Usuários Online

RÁDIO CIDADE AO VIVO

Loading ...

quinta-feira, julho 13, 2017

Servidores do Ibama no RN protocolam renúncia coletiva de suas funções


O racha interno no Ibama do Rio Grande do Norte levou o grupo de 13 servidores que têm feito oposição às mudanças na gestão do órgão a entregar suas funções de confiança em carta ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Eles se insurgiram contra a nomeação do novo chefe dos fiscais, Claudius Monte de Sena, e também alvejam com denúncias o chefe do órgão, Clécio Ferreira Santos, destaca reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

No ofício enviado a Sarney Filho, os servidores do Ibama do RN entregaram “as suas designações como responsáveis por núcleos técnicos que compõem a estrutura da Superintendência do Ibama no Rio Grande do Norte e como autoridades julgadoras de 1ª Instância de autos de infração ambiental”.

Eles pedem que sejam impedidas “novas nomeações políticas” no órgão, que era controlado por indicados da senadora Fátima Bezerra até a queda do governo Dilma Rousseff.

Os fiscais disseram que a nomeação de Sena e a consequente destituição da então ocupante do cargo, Cláudia Zagaglia, foi decidida pelo ministro “sem motivação técnica e à revelia de nossa presidente”, Suely Araújo. Eles afirmam que está no gabinete de Sarney Filho, “sem decisão”, o PAD aberto pelo Ibama. Concluído no último dia 3, o processo recomenda, entre outras medidas, uma intervenção no Ibama do Rio Grande do Norte e o afastamento de Claudius Sena da função de coordenador do gabinete de Clécio Santos.

Os resultados da apuração interna foram encaminhados à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, entre outros órgãos de controle.

Segundo os fiscais, a decisão de entregar os cargos “se manterá até que o ministro emita decisão sobre o PAD já encaminhado pela presidente do Ibama”. Eles mencionaram que não têm mais condições de exercer seu trabalho em funções de confiança.

Desde a quarta-feira que a reportagem do portalnoar.com tenta repercutir o assunto com os dirigentes do Ibama citados na reportagem.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!