur.
A Arquidiocese de Natal é parceira da Prefeitura nos roteiros. Para o padre Francisco Fernandes, secretário do Arcebispo de Natal  e pároco da Igreja Bom Jesus das Dores, o ponto central de toda peregrinação religiosa é a Catedral Metropolitana. Segundo o religioso, o sentido teológico da Catedral é a ideia da tenda armada no meio do povo, no coração da cidade. “O turista tem de visitar a cripta da Catedral, um lugar de orações, que foi abençoado pelo Papa João Paulo 2º. Temos em exposição o cálice usado pelo Papa e um novo elemento que é um tijolo doado pelo Vaticano”, informa o sacerdote.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!