RÁDIO CIDADE AO VIVO

Ouça pela Rádios Net ou clique na imagem abaixo

Ouça pelo Listen 2 My Rádio ou clique na imagem abaixo

Imagem relacionada
Loading ...

sexta-feira, março 31, 2017

No RN, moradores de Afonso Bezerra voltam a protestar contra presídios

Moradores de Afonso Bezerra, RN, protestam contra construção de presídios (Foto: Hiago Felix)

Moradores de Afonso Bezerra, na região Central do Rio Grande do Norte, voltaram a protestar, na manhã desta sexta-feira (31), contra a construção de dois presídios no município. Os manifestantes bloquearam um trecho da rodovia RN-118, no limite entre o município e Ipanguaçu, e queimaram pneus, segundo a Polícia Militar.
A população do município já havia se manifestado contra a instalação dos presídios no dia 16. Os moradores reivindicam, entre outros pontos, mais investimentos em saúde, educação e lazer. Inicialmente, o governo do RN havia anunciado que pretendia erguer as novas unidades em Santana do Seridó, mas mudaram de ideia após protestos da população.
O governo do estado declarou que a escolha do município se baseou em estudos técnicos feitos pela comissão do Plano Diretor do Sistema Penitenciário. A possibilidade de concluir a obra com rapidez, a distância “mediana” em relação aos grandes centros e a infraestrutura disponível foram apontadas como motivos.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) informou que a construção contará com recursos do Ministério da Justiça, que vai liberar R$ 31,9 milhões para as obras. Cada uma das unidades terá capacidade para 603 detentos.

Novas prisões
Em janeiro, o governador Robinson Faria declarou a intenção de desativar a Penitenciária de Alcaçuz ainda este ano. Segundo ele, a construção de três novos presídios permitiria a transferência dos presos da unidade, onde um massacre deixou 26 mortos ao longo de mais de uma semana de rebeliões.
"A construção de Alcaçuz naquele local foi um grande equívoco, porque é uma área de geografia turística", afirmou Robinson.
A terceira unidade é a Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, que já está em construção. A obra começou em 2015 e chegou a ser embargada para adequações, mas foi retomada e, segundo o governo, deve ficar pronta em junho. A prisão terá três pavilhões e capacidade para 603 pessoas.
Segundo o general Araújo Lima, o governo pretende criar 3.900 vagas no sistema prisional do estado em cinco anos, mil delas até abril de 2018. A comissão para elaborar o Plano Diretor do Sistema Penitenciário foi criada em fevereiro, depois da matança em Alcaçuz. O projeto deve ficar pronto em abril.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fosfoetanolamina: Instituto do Câncer suspende novos testes devido a 'ausência de benefício clínico significativo'

Cápsulas de fosfoetanolamina produzidas desde os anos 90 no Instituto de Química de São Carlos (Foto: Cecília Bastos/USP Imagem)

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) anunciou nesta sexta-feira (31) que decidiu suspender a inclusão de novos pacientes nos testes clínicos com a fosfoetanolamina, composto polêmico que ficou conhecido como "pílula do câncer", devido à ausência de "benefício clínico significativo" nas pesquisas realizadas até o momento.
Ao todo, 72 pacientes, de 10 diferentes grupos de tumores, foram tratados até o momento nesse estudo da fosfoetanolamina. Destes, 59 tiveram suas reavaliações, e 58 não apresentaram resposta considerada objetiva pelos médicos. Apenas um paciente, que tem melanoma, apresentou uma resposta ao tratamento - uma redução de mais de 30% do tamanho das lesões tumorais.
"Neste momento o estudo tem se revelado muito aquém em termos de taxa de resposta. Conversamos com a comissão que acompanha o estudo a pedido do professor Gilberto [Chierice]. Fizemos reuniões internas extensas sobre o que fazer com esses resultados neste momento e achamos mais prudente suspender a inclusão de novos pacientes no estudo", disse o diretor-geral do Icesp, Paulo Hoff, que supervisionou a pesquisa.
"Como nós tivemos um paciente com melanoma que teve uma resposta importante, a ideia agora é sentarmos com o grupo do professor Gilberto [Chierice], com a Secretaria de Estado da Saúde, com o nosso comitê de ética e estudarmos qual seria a melhor maneira de prosseguirmos no futuro em relação ao estudo", completou.

Gilberto Chierice, professor da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, é o pesquisador que desenvolveu a fosfoetanolamina sintética. De acordo com o Icesp, ele ajudou na indicação de integrantes na comissão do estudo.
Sem benefício clínico
Em texto do Icesp, a avaliação foi: "os resultados iniciais da pesquisa clínica não indicaram o benefício clínico esperado aos pacientes que fizeram uso da substância na dose do estudo".
O grupo de câncer colorretal foi o primeiro a completar a inclusão de todos os pacientes previstos nesta fase, e foi encerrado, pois nenhum paciente apresentou resposta objetiva ao tratamento, segundo informa a Secretaria Estadual de Saúde paulista.
"O estudo continua aberto, ele não é fechado. Como em toda boa prática de pesquisa, os pacientes que já foram incluídos continuam recebendo o produto e serão todos acompanhados. O que nós estamos apresentando é um resultado preliminar atendendo a ideia de transparência total", disse Hoff. "Todos os pacientes continuarão sendo acompanhados pelo Icesp", completou.
De acordo com Hoff, o estudo deverá receber sugestões para uma reestruturação. "Se houver continuação com os pacientes, será com melanoma".
A pesquisa
O estudo teve início em julho de 2016 e, desde então, os pacientes incluídos estão em avaliação por uma equipe especializada com experiência em testes clínicos.
Na segunda fase prevista de testes, o plano era incluir 20 participantes em cada um dos 10 grupos com diferentes tipos de câncer, totalizando 210 pessoas em acompanhamento. Dez pessoas fizeram parte de um estudo inicial para avaliar a toxicidade do medicamento. O objetivo primário dessa etapa, segundo o Icesp, seria a observação de pelo menos dois pacientes com "resposta objetiva", ou seja, com diminuição do tumor em cada grupo.
O Icesp informa que nos últimos oito meses os pacientes pesquisados passaram por avaliações periódicas, com retornos entre 15 e 30 dias, para a realização de consultas médicas e exames, dentre eles a avaliação da doença por tomografia, o que permite aos médicos acompanhar de perto a evolução do câncer em relação ao uso da "pílula do câncer".
Durante os testes, o grupo de pacientes envolvidos não passou por outros tratamentos oncológicos tradicionais. Isso ocorre para, no caso de uma melhora na saúde do grupo, os resultados serem ligados à ingestão da fosfo. Durante esse tempo, boa parte das pessoas tiveram progressão da doença e algumas morreram. O Icesp não quis informar o número de óbitos.
Os pacientes envolvidos no projeto vão continuar em tratamento no Icesp normalmente, com acompanhamento da equipe de oncologia.
Como surgiu a pílula
A fosfoetanolamina sintética começou a ser estudada no Instituto de Química da USP em São Carlos, pelo pesquisador Gilberto Chierice, hoje aposentado. Apesar de não ter sido testada cientificamente em seres humanos, as cápsulas foram entregues de graça a pacientes com câncer por mais de 20 anos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Saúde estuda fracionar doses da vacina da febre amarela para imunizar mais pessoas

Ministério da Saúde estuda fracionar doses da vacina da febre amarela para imunizar mais pessoas (Foto: Leo Correa/AP)

O Ministério da Saúde estuda fracionar as doses da vacina da febre amarela para imunizar um número maior de pessoas com o mesmo número de doses, segundo o Bom Dia Brasil.
Pelo país, os repórteres do Bom Dia Brasil se depararam com filas nos postos de vacinação. E, em muitos postos, as doses estão acabando antes do previsto.
No Rio, a dona de casa Luciana Mattos está atrás da vacina para ela e a filha Clara, de dois anos, mas não está encontrando. "É o segundo posto hoje", disse Luciana.
De dezembro de 2016 até 17 de março deste ano, o Ministério da Saúde recebeu 1.561 notificações de casos suspeitos de febre amarela no Brasil. Destes, 448 foram confirmados, 850 são investigados e 263 foram descartados.
Em Minas Gerais, o número de casos chega a 379. O Espírito Santo tem 93 e, São Paulo, 4. De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de letalidade da doença é de 32,1% e 188 municípios brasileiros tiveram febre amarela. Desde o início do surto, 144 pessoas morreram devido à doença no país.
Por enquanto, não há confirmação de que a febre amarela tenha chegado às áreas urbanas, onde a transmissão iria ocorrer por meio do Aedes aegypti. Todos os casos ocorreram em áreas rurais, de mata ou silvestres, atingindo municípios do interior dos estados, de acordo com o Ministério da Saúde. Nessas regiões, os mosquitos que transmitem a doença são o Sabethes e o Haemagogus.
Sintomas
Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias.
Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
E importante ressaltar que a vacina não é recomenda para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.

Fonte: Bem estar
Leia Mais ››

Tentativa de resgate termina em mortes no presídio de Marituba, PA

Criminosos tentaram resgatar presos do PEM I. (Foto: Ronan Frias/ TV Liberal)

Uma tentativa de resgate de detentos no Presídio Estadual Metropolitano de Marituba, na região metropolitana de Belém, deixou cinco mortos na madrugada desta sexta-feira (31), segundo informações da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). A Polícia Militar segue com reforço da tropa do Comando de Missões Especiais realizando revista minuciosa e a contagem de presos na unidade.
A tentativa de resgate foi por volta das 2h, quando houve a interrupção de energia elétrica na área do completo penitenciário de Marituba. A Susipe suspeita que a interrupção tenha sido provocada pelo grupo de criminosos que tentou efetuar o resgate.
Logo após a interrupção, policiais militares do Batalhão de Policiamento Penitenciária (BPOP), responsável pela guarda externa das unidades prisionais, identificaram cerca de 10 a 15 homens na área externa ao presidio ao mesmo tempo em que um grupo de cerca de 20 presos que conseguiram sair do bloco carcerário avançaram em direção à muralha.
Houve troca de tiros e o grupo foi contido pelos policiais. Sete presos foram atingidos. Cinco morreram e dois ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico.
De acordo com a Susipe, a ação já havia sido identificada previamente pela equipe de inteligência da superintendência, que solicitou reforço na segurança do complexo penitenciário. Os presos envolvidos serão autuados em flagrante pela Policia Civil. O IML foi acionado para fazer a remoção dos corpos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atentado em mercado e mesquita deixa dezenas de mortos no Paquistão

Explosão perto de uma mesquita e de um mercado deixou dezenas de feridos e mortos em Parachinar, no Paquistão  (Foto: AFP)

Atentado com um carro-bomba nesta sexta-feira (31) matou ao menos 22 pessoas e feriu dezenas perto de um mercado e de uma mesquita xiita, na cidade de Parachinar, no Paquistão.
O ataque, que aconteceu próximo da fronteira com o Afeganistão, foi reivindicado por dois grupos: um ligado ao Talibã no país e pelo Lashkar-e-Jhangvi Al Alami, segundo a Reuters.
O balanço das vítimas ainda é impreciso. O dirigente político local Ikramullah Khan disse que 70 pessoas ficaram feridas.
A explosão enquanto as pessoas se reuniam para as orações de sexta-feira perto da entrada feminina da mesquita xiita, no mais recente de uma série de ataques este ano no Paquistão. O país tem maioria sunita.
Sajid Hussain, um parlamentar de Parachinar, disse que houve tiros antes da explosão, que ele descreveu como um ataque suicida. A cidade fica localizada em uma área com grande população xiita.
O grupo militante islâmico Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), mais conhecido como Talibã paquistanês, disse que a explosão foi parte de sua operação Ghazi, uma homenagem ao líder radical morto em 2007 pelas forças de segurança do Paquistão.
O novo grupo militante Lashkar-e-Jhangvi Al Alami também reivindicou o ataque.
O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o ataque através de um comunicado e reiterou sua determinação para acabar com o terrorismo. "A rede de terroristas foi quebrada e é nossa obrigação nacional continuar esta guerra até a completa aniquilação do terrorismo em nosso solo", afirmou.
O atentado aconteceu depois que uma série de ataques com cerca de 130 mortos, nos primeiros 15 dias de fevereiro, levou o Exército a lançar uma ação militar em todo o país contra a insurgência batizada como operação Radd-ul-Fasaad ("Eliminação da Discórdia").

Fonte: G1
Leia Mais ››

Deputado Rafael Motta tem carro roubado em Natal


O deputado federal Rafael Motta (PSB) foi a vítima da insegurança pública em Natal nesta sexta-feira, 31. O parlamentar teve seu veículo roubado e o motorista rendido pela dupla de assaltantes também entregou os pertences pessoais.

Segundo informações da polícia, o assalto ocorreu por volta das 9h na Rua São José e os bandidos abandonaram o carro algumas ruas depois, fugindo com os pertences roubados do motorista. O deputado não estava no veículo no momento do crime.

A polícia segue em diligência tentando identificar os bandidos.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Agricultor obtém registro de nascimento aos 73 anos


Um agricultor de 73 anos, de Lagoa Bonita, no município mineiro de Cordisburgo, obteve no último dia 14, o seu registro tardio de nascimento. Residente na cidade de Itaquaquecetuba, a 42 km da capital paulista, Arlindo (nome fictício) procurou a Defensoria Pública Estadual no município em busca de atendimento na rede de saúde. O acesso sempre foi difícil justamente pela falta dos documentos. A Defensoria entrou com uma ação pedindo o registro para que ele tivesse sua identidade legal e pudesse se tratar sem maiores problemas.

Arlindo é analfabeto e não tem contato com parentes. Ele nunca teve documento de identificação ou vínculo empregatício registrado. Como ele apresenta falhas de memória causadas pela idade avançada, a equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) coletou informações com vizinhos e conhecidos e, assim, descobriu os nomes dos pais de Arlindo, a data e o local de nascimento.

Com as informações seria possível solicitar a segunda via do documento, entretanto no Tabelionato de Notas e Registro Civil de Cordisburgo não havia registro no nome de Arlindo. Diante da situação, o Ministério Público dispensou a necessidade de apresentação de provas e aceitou o laudo elaborado pelo CAM.

“O minucioso parecer elaborado pela equipe multidisciplinar da Defensoria Pública comprova que o autor foi impedido de exercer a sua cidadania por toda a vida por falta de registro civil e atualmente a violação dos direitos se tornou mais grave por ele estar na terceira idade, revelando-se imprescindível a efetivação do registro de nascimento para que exerça a cidadania”, disse o promotor Claudio Sérgio Teixeira no parecer que recomendou o registro.

A Defensoria explicou que preserva a identidade e a imagem do idoso devido à idade avançada e aos problemas de saúde.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Parceria com Alemanha impulsiona economia potiguar


A cooperação técnica e comercial entre a Alemanha e o Rio Grande do Norte já rendeu cerca de R$ 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 5 milhões) em investimentos em cursos, parcerias, tecnologia e negócios. O resultado da cooperação iniciada em 2009 foi apresentado pela cônsul geral da alemã para o Nordeste, Maria Konning  e pelo presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.

“Queremos reforçar a parceria entre Alemanha e Brasil no desenvolvimento sustentável; comércio bilateral e intercâmbios científicos e de pesquisa. O Nordeste tem um potencial único na área de energias renováveis, como também no turismo. Hoje já são quase 1400 empresas alemãs atuando no Brasil e nossa parceria é de longo prazo”, explicou Konning.

O cônsul honorário da Alemanha para o RN, Axel Geppert, enfatizou que a cooperação já trouxe importantes resultados para o Estado. “Temos uma parceria em especial com o estado da Renânia Palatinado que tem uma economia concentrada nas pequenas empresas, assim como no Rio Grande do Norte, o que ajuda na aproximação dos empresários, diversos acordos já foram assinados entre a classe empresarial, universidades e entes políticos dos dois estados, o que mostra o sucesso dessa parceria”, declarou Geppert.

Entre os investimentos alemães no RN, o cônsul destacou nas áreas de dessalinização de água movida a energia solar; energias renováveis; construção civil e formação profissional. “Ainda teremos um projeto de estação de tratamento de esgoto autárquica para hotéis e estamos concluindo na Escola de Construção do SENAI a primeira Casa Passiva, que trará tecnologia sustentável da Alemanha para a construção civil potiguar”, disse o cônsul. Há expectativa que o encontro 2019 Brasil-Alemanha ocorra em Natal, é o principal encontro comercial entre os países.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz destacou que a parceria com a Alemanha fortalecer a economia potiguar. “Temos importantes parcerias com o Senac para formação de professores e novos cursos, como também em junho teremos uma delegação potiguar do trade turístico que irá conhecer a atuação consolidada do turismo alemão para desenvolvermos aqui no estado. No momento de dificuldade da economia brasileira contar como recursos das parceria conseguimos adquirir equipamentos, capacitar pessoal no setor de turismo para melhorar cada vez mais a nossa economia”, concluiu Queiroz.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Atividade econômica está se recuperando, afirma Ipea


Após atravessar a maior recessão da história, a atividade econômica já está em recuperação, segundo estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve avançar 0,3% no primeiro trimestre deste ano, ante o último trimestre de 2016, segundo projeção divulgada nesta quinta-feira, 30, pelo Grupo de Conjuntura do instituto. No fim do ano, a previsão é de crescimento de 0,7% na atividade econômica.

“Isso seria muito baseado numa recuperação da indústria e crescimento da agropecuária. Embora a agropecuária tenha participação pequena no PIB, ela tem encadeamento importante na economia”, disse José Ronaldo de Castro Souza Júnior, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea.

O instituto retoma a divulgação de projeções para os principais índices econômicos do País após um jejum de cerca de dez anos. As estimativas consideram um cenário sem grandes mudanças no ambiente externo, com estabilização da situação política doméstica e avanços nas reformas que deem suporte a um novo regime fiscal.

“O que condiciona as nossas projeções é a aprovação de reformas. As reformas terão grande impacto nas projeções deste ano. E a gente está pegando um cenário externo neutro. Houve melhora de commodities no curto prazo, mas a gente não acha que seja um novo ciclo de commodities, então o cenário é neutro”, afirmou Castro.

O diretor do Ipea defende que reformas como a da Previdência e a trabalhista melhorariam o ambiente de negócios e mudariam o regime fiscal para dar sustentabilidade à divida pública. “Alterar a trajetória de dívida pública é essencial”, defendeu o pesquisador, para quem o contingenciamento anunciado pelo governo ajuda mais a recuperar credibilidade do que atrapalha a atividade.

Projeções

O Ipea divulgou também expectativas para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção é de que o IPCA feche o ano em 3,9%, bem abaixo do centro da meta para o ano, de 4,5%.

Em 2018, com aumento no ritmo de crescimento do PIB, haveria espaço para a recomposição de margens pelas empresas ao mesmo tempo em que a oferta mais abundante de alimentos deixaria de contribuir para a redução de preços, então a inflação voltaria a subir levemente para níveis próximos ao centro da meta. O Ipea espera um crescimento de 3,6% da atividade econômica em 2018, com inflação pelo IPCA em 4,5%.

O cenário projetado pelos pesquisadores inclui um contexto que permita ao Banco Central reduzir a taxa básica de juros para 8,75% ao ano ao final de 2017, mantendo esse mesmo patamar ao longo de 2018.

“O que a gente pode observar pela comunicação do BC seria dar uma concentrada na redução dos juros nas próximas reuniões e parar para avaliar depois”, contou o diretor do Ipea.

Segundo as estimativas, a recuperação do PIB será puxada pela demanda doméstica, com avanço dos investimentos e retomada gradual do consumo das famílias, impulsionada pela redução da inflação e dos juros, pela liberação dos recursos do FGTS e pela estabilização das condições do mercado de trabalho. Num segundo momento, o consumo aumentaria devido à melhora no mercado de trabalho, com redução do desemprego, além de alívio das condições do crédito. Quanto à capacidade produtiva ociosa atual, o instituto aponta um hiato de produto da ordem de 7%, como reflexo da ociosidade produtiva causada pela recessão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Presos foram vigiados até com tornozeleiras eletrônicas bloqueadas


O monitoramento de presos do regime aberto e semiaberto, que usam tornozeleiras eletrônicas, funciona normalmente – de acordo com o Governo do Estado. O comunicado feito por nota à imprensa na manhã desta sexta-feira (31) ocorre após a denúncia feita ontem (30) pelo juiz de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, de que o serviço estaria suspenso.

O magistrado afirmou que o Governo do RN não estaria pagando a empresa que faz o monitoramento dos equipamentos e o serviço estaria parado, deixando os apenados sem monitoramento.

A isto, o Executivo esclareceu que o sistema foi bloqueado durante algumas horas da quinta-feira, mas a Spacecom, empresa responsável pelo serviço,  permaneceu rastreando. “Ou seja, em nenhum momento os presos que utilizam os equipamentos ficaram sem monitoramento”. De acordo com o governo, o pagamento foi regularizado ainda ontem e a normalidade voltou a operar a partir das 20 horas do mesmo dia.

Veja nota do Governo na íntegra:

Sobre o monitoramento das tornozeleiras eletrônicas disponibilizadas aos presos do semi-aberto no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado esclarece:

– O serviço já está funcionando normalmente desde as 20h desta quinta-feira (30) e o monitoramento sendo realizado através da secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc);

– O pagamento foi regularizado ontem (30) com a empresa Spacecom, responsável pelos equipamentos e monitoramento 24h das tornozeleiras;

– O acesso online das forças de segurança do estado ao sistema foi bloqueado durante algumas horas da quinta-feira, mas a Spacecom permaneceu rastreando os equipamentos e recebendo notificações a partir da sede da empresa em Curitiba, Paraná. Ou seja, em nenhum momento os presos que utilizam os equipamentos ficaram sem monitoramento;

– A Sejuc e a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) fizeram um acordo com a empresa e os débitos dos meses de janeiro e fevereiro de 2017 serão regularizados nesta sexta-feira (31). Com relação aos meses pendentes de 2016, os valores serão pagos nos próximos dias.

– Ao todo, o contrato com a Spacecom disponibiliza 625 tornozeleiras eletrônicos para o sistema prisional do Rio Grande do Norte, mas estão ativas 489 unidades.

Fonte: Portal noar
Leia Mais ››

Polícia do RN pode cruzar os braços na próxima terça


Policiais e bombeiros militares continuam acampados em frente à Governadoria. O objetivo é permanecer no local até que o Governo do RN encaminhe as demandas da categoria à Assembleia Legislativa do RN. Caso não haja ações do Executivo, os militares têm um indicativo de paralisação para a próxima terça-feira (4).

Os militares em folga se revezam para manter as instalações. No entanto, de acordo com o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares (ASSPMBMRN), Eliabe Marques, podem participar do acampamento os profissionais em serviço também. “Hoje no acampamento está o efetivo de folga, caso o Governo não tenha nenhuma atitude prática até esta próxima segunda-feira, então na terça-feira seguinte ingressarão os que estão de folga e os que estão de serviço”, afirma o presidente.

Em destaque, na pauta de reivindicações, estão quatro itens: o encaminhamento da Lei de Organização Básica (LOB) à Assembleia Legislativa do RN; a retirada dos militares estaduais da Mensagem 118/2017 (Reforma da Previdência Estadual); o encaminhamento da majoração da Diária Operacional; e a modificação dos artigos 10 e 11 da Lei de Ingresso.  De acordo com Eliabe Marques, são questões insistentemente apresentadas ao Governo do RN, que se comprometeu a cumprir, mas não tem executado os prazos prometidos.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Governo do RN confirma pagamento e monitoramento de presos é retomado

Jovem flagrado furtando casa é preso outra vez ao tirar tornozeleira em Campo Grande (Foto: Dyego Queiroz/TV Morena)

O governo do RN divulgou uma nota na qual afirma que o monitoramento de presos que usam tornozeleiras eletrônicas foi retomado às 20h desta quinta-feira (30). A nota informa que o pagamento de parte dos valores atrasados será repassado à empresa nesta sexta-feira (31).
O monitoramento de presos tinha sido suspenso pela empresa Spacecom, que alega não receber o pagamento do governo do estado desde outubro de 2016, tendo valor de débito chegado a mais de R$ 900 mil.
"Sobre o monitoramento das tornozeleiras eletrônicas disponibilizadas aos presos do semi-aberto no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado esclarece: O serviço já está funcionando normalmente desde as 20h desta quinta-feira (30) e o monitoramento sendo realizado através da secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc); O pagamento foi regularizado com a empresa Spacecom, responsável pelos equipamentos e monitoramento 24h das tornozeleiras".
O governo destaca ainda que: "o acesso online das forças de segurança do estado ao sistema foi bloqueado durante algumas horas da quinta-feira, mas a Spacecom permaneceu rastreando os equipamentos e recebendo notificações a partir da sede da empresa em Curitiba, Paraná. Ou seja, em nenhum momento os presos que utilizam os equipamentos ficaram sem monitoramento".
A Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) fizeram um acordo com a empresa e os débitos dos meses de janeiro e fevereiro de 2017 serão regularizados nesta sexta-feira (31). Com relação aos meses pendentes de 2016, os valores serão pagos nos próximos dias.
Ao todo, o contrato com a Spacecom disponibiliza 625 tornozeleiras eletrônicos para o sistema prisional do Rio Grande do Norte, mas estão ativas 489 unidades.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Preços de remédios sobem até 4,76%


O Diário Oficial da União publica nesta sexta-feira (31) resolução do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) autorizando os índices do reajuste anual de preços de medicamentos para 2017, que variam de 1,36% a 4,76%. O aumento começa a valer a partir desta sexta-feira.

De acordo com a resolução, o reajuste máximo permitido é o seguinte: nível 1: 4,76%; nível 2: 3,06; e nível 3: 1,36%. O Cmed é um órgão do governo integrado por representantes de vários ministérios.

O Sindicato da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma) informou, por meio de nota, que os índices de reajuste não repõem a inflação passada, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 12 meses, de março de 2016 a fevereiro deste ano.

“Do ponto de vista da indústria farmacêutica, mais uma vez os índices são insuficientes para repor os custos crescentes do setor nos últimos anos”, diz a nota.

Segundo o Sindusfarma, o reajuste anual de preços fixado pelo governo poderá ser aplicado em cerca de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.

Fonte: Portal Noar
Leia Mais ››

Governo do RN anuncia concurso com 142 vagas para Polícia Civil

Polícia Civil do RN tem apenas 1.534 cargos ocupados do total de 5.150 previstos em lei (Foto: G1 RN)

O governo do RN anunciou, nesta sexta-feira (31), concurso público para o preenchimento de 142 vagas para a Polícia Civil. A previsão é de que nos próximos dois meses seja lançado edital referente a realização do concurso para agentes, escrivães e delegados.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, de acordo com o governo, tem uma previsão legal para o preenchimento de 5.150 cargos, porém 1.534 cargos estão ocupados.
Apesar disso, o concurso deverá oferecer 25 vagas para delegado, 106 vagas para agente e 11 vagas para escrivão de polícia. A expectativa é de que a realização das provas seja efetivada no começo do segundo semestre e de que os novos policiais civis comecem a atuar no início de 2018.
"O processo para a realização do concurso público está na fase de contratação da empresa responsável pelo certame", informou nota divulgada pela Delegacia Geral da Polícia Civil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Baleado em atentado no RN, promotor diz que não perdoa atirador: 'Covarde'

Wendell Beetoven Ribeiro Agra, promotor de Justiça do Rio Grande do Norte  (Foto: Arquivo Pessoal)

"Se desculpa ou perdoa um menino traquino que faz uma travessura, não um criminoso violento, covarde e traiçoeiro". Foi essa a mensagem que o promotor público Wendell Beetoven Ribeiro Agra mandou ao G1 na manhã desta sexta (31), por meio de WhatsApp, em resposta ao pedido de desculpas feito através de uma carta escrita por Guilherme Wanderley Lopes da Silva, servidor público que atentou contra a vida do próprio Wendell e dos chefes do Ministério Público do Rio Grando do Norte, no caso o porcurador-geral de Justiça Rinaldo Reis e o adjunto Jovino Bezerra.
"Um sujeito que age dissimuladamente, que atira pelas costas, que não tem coragem de enfrentar outro homem cara-a-cara, não merece sequer respeito. É um ser desprezível, sem honra", acrescentou Beetoven, que durante muitos anos atuou na Promotoria de Investigação Criminal e Controle Externo da Atividade Policial, e atualmente é lotado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, onde atua como coordenador jurídico.
O G1 também tentou falar com Rinaldo Reis e Jovino Pereira Sobrinho, mas não conseguiu contato.
Bala alojada
Beetoven foi baleado nas costas, teve um pulmão perfurado, duas costelas quebradas e está com o projétil alojado no peito. Também na manhã desta sexta, ele falou sobre sua recuperação. “Sigo internado, com o dreno no pulmão e tomando sedativos. As duas costelas quebradas doem muito e, segundo os médicos, tem que esperar, pois não dá para emendar. O dano no pulmão direito é irreversível, o que dificulta a respiração. A bala continua alojada, pois os médicos consideram que é mais arriscado mexer agora”, explicou. 


Pedido de desculpas
Na carta, escrita a punho de dentro de uma das celas do CDP da Ribeira, em Natal, onde está custodiado desde que se apresentou à polícia, Guilherme Wanderley detalha como tentou realizar o triplo homicídio, diz que está "muito arrependido" e pede desculpas. A carta, com data desta quinta (30), foi publicada na manhã desta sexta (31) no jornal Tribuna do Norte.


“É um farsante e mentiroso. A carta é uma estratégia de defesa. Ele planejou o crime por anos, nos mínimos detalhes. Sabia exatamente o que fazia e esperou o momento mais propício, em que eu, Rinaldo e Jovino estivéssemos no mesmo local”, disse Wendell sobre o conteúdo da carta.


Guilherme Wanderley relatou o dia do ataque ao MPRN  (Foto: Reprodução/Tribuna do Norte)Guilherme Wanderley relatou o dia do ataque ao MPRN (Foto: Reprodução/Tribuna do Norte)

“Acordo todas as noites e manhãs rezando para não ter feito isso. Aí vejo que cometi. Foi uma cegueira bem mais forte do que eu. No final, quem foi atingido mesmo, fui eu. Pensei estar seguindo a bíblia, tinha certeza que estava, mas, na verdade, descobri que não estava. Agora terei muito, muito tempo para pensar no meu ato”, escreve o atirador em trecho da carta.
Sobre o atentado, Beetoven disse se recordar com detalhes do ocorrido. "Lembro sim. Estávamos na sala do PGJ, numa reunião, quando ele entrou dizendo que tinha um documento urgente do Corregedor-Geral, Dr. Anísio Marinho, que é chefe dele. Por isso ninguém desconfiou de nada. Lá dentro ele entregou os documentos a Rinaldo, que perguntou do que se tratava".


Wendell Beetoven Ribeiro Agra, promotor de Justiça do Rio Grande do Norte   (Foto: Arquivo Pessoal)Wendell Beetoven Ribeiro Agra, promotor de Justiça do Rio Grande do Norte (Foto: Arquivo Pessoal)

"Nesse momento ele sacou um revólver e disse ‘a vingança veio a galope’. Eu estava sentado, de frente para o PGJ e de costas para Guilherme. Por isso, talvez, tenha sido o último a perceber a arma. Quando tentei me levantar, ele disparou contra as minhas costas”, relatou.
“Rinaldo, Jovino e os outros promotores correram pela porta secundária, que dá para a sala do chefe de gabinete. Nesse momento ele atirou de novo na direção de Rinaldo, mas o tiro pegou na porta. Depois ouvi outros tiros, mas fiquei caído na sala do PGJ até a chegada do socorro”, acrescentou o promotor.

Beetoven, que durante muitos anos atuou na Promotoria de Investigação Criminal e Combate ao Controle Externo da Atividade Policial, atualmente é lotado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, onde atua como coordenador jurídico.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Elementos tomam carro de assalto no RN e após perseguição, veículo é recuperado pela Polícia Militar da Paraíba


Por volta das 21h00 desta quarta-feira (29), um comerciante foi vítima de roubo na cidade de Patu (RN),   o mesmo se encontrava em sua residência quando cerca de três elementos chegaram num veiculo Ford Fiesta, cor vermelho, ano 2003, placas MOW 0211/PB, quando um deles desceu com uma arma em punho obrigando a vítima entregar seu veículo, um Volkswagen Cross Fox, de cor cinza, ano 2009. Em seguida, os elementos fugiram nos dois veículos em direção à cidade de Catolé do Rocha (PB). 

Guarnições do GTO e da Polícia Civil de Patu/RN informaram o fato aos policiais militares do 12º Batalhão que rapidamente entraram em diligências junto com os policiais do estado Rio Grande do Norte, quando se depararam com o Cross Fox ao lado da pista, e com o Ford Fiesta parado no acostamento e com uma das portas aberta, em ato contínuo, o condutor do Cross Fox saiu de dentro do matagal entrando no Ford Fiesta, foi dado ordem de parada aos suspeito, mas eles não obedeceram.


A partir daí, se deu início a uma perseguição e próximo à cidade de Brejo dos Santos (PB), os acusados pararam o veículo onde dois deles conseguiram entrar no matagal e um deles identificado por Ramon Caetano Monteiro, 18 anos, residente na Rua Professor João Dantas, bairro São Francisco, Santa Cruz (PB), foi preso. 

O CrossFox foi conduzido pela polícia do Rio Grande do Norte até a Delegacia de Polícia e uma guarnição da Polícia Militar do Estado da Paraíba, conduziu o acusado juntamente com o veículo Fiesta a Delegacia de Catolé do Rocha.

Na delegacia, o acusado informou aos policiais que havia sido sequestrado pelos outros dois elementos que conseguiram se evadir, mas, o acusado foi reconhecido pela vítima como o autor do roubo.

Um trabalho de investigação está sendo realizado na tentativa de localizar e prender os outros acusados deste delito. 




Fonte: Portal Catolé News
Leia Mais ››

DUAS PESSOAS ATINGIDAS POR RAIO EM MOSSORÓ-RN


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192),foi acionado por volta das 13:30hs desta sexta feira 31 de março de 2017,para atender uma ocorrência onde duas pessoas foram atingidas por raio próximo a Salina São Camilo na Fazenda Cajazeiras Zona Rural da cidade.
Uma ambulância ALFA com suporte avançado teve muita dificuldade para chegar no local onde o acesso so é possível pela sede da Salina São Camilo, mas o caso foi na Salina Salinor, cerca de 07 Km da São Camilo.
O médico e os socorristas só conseguiram chegar até onde os corpos se encontravam com ajuda de um trator enchedeira.
De acordo com as informações pai e dois filhos,que moram no bairro Barrocas estavam pescando mariscos quando o fatídico aconteceu.
O pai foi atingido de leve mas os dois filhos morreram na hora.
A Polícia Militar foi acionada e se encontra no local aguardando a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia - ITEP.




Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Natal reduz em 95% casos de dengue, chikungunya e zika no 1º trimestre

Laboratório instalado pela Prefeitura na nova sede do CCZ faz a análise de materiais do Aedes aegypti coletadas na cidade (Foto: Marco Polo )

Os números de casos das arboviroses (como dengue, chikungunya e zika) transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Natal sofreram uma redução de 95% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. Foram registradas entre janeiro e março deste ano 666 pessoas infectadas. Além disso, nenhum dos 36 bairros da capital potiguar está em alerta máximo, ou seja, em situação de emergência, para o risco de alastramento das doenças. Situação que deixa Natal fora do risco epidêmico. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e foram apresentados na última reunião do gabinete de crise, fórum criado e formado por diversos órgãos da Prefeitura para monitorar, debater e aplicar as metodologias de combate ao mosquito.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o bom resultado no combate à dengue, à chikungunya e à zika deve-se ao modelo de trabalho adotado pela Prefeitura, destacando-se o sistema Vigiadengue. Desenvolvida pelos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, a metodologia mantém um monitoramento ativo com base nas vigilâncias epidemiológica e entomológica das arboviroses.

Essa abordagem tem a finalidade de realizar o monitoramento contínuo do espaço urbano, a fim de identificar as áreas de maior risco para a ocorrência de surtos e epidemias. O sistema cria categorias de risco a partir da utilização de indicadores epidemiológicos e entomológicos que já são utilizados na rotina e de outros a serem desenvolvidos, além de estabelecer categorias de intervenção ou estágio de resposta para cada nível de risco. “A cada 500 metros da cidade, colocamos uma ‘armadilha’ e a retiramos após sete dias. Depois, fazemos a contagem dos ovos do mosquito nesse período em cada região e cruzamos com os casos que já existem. Desta forma, conseguimos planejar nossas ações com mais agilidade”, explica o secretário Luiz Roberto.

O quartel general contra o Aedes aegypti é a nova sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Localizada no bairro de Nova Descoberta, a unidade oferece instalações modernas, ampliando a eficácia do trabalho desenvolvido. A nova CCZ dispõe em sua estrutura de laboratório de análise de amostras coletadas nas ruas da cidade, laboratório de informática para a tabulação dos dados e auditório para discussões como a do gabinete de crise, que se reúne quinzenalmente para avaliar as ações.

Além do VigiaDengue, a Prefeitura conta com outras ações no enfrentamento ao Aedes. O atendimento do Disk-Dengue (0800 281 4031), por exemplo, foi ampliado: passou a atender 24 horas durante os sete dias da semana. Está em avaliação ainda a proposta de multar quem não fizer a coleta domiciliar corretamente ou for flagrado fazendo o descarte de resíduos sólidos em terrenos baldios e áreas proibidas.

Os bons resultados obtidos pela metodologia desenvolvida aqui em Natal chamou a atenção de órgãos de saúde em todo o Brasil e até no exterior. O VigiaDengue já chegou a importantes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, bem como recebeu elogios do Ministério da Saúde. A metodologia também ultrapassou as fronteiras brasileiras, sendo adotada como referência pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Mesmo com os bons resultados, o secretário municipal de Saúde alerta para a continuidade das ações e destaca que não se pode relaxar no combate ao Aedes aegypti. “É um trabalho permanente e que requer atenção de todos nós. Esse não é só um trabalho da SMS. Reiteramos a importância da conscientização da população. Se cada um fizer a sua parte teremos respostas ainda mais positivas e de uma maneira mais rápida”, conclama ele, que destaca a parceria com outros órgãos da Prefeitura no trabalho contra o mosquito, citando Urbana e as secretarias de Serviços Urbanos (Semsur) e de Defesa Social (Semdes).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Servidor que atirou em chefes do MP pede desculpas; 'muito arrependido'

Guilherme Wanderley relatou o dia do ataque ao MPRN  (Foto: Reprodução/Tribuna do Norte)

Em 30 linhas o servidor público Guilherme Wanderley Lopes da Silva conta o que aconteceu no dia 24 de março deste ano, quando tentou executar o plano de matar dois procuradores e um promotor de Justiça dentro da sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte. “Na hora do crime, não tive coragem de matar nenhum dos três”, relata. Em uma nova carta, escrita a punho de dentro de uma das celas do CDP da Ribeira, em Natal, onde está custodiado desde que se apresentou à polícia, ele detalha como tentou realizar o triplo homicídio, diz que está "muito arrependido" e pede desculpas. A carta, com data desta quinta (30), foi publicada na manhã desta sexta (31) no jornal Tribuna do Norte.

O G1 procurou a defesa de Guilherme. O advogado Jonas Antunes disse que tomou conhecimento da carta pela imprensa, mas preferiu não comentar o conteúdo dela.
“Acordo todas as noites e manhãs rezando para não ter feito isso. Aí vejo que cometi. Foi uma cegueira bem mais forte do que eu. No final, quem foi atingido mesmo, fui eu. Pensei estar seguindo a bíblia, tinha certeza que estava, mas, na verdade, descobri que não estava. Agora terei muito, muito tempo para pensar no meu ato”, escreve o atirador em trecho da carta.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dupla entra em residência e mata homem na Zona Oeste de Natal

Homem de 52 anos morreu na sala de casa, em Natal (Foto: Divulgação / PM)

Dois homens armados invadiram uma residência, no final da noite desta quinta-feira (30), e mataram um senhor de 52 anos. O crime aconteceu na rua Peixe Boi, no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal.
A Polícia Militar informou que a vítima, identificada como Dimas das Chagas, estava sentada na sala de casa, quando os dois bandidos entraram e atiraram contra ele. Dimas foi atingido na cabeça e morreu em uma cadeira.
Ainda de acordo com a PM, o homicídio foi registrado por volta das 23h. Os assassinos fugiram logo após atirarem em Dimas das Chagas. A motivação do crime ainda é desconhecida e não há pistas sobre os suspeitos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Federal deflagra 3ª fase de operação que investiga desvio de recursos na UFPR

Os 20 mandados judiciais da 3ª fase são cumpridos em cinco cidades de três estados (Foto: Dviulgação/PF)

A Polícia Federal (PF) cumpre 20 mandados judiciais relacionados à 3ª fase da Operação Research, que apura uma fraude milionária no repasse de bolsas e de auxílios à pesquisa na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A operação ocorre no Paraná, no Rio Grande do Norte e no Mato Grosso do Sul.
A nova fase tem como objetivo rastrear o destino dos recursos públicos creditados nas contas dos falsos bolsistas, identificando outros possíveis beneficiários. Também será apurado o envolvimento de uma empresa fornecedora de produtos para a universidade.
Quase 50 policiais federais, auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) cumprem 19 mandados de condução coercitiva e um mandado de busca e apreensão.
Os mandados são cumpridos em Curitiba e em São José dos Pinhais, no Paraná; em Campo Grande e em Corumbá, no Mato Grosso do Sul; e em Natal, no Rio Grande do Norte.
Segundo a PF no Rio Grande do Norte, um homem e uma mulher foram levados para depor. Um terceiro mandado não foi cumprido porque a pessoa não foi localizada.
As investigações mostram que eram feitos pagamentos sistemáticos, mensalmente, a pessoas que não têm qualquer vínculo com a UFPR, seja como professores, servidores ou alunos.
Foi constado que grande parte sequer possui curso superior, tendo sido verificado, ainda, que a maioria possui profissões como cabeleireiro, motorista de caminhão, cozinheiro e outras atividades que não exigem qualificação superior.
1ª e 2ª fases
A 1ª fase da Operação Research, que apura o desvio de pelo menos R$ 7,3 milhões da universidade, foi deflagrada em 15 de fevereiro; 28 pessoas foram presas temporariamente.
Dois dias depois, 26 delas foram soltas. De acordo com o juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, tudo o que se pretendia esclarecer em relação a elas havia sido feito e, portanto, não havia justificativa para que elas seguissem presas.
Porém, a secretária da pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, Tânia Márcia Catapan, e a chefe do setor de Orçamento e Finanças do mesmo setor, Conceição Abadia de Abreu Mendonça, apontadas como as principais responsáveis pelo desvio milionário, continuam presas.
A princípio, o mandado de prisão era temporário. No entanto, o juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, decretou a prisão preventiva de ambas, que é por tempo indeterminado.
De acordo com as investigações, os beneficiários do esquema de desvio dos recursos públicos faziam parte do "círculo de amizades" de Tânia e de Conceição. O advogado da maioria dos suspeitos, Marlon Bizoni Furtado, chegou a dizer que os clientes eram "laranjas".
Já a segunda fase da operação foi deflagrada no dia 3 de março, com mais cinco presos. À época da segunda fase, o esquema foi detalhado como "uma espécie de empresa criminosa familiar" por Josegrei da Silva.
"Tratava-se, pelo que se pode até agora constatar, de uma espécie de empresa criminosa familiar, em que as violações à lei penal eram praticadas pelos integrantes das mesmas famílias e o costume da apropriação do dinheiro do contribuinte transmitido de geração em geração, em uma espécie de perpetuação dos valores antiéticos aprendidos nas relações de parentesco próximo", disse Josegrei em despacho.
"Assim, montaram uma espécie de loteria privada mensal com dinheiro público, cujos participantes integravam sempre o mesmo círculo de amigos e parentes que agiam dolosa e inescrupulosamente para serem os 'sorteados'", acrescentou no mesmo texto.

Fonte: G1
Leia Mais ››

59° Homicídio em Mossoró 2017: Homem é morto a tiros dentro de residência no bairro Barrocas


O ex-presidiário Francisco Marcelo da Silva Conhecido como "Meu Téa", 28 anos, foi morto a tiros dentro de uma casa no bairro Barrocas zona norte de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. 

O crime aconteceu por volta das 20h30min desta quinta feira 30 de março de 2017, na Rua Nilo Peçanha e segundo testemunhas a vítima estava na Rua Marechal Deodoro no mesmo bairro, quando foi abordada por dois homens em uma moto que chegaram e já foram atirando em sua direção. 

Marcelo ainda correu até a Rua Nilo peçanha e entrou em uma casa, tentado se livrar dos inimigos e escapar da morte, mas foi perseguido, alcançado e morto no interior do imóvel. Não há pistas dos assassinos, nem da motivação do crime. 

A vítima segundo a Polícia, estava cumprindo pena por furto, na Penitenciária Mário Negócio e havia deixado a prisão por força de alvará de soltura expedido pela justiça, nesta quinta feira. 

Após o isolamento do local de crime feito pela Polícia Militar, o corpo do ex-presidiário foi removido para a sede da Unidade Regional do ITEP onde será necropisiado e depois liberado para sepultamento. 

Este foi o segundo homicídio registrado em Mossoró nesta noite de quinta feira e o quinto nas últimas 48 horas. A cidade passa a contabilizar 59 assassinatos em 2017. A Investigação ficará a cargo da Divisão de Homicídios (DHPP).






Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

58º Homicídio em Mossoró 2017: Ex Presidiário é morto a tiros no bairro Macarrão


Mossoró registra nesta noite de quinta feira 30 de março de 2017 mais um crime de homicidio por arma de fogo. O caso foi registrado na Rua Dolores do Carmo Rebouças no bairro Macarrão. A vítima Erasmo José da Silva Neto foi alvejado na calçada de um bar, correu para escapar da morte mas tombou sem vida a cerca de 20 metros do local onde foi baleado. A PM isolado o local de crime. Até o momento não há informação de motivação nem de suspeito.








Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Banda de forró tem carro tomado de assalto em estrada do RN


Levaram de assalto um veículo Doblo com placas MZL-6169 (Mossoró) da banda "Forró de Pegador" na estrada de acesso à cidade de Caraúbas. Os ladrões saíram com destino a Upanema. Quem tiver informações pode contactar o interessado pelo 84 99639-4237 e avisar a polícia, imediatamente.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio é registrada durante a noite de quarta-feira em Apodi


Por volta das 20:30 da noite desta Quarta feira dia 29/03, a Policia Militar foi acionada para uma ocorrência de disparos de arma de fogo com vítima na Rua Tiradentes, nas proximidades do Centro de Saúde.

Ao chegar no local foi constatado a veracidade da ocorrência; A vítima identificado apenas como Adriano do finado Zé de Corina, havia sofrido alguns disparos de arma de fogo, disparos esses que atingiram a vítima na região da cintura para baixo.

Adriano foi socorrido ao hospital de Apodi e em seguida transferido para o hospital Tarcísio Maia em Mossoró. A policia pede a quem tiver alguma informação que possa leva-los aos autores desse crime, denuncie ligando para os telefones 190 - 3333-2737. Não precisa se identificar.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Homem foi assassinado a tiros em Tangará


A Polícia Militar registrou no início da noite de quarta-feira (29) um crime de homicídio, com indícios de execução, na rua dos Pardais no bairro Nossa Senhora de Fátima em Tangará/RN.
Segundo informações um homem identificado como JOSÉ EUDES DA SILVA, 36 ANOS, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo por um elemento não identificado.
O ITEP foi acionado para remover o corpo e as investigações para tentar prender o assassino ficarão a cargo da Polícia Civil de Tangará.

Fonte: O Paralelo
Leia Mais ››

Tentativa de assalto aos Correios de Jandaíra termina com tiros e a prisão de três suspeitos


Por volta das 15:30hs desta quarta-feira (29), dois homens armados tentaram assaltar o correio da cidade de Jandaíra, a tentativa foi frustrada e terminou com tiros que destruíram a porta giratória e uma moto tomada de assalto para ser usada na fuga.

A policia agiu rápido e conseguiu prender 3 suspeitos de envolvimento no assalto, com os suspeitos foram apreendido um Siena e uma Bros 160, a policia não conseguiu localizar nenhuma arma com os suspeitos que foram transferidos para a policia federal em Natal.
Dois são maiores de idade e são de Natal, já o de menor de idade é morador da cidade, eles foram presos por suspeita de serem os responsáveis em dá fuga a dupla que tentou assaltar o correio, já a dupla que tentou efetuar o assalto fugiu em moto e já no município de Parazinho tomaram outra moto de assalto para continuar a fuga.

Fonte: Eurípedes Dias
Leia Mais ››

Governo lança ação para recuperar pecuária leiteira do estado

Cadeia leiteira é responsável por importante segmento da economia potiguar

O Governador Robinson Faria cumpre agenda no município de Currais Novos nesta quinta-feira (30), na oportunidade ele fará o anúncio da Chamada Pública destinada a associações e cooperativas de pequenos produtores para apresentarem projetos de apoio à cadeia produtiva do leite e derivados da agricultura familiar.

A iniciativa vem somar com o Programa do Leite desenvolvido pelo Governo do Estado do RN que apoia a produção leiteira dos pequenos criadores. O Governo tem como objetivo a estruturação desta cadeia produtiva através da melhoria da produção primária, do beneficiamento e da comercialização dos produtos. Os recursos disponibilizados para este a ação é na ordem de R$ 23 milhões para beneficiar uma média de vinte organizações produtivas.

O foco preferencial da ação será a adequação de queijeiras, concentradas na região do Seridó, com ações visando atender a legislação sanitária vigente e habilitar a comercialização dos produtos nas redes de varejo.

De acordo com o edital da Chamada Publica, cada projeto pode chegar a R$ 450 mil sendo 20% de contrapartida da organização. A fonte de recursos é do Governo do Estado por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.

“O Governador Robinson Faria escolheu a região do Seridó para fazer o lançamento deste edital. A escolha se deu pelo fato da região se concentrar a maioria das queijeiras do RN”, disse Vagner Araújo, Sec. de Gestão de Metas e Projetos do Governo.

Segundo Vagner, esse edital é uma ação integrada do Governo em conjunto com a SETHAS e SAPE que possibilita que os agricultores familiares desenvolvam projetos de adequação e obtenham a certificação sanitária de seus produtos, melhorando ainda mais a sua qualidade.

“O queijo de coalho e de manteiga tem sabores únicos e são característicos do nosso Estado. Temos que estimular as pequenas indústrias, pois elas são uma das principais fontes de emprego e renda para o pequeno agricultor”, afirma Guilherme Saldanha, Sec. da SAPE.

Os interessados podem visualizar o edital através do site: www.rnsustentavel.rn.gov.br . O prazo de manifestação de interesse do Edital de Leite e Derivados inicia-se em 30 de março e segue até o dia 30.05.2017.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››